Semana agridoce no que diz respeito aos escalões jovens, com surpreendentes resultados e com a certeza de que existe muito por crescer e melhorar na luta pelos títulos que temos em disputa.

Os Juniores sofreram a sua primeira derrota a contar para a Zona Sul, frente a um manifestamente inferior Tondela. Perder faz parte do jogo e não é um sentimento desconhecido a qualquer atleta, seja qual for a idade. No entanto (e nesta fase nota-se tanto) é sempre preocupante que uma equipa tão superior, em todas as vertentes, não se consiga impor frente a um dos mais fracos emblemas em prova. Posso vir a arrepender-me de tais palavras e o Tondela poderá converter-se na equipa sensação desta edição, mas para já fica a certeza de que a derrota é inesperada e atrasa o Sporting na luta pelo primeiro posto.

Já os Juvenis receberam e venceram o Sintrense num jogo muito mais difícil do que aquilo que o resultado espelha. Os sub-17 estiveram a perder por duas vezes (e que belos golos do adversário), mas deram a volta ao resultado na segunda parte. O recém entrado Tiago Tomás assinou um hat-trick, um deles é um grande golo, e ainda teve tempo para uma assistência para Joelson Fernandes. Bruno Tavares fechou a contagem e acrescentou dois golos à sua conta pessoal, num jogo complico, com alguma desconcentração defensiva, mas em que o talento individual acabou por fazer uma grande diferença.

Os Iniciados venceram o AA Santarém, com um golo de Samuel Justo, num jogo morno e com destaque para o guarda-redes adversário. Os mais pequenos somam assim mais uma vitória na ressaca da derrota frente ao Benfica, tendo entretanto vencido sempre, marcando 16 golos e sofrendo apenas um.

Para os sub-23, semana de altos e baixos. Depois da inesperada derrota por 4-0 frente ao Vitória de Guimarães (num jogo em que tudo o que poderia correr mal correu) era tempo de reagir frente ao Cova da Piedade. Os jovens leões falharam golo atrás de golo, o guarda-redes adversário esteve em grande e não foi possível mais que um ponto num jogo à partida acessível.

A recuperação só foi possível frente ao Portimonense, com uma vitória por 4-1 que ainda assim revelou mais uma vez o desperdício da equipa na cara do golo. A grande novidade foi o regresso de Diogo Brás à titularidade no Sporting, ele que tem andando afastado das opções e que arrancou a partida com uma bela assistência para Mitrovski aos 12 minutos. Dai até aos 73’ foi assistir a um festival de golos falhados, num jogo em que poderíamos estar a vencer por 5-0 ao intervalo. Marco Túlio haveria de colocar alguma justiça no marcador com dois tentos (assistência de Paulinho e um remate colocado) mas pelo meio Miguel Luís também molhou a sopa, também graças a uma assistência de Paulinho.

Este fim-de-semana teremos nova ronda nos principais escalões de formação, com a certeza de que é tempo de trabalhar mais e melhor em todas as equipas, para que no fim possamos trazer mais títulos e integrar mais jogadores na equipa principal.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)