Um dos momentos mais relevantes desta semana foi a visita de Frederico Varandas, acompanhado por Bruno Fernandes e Miguel Luís, ao pólo EUL, no do Estádio Universitário, considerado como a base da pirâmide da formação do Sporting.

Este ‘viveiro de talentos’ tem representado, nos últimos anos, cerca de 80 por cento do recrutamento na Academia e ali evoluem, diariamente, dezenas de miúdos desde a pré-competição (Pré-Escolas 7 e 8 anos) até os Infantis.

Ora, a visita do presidente do clube e de dois jogadores da equipa principal foi, obviamente, motivo para enorme agitação, não só pela possibilidade de interagir com os “crescidos” utilizando um microfone da SportingTV, mas, também, pela entrega de bilhetes para o jogo contra o Qarabag, cerca de 400, numa prática que Frederico Varandas anunciou ser para repetir frequentemente. «Estar aqui é um orgulho. Não é o facto de ter cumprido uma promessa, é perceber que estes miúdos são o futuro do Sporting. Treinar aqui e ter a vista para o estádio… Jogarem lá tem de ser a ambição deles!», afirmou o presidente leonino nas breves declarações que prestou.

Partindo do princípio que estas visitas vieram para ficar, não forçosamente com a presença de Varandas, aproveito para deixar algumas ideias (façam o mesmo, se acharem por bem) que podem melhorar aquela que já é uma boa ideia.

Desde logo, estender este tipo de acções às equipas femininas. Também aqui treinam pequenas Leoas que, por certo, gostarão de ser visitadas pelas jogadoras que lhes servem de inspiração. Ou, porque não, estas visitas terem a presença de um jogador e de uma jogadora, pois permite reforçar essa vertente plural do clube.

Depois, não faz sentido algum que os jogadores do Sporting, ídolos dos mais pequenos, se apresentem com tshirts da Nike e da Adidas, mesmo que sejam as marcas que os patrocinam (levem ténis). Dando de barato que os atletas se apresentem sem equipamento oficial, então que vistam uma das peças que estão à venda na Loja Verde, onde tem sido forte aposta as tshirts casual e algumas peças vintage. Estas visitas acabam, sempre, por ter cobertura da comunicação social, e nada melhor do que mostrar o que temos para vender através dos nossos atletas.

Depois, além de bilhetes para ir ver o Sporting a Alvalade, criem-se uns vouchers de “experiência de Leão”, convidando estes miúdos e as respectivas famílias a, além de irem à bola, visitarem o Museu e assistirem a um jogo no João Rocha. E que esse voucher valha um desconto exclusivo na Loja Verde onde, entre muitos outros artigos, estará a roupa que os atletas tinham vestido quando os foram visitar.

Por último, não me parece fazer sentido que uma acção destas decorra sem a presença do Jubas. Não digo que apareça de início, mas ser “a cereja no topo do bolo” parece-me extremamente interessante. E se quisermos ir um pouquinho mais adiante, o nosso amigo Jubas deveria ter a companhia de um fotógrafo de Polaroid em punho, pronto a fazer fotos muito especiais, entregues na hora e assinadas pelos craques.

p.s. – hoje há sub-23, na Cova da Piedade, e juniores, em Tondela, ambos a partir das 11h; os iniciados jogam às 16h, na Academia, com a Acad Santarém, e os infantis jogam às 18h no IV Torneo Internacional Ciudad Talavera, onde estão, também, Real Madrid, Betis, Benfica, Badajoz, Montijo, Guadiana e Talavera la Real. No domingo, voltam a jogar os infantis pela manhã (logo se vê se para a final se para os lugares de “compensação”) e há juvenis na Academia, frente ao Sintrense, às 11h.

visita2
visita3
visita4
visita5