O ritmo para a nossa equipa de Andebol não abranda e com os jogos das competições europeias ao fim-de-semana é necessário fazer jornadas durante a semana, aumentando a carga competitiva. Felizmente o Sporting tem um plantel que permite dar resposta a esta exigência.

No dia 26 de Setembro, quarta-feira, clássico frente ao FC Porto no Dragão Caixa, em jogo a contar para a 5ª jornada do Campeonato Nacional. Após uma entrada menos boa, que que esteve a perder por 4-0 e 5-1, a equipa leonina reagiu e ao intervalo já vencia o FC Porto por 13-14. Com os guarda-redes em evidência e ambas as equipas a cometerem algumas falhas técnicas, chegou-se ao intervalo.

O descanso fez bem aos pupilos do Prof. Hugo Canela, que nunca mais largaram a frente do marcador, chegando inclusive a ter vantagem de 5 golos, fruto de uma melhoria significativa do ataque. O resultado final ficou em 28-31 favorável ao Sporting Clube de Portugal, que vence um rival direto e mantém a liderança do campeonato juntamente com o SL Benfica. Curiosamente, o derby disputa-se já amanhã, dia 3 de Outubro, às 20h00 no Pavilhão João Rocha, onde será importante existir um forte apoio dos adeptos verde e brancos para começar a cavar diferenças para aquele que, teoricamente, será o nosso principal opositor.

chiuffa

Três dias depois, o Sporting Clube de Portugal recebeu a equipa Dinamarquesa do Bjerringbro-Silkeborg, jogo a contar para a 3ª jornada da fase grupos da Liga dos Campeões.

O Sporting apresentava-se motivado, após uma vitória épica na Rússia e mais uma vitória, a meio da semana, para o campeonato e logo na casa do rival FC Porto. A equipa dinamarquesa, país com grande tradição no andebol, seria sempre, em teoria, um adversário muito complicado de ultrapassar. Foi o que se veio a confirmar, num jogo onde o Bjerringbro-Silkeborg liderou o marcador praticamente o jogo todo.

O Sporting nunca conseguiu parar, com eficácia, o ataque dinamarquês, fosse através da falta de agressividade defensiva, fosse pelo dia menos bom dos guarda-redes (que têm feito um excelente arranque de época). Apesar de ter estado em desvantagem por 7 golos, o Sporting conseguiu reduzir a desvantagem na parte final do jogo, acabando por fixar o marcador em 32-35 favorável aos dinamarqueses.
Com a primeira derrota da fase de grupos, o Sporting ocupa o 3º lugar, estando tudo em aberto para o apuramento da próxima fase. Na próxima jornada, vamos à Turquia defrontar o Besiktas e uma vitória dará alento extra rumo ao apuramento.

Nota para o facto do ambiente no Pavilhão João Rocha ter valido a distinção de “adeptos da semana” por parte do canal oficial da Champions!

Por cá e de olhos no futuro, os juniores deslocaram-se até Leiria para vencer de forma confortável o AC Sismaria (22-45), enquanto os Juvenis conseguiram a sua primeira vitória, em casa, frente ao ADC Benavente (32-18).
Os juniores mantêm o 1º lugar, juntamente com ABC Benavente, CD São Bernardo e SL Benfica. Os juvenis começaram a recuperação, após o desaire na 1ª jornada, e estão no 4º lugar juntamente com outras 4 equipas.

*às terças, o Talant Dujshebaev explica-nos o porquê da expressão “futebol… pé! andebol… mão!”