O fecho do mercado aproxima-se e existem várias situações por resolver em Alvalade. Enquanto, na imprensa, vão chovendo nomes de avançados, a minha maior preocupação vira-se para o número excessivo de jogadores que estão neste momento às ordens de José Peseiro, sendo que muitos deles sabem que não entram nas contas do técnico.

Vejamos, então os 30 jogadores que compõem o plantel actual:
BALIZA
1 Emiliano Viviano
18 Salin
40 Renan Ribeiro
81 Luís Maximiano

DEFESA
2 Marcelo
4 Sebastián Coates
5 Jefferson
6 André Pinto
13 Stefan Ristovski
20 Lumor Agbenyenu
22 Jérémy Mathieu
76 Bruno Gaspar

MEIO CAMPO
– Stefano Sturaro (chega em Outubro)
7 Matheus Pereira
8 Bruno Fernandes
9 Marcos Acuña
11 Bruno César
16 Rodrigo Battaglia
17 Nani
21 Raphinha
25 Radoslav Petrović
27 Josip Mišic
37 Wendel
44 Ryan Gauld
86 Nemanja Gudelj
94 Mattheus Oliveira

ATAQUE
10 Fredy Montero
18 Carlos Mané
23 Diaby
28 Bas Dost
30 Luc Castaignos
77 Jovane Cabral

peseiro-tactics

Ora, as perguntas começam logo na baliza. Ainda não se percebeu se há tentativa de despachar Viviano, mas a julgar pelas palavras do seu agente, o italiano está tudo menos interessado em deixar Alvalade. Assim sendo, parece-me de todo inadmissível que fechemos este mercado com as quatro opções actuais. A contratação de Renan continua a ser um mistério, principalmente quando Peseiro assumiu claramente a aposta em Salin assim que Viviano se lesionou. E, depois da exibição na Luz, será meio estranho emprestar ou vender o francês. No final das contas, a fava pode muito bem calhar a Max, puto que muitos de nós queriam ver ser “atirado às feras” e que poderá acabar a rodar por empréstimo para não estagnar.

A defesa parece fechada, embora ainda possa aparecer um Coentrão de última hora. Nesse caso, haverá tempo para emprestar/vender Jefferson ou Lumor?

No centro do terreno, o maior lote de dispensáveis. Em minha opinião, Petrovic, Misic, Bruno César e Mattheus Oliveira deveriam receber guia de marcha. E falta Ryan Gauld que, supostamente, faz parte do plantel sub23 mas nem aí calça. E ainda teve que ouvir o Steven Gerrard dizer que não equaciona levá-lo para o Rangers…

No ataque, resolvida a situação de Doumbia, sobra Castaignos. Terá Peseiro vontade de fazer dele um novo Pinilla? Ou vai ser novamente emprestado?