É um estádio bonito, novo, arejado
Vorskla Poltava vs Sporting Clube de Portugal
17h55
Stadion Vorskla im. Oleksiya Butov’skogo

Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Enquanto, por cá, o pessoal acompanha o futsal, na SportingTV, e pensa que vai à praia no fim-de-semana, na Ucrânia o termómetro assinala cerca de 7 graus, coisa para alguns dos nossos craques usarem uns collants e umas luvas cheios de estilo. O apoio será reduzido, na visita a um estádio onde os adeptos locais vão à bola com t-shirts com a cara de Adolf Hitler… (só mais um motivo para encavá-los)

A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
Quarto classificado no campeonato ucraniano, a 9 pontos de distância do líder Shakhtar Donetsk, o Poltava apresenta um curioso registo de 11 golos marcados e 11 golos sofridos em 10 jogos. Na Liga Europa, os ucranianos surgiam no pote 4 e têm como grande objectivo desta edição conseguir a primeira vitória nesta competição, se possível defrontando uma equipa como o Sporting.
No arranque do grupo, o Vorskla perdeu por 4-2 em casa do Arsenal, depois de ter estado a perder por 4-0 e ter chegado a ter uns 30% de posse de bola contra 70% dos ingleses. Mas ficou a nota de, assim que o Arsenal tirou o pé do acelerador, os ucranianos terem marcado dois golos em 15 minutos, sendo extremamente frios na hora de rematar. Além disso, assim que tiveram espaço e tempo para as transições ofensivas, trataram de meter pelo menos cinco homens na área adversária, mudando radicalmente o 4-5-1 em que costumam actuar.

Este homem é um Mister!
Vasyl Sachko é o atual treinador do Vorskla Poltava, a cumprir a quinta época no clube como técnico principal, depois de ter terminado a carreira de jogador ao serviço dos Zeleno-Bili (verdes e brancos, como são conhecidos estes ucranianos).

Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
Não é à toa que Kulach usa a camisola 10; ele é mesmo o craque da equipa e tem um forte remate de meia distância. Depois, há o ponta de lança Kolomoets, um armário sempre pronto a receber o futebol directo e um médio, Sharpar, bastante esclarecido quando tem tempo para organizar.

A vantagem de ter duas pernas!
São enormes os buracos entre os laterais Artur (se vocês se queixam do Jefferson, esperem para ver esta pérola) e Perduta e os centrais Chesnakov (outro troll) e Dallku, nomeadamente quando os adversários têm a capacidade para “bascular” e obrigam aquele autocarro de dois andares a partir-se quando tenta mover-se (preparem-se para ver uma equipa com os extremos a fazer de laterais e os laterais a afunilarem junto aos centrais). Ah, têm saudades das saídas do Ricardo? Então apresento-vos o redes Shust. Só lhe falta gritar “minhaaaaaaaaaaaaaa!”

E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Caro Peseiro, este é um jogo perfeito para o Bruno Fernandes fazer o quiser e bem lhe apetecer nas entrelinhas ou aproveitando o arrastar dos laterais por parte dos nossos extremos. Também é um óptimo jogo para pressionarmos alto e vermos os ucranianos sem saber o que fazer à bola. Depois, é termos atenção aos cantos, que os gajos são grandes, e querermos ganhar o jogo mais do que eles. Meu, obviamente que a bola é redonda e coiso e tal, mas estar com mimimis de que são bem melhores do que se pinta só pode ser conversa para fora. Lá dentro, no balneário, diz à rapaziada que voltam no porão se não sacarem os três pontos! SPOOOOOOOOOOORTING!!!

Vamos jogar no totobola
Vorskla Poltava vs Sporting Clube de Portugal — 2