Mais uma semana aquém das expectativas para os nossos Juniores, que receberam o Alverca e empataram num jogo sem golos. Uma partida pobre da nossa equipa, que nunca se mostrou ligada, nunca teve fio de jogo e que ainda teve alguns sustos, com o nosso guarda-redes Gonçalo Pinto a salvar o resultado com uma bela partida.

Faltam claramente rotinas de jogo, falta que os principais artistas apareçam mais e falta (essencialmente) uma ideia de jogo mais positiva. A escolha do treinador foi polémica, numa altura conturbada do clube, mas mais importante que os resultados é exigida uma valorização dos nossos miúdos para que possam crescer e estarem mais preparados para o futebol profissional, conhecendo as suas virtudes e limitações. Neste momento, infelizmente, nada disso está a acontecer.

Já os Juvenis mantiveram o seu pleno de vitórias nesta fase da competição, vencendo o Loures por 6-1. Joelson foi o homem do jogo, com dois golos no espaço de dois minutos e com participação constante na manobra ofensiva da equipa. Um dia de inspiração para uma das maiores promessas da nossa Academia, que já conta com 9 golos marcados desde o princípio da temporada. Tiago Tomás, Daniel Rodrigues e André Gonçalves marcaram os restantes tentos da equipa leonina.
Os Juvenis de João Couto têm 36 golos marcados em apenas 6 jogos, estão isolados no primeiro posto da sua Série e recebem o União de Leiria (2º classificado) no dia 21 de Outubro.

Para terminar nos escalões de formação principais, os Iniciados venceram o Real SC por 3-1 com golos de Martim Marques, Lucas Anjos e Isnaba Mané. Os pequenos continuam a 3 pontos do líder Benfica e jogarão no dia 6 de Outubro, em casa, frente ao Estoril Praia.

Os sub23 foram até Vila do Conde perder por 5-2 frente ao Rio Ave, numa partida que foi um desastre defensivo e que culminou com os dois defesas centrais titulares a acabarem expulsos. Num jogo de extrema importância, que nos poderia colocar a um ponto do líder Benfica, os rapazes falharam e caíram assim para o sexto posto, a quatro pontos do primeiro lugar.
De destacar, como sempre e com cada vez mais expectativas, o enorme Daniel Bragança. Um miúdo que enche o campo com a sua qualidade, que muda para melhor toda a manobra da equipa e que merece cada vez mais uma presença no plantel de José Peseiro. Podemos perder todos os pontos do mundo nos sub23, integrar este rapaz no futebol profissional seria a verdadeira vitória daquela equipa.

DoJmPtEX0AEykgb

Para terminar, alguns destaques pontuais. Elves Baldé e Diogo Sousa (este último convocado no lugar do lesionado Max para a última partida) continuam ao serviço de Peseiro nos treinos da equipa principal. Mais importante do que a presença do nosso guarda-redes, que terá poucas chances dada a quantidade de opções existente, seria extremamente positivo que Elves pudesse dar o seu contributo com a sua velocidade, verticalidade e imprevisibilidade, a par do que já oferecem (e são os únicos a fazê-lo) Raphinha e Jovane Cabral. Veremos se merece um bilhete para a Ucrânia.

Não podia terminar a crónica sem referir Carlos Mané, ele que já não anda nestas contas de rapaziada há muito tempo. 15 meses de paragem, muito sofrimento e incerteza à mistura e um regresso a casa saudado por todos nós. Mais importante que discutir renovações é que Mané volte a ter prazer em jogar futebol, que volte a marcar e a sentir-se útil. No fundo, voltar a fazer o que mais gosta no clube de que mais gosta. Cá estaremos para o apoiar e vê-lo dar-nos mais alegrias!

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)