O Sporting Clube de Portugal tem mais de um século de história e, apesar de ser um clube emblemático a nível nacional e internacional há ainda muitos de nós que não têm a ideia real da dimensão dos feitos leoninos. Em Alvalade cresceram estrelas das mais variadas modalidades e foram batidos muitos recordes. Alguns deles foram encobertos com o passar dos anos ou até foram passando ao lado da contabilidade. Será que todos conhecemos os feitos leoninos que tantos prémios angariaram? Prémios que também nós podemos conseguir em placard apostar online.

Desde a sua fundação – no primeiro dia do mês de Julho do ano de 1906 – que os seus atletas e os seus adeptos têm colecionado um historial digno dos maiores do mundo. São actualmente mais de 170 000 o numero de sócios, alguns com décadas de dedicação e guardando na memória feitos de outros tempos! Medalhas olímpicas, taças europeias em diferentes modalidades assim como títulos internacionais, nacionais e regionais, integram o vasto pecúlio do clube leonino que honra sportinguistas e todos aqueles que gostam verdadeiramente do desporto e do espirito que está na génese da prática desportiva.

As medalhas olímpicas são já nove (1 de bronze, 6 de prata e 2 de ouro). Os títulos de campeão nacional de Portugal que venceu integram também o espólio do clube, reunindo 22 conquistas. 16 são o número de Taças de Portugal e ainda venceu a antiga competição de Campeonato de Lisboa por 19 vezes. As 8 Supertaças Cândido de Oliveira, a Taça da Liga e os títulos internacionais como a Taça dos Vencedores das Taças em 63/64 e a Taça Ibérica em 2000, acrescentam palmarés aos já quase 70 títulos nacionais conquistados até ao ano de 2017.

O Sporting Clube de Portugal encontra-se em trigésimo sétimo lugar (37º) do ranking de equipas de futebol da UEFA (Federação Europeia de Associações de Futebol) e o septuagésimo oitavo lugar (78º) do ranking da FIFA (Federação Internacional de Associações de Futebol). Mas há mais!
– 3 Milhões e meio de adeptos em todo o mundo.
– Está nos cinco primeiros lugares de clubes com mais adeptos em todo o mundo.
– Existem sócios do Sporting Clube de Portugal em 82 países de todo o planeta.
– 400 Núcleos do Sporting nos cinco continentes.
– Jornal Clubístico mais antigo do mundo (fundado em 31 de Março de 1922).
– 1º CLUBE DE Portugal a ter apoio social desde 1984 (Leões de Portugal).
– 22 000 títulos conquistados desde a fundação.
– Top 5 dos clubes com mais presenças em competições europeias.
– Clube que participou no primeiro jogo da Taça dos Campeões Europeus (Sporting 3 – 3 Partizan).

Muitos dos troféus e conquistas leoninas encontram-se no Museu do Sporting, que será totalmente renovado e incluído no edifício do Pavilhão João Rocha, onde podemos ver mais de dois milhares de taças e troféus divididos entre mais de trinta modalidades e disciplinas desportivas (o total são 55) que fazem parte da prática desportiva diária deste clube eclético de estatuto mundial. Um Museu que também tem sabido actualizar-se, que já permite aos sócios e familiares experimentarem modalidades e que este domingo, dia 14 de Outubro, recebe a sua mais recente: as visitas guiadas. Domingos Castro, antiga glória do atletismo leonino, é o convidado deste mês num evento que promete muitas histórias e curiosidades contadas pelo próprio sobre o espaço e sobre os momentos mais importantes vividos no Clube!

Esta é uma pequena parte do Sporting Clube de Portugal que inclui milhares de conquistas, recordes, troféus e histórias únicas no mundo que merecem ser relembradas, respeitadas e partilhadas por cada um de nós, pois só assim o Sporting conseguirá continuar a ser maior do que o próprio Sporting!

putos-museu

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Guardião Verde
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]