Há algum tempo atrás houve um congresso organizado pelo Sporting no qual um indivíduo chamado Silva e Costa se referiu a Mário Moniz Pereira como tendo a “mania dos títulos”. Dizia ele que no tempo do Professor se mandavam vir 2 jogadores de bilhar argentinos que custavam 3000 contos e que como eram os melhores do mundo vinham cá, ganhavam o título e a taça ia para o museu. Não vou gastar linhas deste texto a desmontar esta argumentação nem a classificar o tipo de sportinguismo que está por trás de uma afirmação destas. Vou antes falar sobre o que significado que a modalidades do Sporting passaram a ter para mim nos últimos anos.

Estudei numa escola onde o Andebol era a modalidade rainha. Como odiava a escola e quem lá andava, comecei a odiar o Andebol por extensão. Apesar do ódio aprendi o suficiente para saber acompanhar um jogo. Por isso quando em 2016 contratámos o Zupo Equisoain e uma carrada de jogadores de craveira internacional, passei a seguir a modalidade com a expectativa de aí obtermos um título nacional (coisa que faltava tanto ao clube como à secção). Acompanhei os altos e baixos da época que culminaram com a conquista do título e da Taça Challenge.

Na época seguinte, vieram reforços para o hóquei, para o futsal e começámos com o vólei. Passei acompanhar também estas modalidades. O twitter do Sporting passou a ser meu companheiro de fim de semana quando não estava a em casa. Os meus fins de semana começaram a passar-se ao ritmo dos golos do Cavinato, do Vitor Hugo, das recepções do Simões e dos pentes do Ruesga. No fim da Primavera, início de Verão vieram, para minha grande felicidade, os títulos. Festejei o bicampeonato de andebol e o campeonato de vólei em casa sozinho, segui o jogo do título de hóquei na Feira do Livro agarrado ao telefone e vivi o título de futsal com amigos.

A modalidades foram o meu grande consolo depois do cataclismo por que passámos. Depois do que aconteceu a partir de 15 de Maio perdi grande parte da motivação que tinha para acompanhar futebol. Mal acompanhei os jogos da selecção nacional no Mundial e pela primeira vez assisti à eliminação da Selecção Nacional sem que isso me causasse qualquer tipo de sentimento. Ver patrício, gelson, bruno fernandes e william causou-me nojo e aversão. Esta sensação de nojo manteve-se ao longo das semanas e continua presente neste momento.

Estava a ver o jogo contra o Feirense na TV e a certa altura apareceram bruno fernandes e battaglia no mesmo plano e senti revolta. Quando vi o José Peseiro com aquele ar à rasca fiquei a pensar como é possível ele estar ali de leão ao peito. Quando filmaram a curva sul fiquei a pensar quantos daqueles gajos apoiaram ou foram coniventes com o ataque à Academia. Quando finalmente filmaram a tribuna e vejo marta soares, sousa cintra e o outro monte de merda (nem me vou dar ao trabalho de ir procurar o nome dele no google) fiquei com vontade de mudar de canal. Sinto que da minha parte se quebrou a ligação ao futebol do Sporting. Continuo a querer ser campeão nacional, mas estas pessoas não me dizem nada, eu não votei nelas, não apoiei a sua escolha e sinceramente preferia que fossem para a puta que os pariu.

Portanto e para fazer a ponte com as eleições, votarei no candidato que considere 1) ser mais capaz de voltar a colocar no Sporting pessoas, jogadores e funcionários dignos da história do clube, 2) apoie as modalidades do Sporting, queira continuar a investir e que não venha com conversas de “comprar títulos” ou de “modalidades autossustentáveis”. Gosto das candidatura do Benedito, do Dias Ferreira e tenho vindo a gostar do Varandas. Em Dias Ferreira não voto porque não vai ganhar e é um voto desperdiçado. Portanto, estou entre Benedito e Varandas, mas sinceramente ainda não sei escolher.

Espero que as eleições sejam concorridas, que haja um vencedor claro e que não existam afinações. Espero também não ir dormir a achar que o presidente é uma pessoa e acordar no dia seguinte e descobrir que o presidente afinal é outro. Depois de terminado este processo, quero ir a uma AG fazer duas coisas. Primeiro votar a expulsão dos gajos que atacaram a Academia. E em segundo votar a expulsão do Jaime Marta Soares e da restante MAG pelo deplorável papel que tiveram em todo este processo.

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Shark
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]