João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, esteve na audição da Comissão de Cultura, Comunicação, Desporto e Juventude, a responder a perguntas dos deputados dos grupos parlamentares e reconheceu que enviou a SMS à ex-vogal do Instituto Português do Desporto e Juventude, Lídia Praça, com o contacto do advogado do Benfica. No entanto, o governante rejeitou qualquer pressão a favor do clube da Luz.

Rebelo explicou que enviou apenas “um SMS com um número de telefone” na sequência de “uma conversa telefónica”. E detalhou o conteúdo da mesma. O secretário de Estado afirmou, no referido telefonema, segundo o próprio: “Recebi aqui o representante desta entidade, que me pôs a questão e acho que sendo da competência do IPDJ, parece-me que tenho de encaminhar para si”. De acordo com o governante, a resposta de Lídia Praça foi: “Temos todo o interesse em resolver. Vou marcar uma reunião. O sr. secretário de Estado tem o contacto?”.

Além de assumir o envio da mensagem, João Paulo Rebelo reconheceu que “houve orgulhosamente intervenção direta”. “Hoje quem prevarica pode ser sancionado”, afirmou, vincando, ainda, a ausência de pressão a favor das águias: “Não sei, de resto, onde é que vão buscar teses de favorecimento”.

Recorde-se que Augusto Baganha, ex-presidente do IPDJ, foi ouvido na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, na Assembleia da República, na sequência de um requerimento apresentado pelo PSD sobre as motivações da cessação do seu mandato. Na sua intervenção inicial, Baganha sublinhou que se se verificaram “em momentos inesperados das decisões jurídicas do IPDJ, pressões ilegítimas e em privado, por parte de Membros do Governo”.

“Tive conversas sim, mas muitas delas em privado e sem a participação de terceiros; pelo que, não as posso revelar, mas reafirmo que, não que não tivessem relevância para este assunto que hoje nos traz aqui, mas porque ocorreram em privado podia ser desmentido. Mas uma, por exemplo, posso revelar é que o Sr. Secretário de Estado enviou, por SMS, o número do telemóvel do Advogado do Sport Lisboa e Benfica, para a minha colega do Conselho Diretivo, Dr.ª Lídia Praça, a fim de que fosse resolvido o processo da interdição do Estádio da Luz, em julho de 2017. Isto, porque nunca aconteceu com qualquer outro processo, foi entendido por mim como pressão. Esta situação pode ser comprovada por análise aos registos telefónicos”, afirmou o antigo responsável pelo IPDJ.