Uma pequena nota introdutória sobre o ótimo tema que a Maria trouxe na semana passada, falando da Sporting TV. Sinto-me exactamente da mesma forma em relação ao nosso canal. Este Sábado jogava a equipa feminina de voleibol e eu queria ver o jogo. Por problemas técnicos não se viu todo o primeiro set. Graças a isso, passaram uma interessante entrevista ao treinador de rugby feminino e voleibol feminino. Não se devia publicitar mais estes bons conteúdos? Que se passa mais na Sporting TV? Isto é realmente um tema de preocupação.

Quanto aos jogos de Sábado:

Vs Castelo da Maia | V 0-3 (17-25; 20-25; 20-25) (Masculino)
Um jogo simples com um histórico Castelo que já teve melhores dias. A exigência era menor do que nos dois últimos jogos mas já se sente mais entrosamento. Destaque claro para o Marshall e os dois líberos Hugo Ribeiro e João Fidalgo. Qualquer um deles a dar uma estabilidade na defesa e na recepção que deixa qualquer equipa confiante. No voleibol há uma expressão muito curiosa para descrever um atleta que recebe e defende bem – “parece um relógio suíço”. Podemos dizer isto dos 3. Tanto o Alexsiev como o Wallace precisam de melhorar muito, principalmente o segundo.

Vs Santo Tirso | D 2-3 (28-26; 25-19; 26-28; 29-31; 10-15) (Feminino)
O título do post vai direitinho para este jogo. Estava ansioso por ver jogar esta equipa! Quando acabámos de vencer o 2º set e fizemos o 2-0, eu já tinha na cabeça um belíssimo comentário ao jogo. Não sei se foi excesso de confiança ou azar. Certo é que somos, mas não fomos, melhores que o Santo Tirso. Ainda assim, devo escrever alguns pontos positivos e negativos:

De positivo vou destacar três jogadoras (craques!), apetecia-me escrever um pouco sobre outras atletas, mas depois de uma derrota destas, elogiar mais seria desresponsabilizar.

Catarina Barbosa (nº 2) – Uma jogadora completíssima. Na minha opinião é a jogadora que todas as equipas gostam de ter. Ataca bem, serve bem e recebe lindamente. Foi buscar o resultado do 3º set para os 24-24 com o seu serviço, mas não foi suficiente. Dá gosto ver jogadoras destas com a verde e branca vestida.

Fernanda Silva (nº 3) – Grande jogadora. Ataca forte e recebe bem, tudo aquilo que uma atleta na sua posição tem que ter. Impõe um ritmo alto e a sua experiência torna-a numa referência dentro de campo. Será sempre dúvida uma das melhores jogadoras do ano, se mantiver esta qualidade de jogo.

Sara Serrano (nº 4) – Capitã e distribuidora da equipa. Muita calma e tranquilidade a passar a bola. Não reage à pressão, está sempre extremamente concentrada e pouco inventa. Vai jogando com alguma regularidade pelo centro de rede. Fez muito jogo pela entrada de rede (zona 4) mas compreensível dado que a saída (zona 2) estava num dia “não” de eficácia. Para os amantes de voleibol, é bonito ver o seu toque de dedos. A Sara tem um passe fantástico!

Numa derrota é sempre fácil enumerar pontos negativos. A jogadora da saída (Zona 2) de rede das adversárias foi contrariada muito poucas vezes, pontuou bastante. Nunca percebemos como contrariar as bolas mais interiores de entrada de rede (Zona 4) da equipa de Santo Tirso. Tantos pontos perdidos porque a zona 1 subia mas como o bloco marcava mal, o ataque entrava no buraco gigante que a atleta de zona 6 tinha que cobrir. E precisámos de mais eficácia no ataque de saída de rede. Agora é treinar, melhorar e aperfeiçoar para continuar a ganhar.

Continuo a ter a certeza que vamos conseguir subir de divisão e tenho uma esperançazinha de fazer um brilharete na Taça de Portugal. Também tenho a certeza que não há equipas invencíveis, mas o Santo Tirso estava ao nosso alcance. Agora humildade, classe e qualidade para vencer TUDO até ao fim. Não nos preguem mais sustos destes, por favor. Vou continuar a chamar as atenções para esta equipa, porque tenho a certeza que foi apenas um deslize. Vocês são o Sporting, por isso as vitórias vão ser cobradas.

Quanto aos jogos de Domingo:

Vs. Famalicense | V 3-0 (25-22; 25-17; 25-13) | (Masculino)
Foi um jogo fácil dado que a diferença de qualidade das equipas é realmente grande. Nesta fase tão prematura da época já apetece mandar uns bitaites sobre alguns jogadores. O Maia é um fenómeno do voleibol, o Denis é melhor que o Wallace e o Marshall está a ser o nosso melhor jogador. Uma palavra para os primeiros pontos da época do João Simões (não me recordo de ainda ter jogado), entrou muito bem e é um elemento essencial no grupo.
Importa dizer que temos um dérbi no próximo Sábado no Pavilhão João Rocha. Vamos para o 3º jogo com o benfica esta época e isto “não tá tranquilo, não tá favorável”. Pela qualidade similar das equipas será muito importante ganhar este jogo, principalmente no que respeita à motivação.

Vs Sporting de Espinho | V 3-1 (19-25; 25-16; 25-18; 25-17) (Feminino)
O Espinho subiu de divisão connosco, na época passada, e também se reforçou bem. Era um jogo complicado, principalmente pela pressão da derrota do dia anterior. Não entrámos bem como mostra a derrota no primeiro set (19-25). Depois recuperámos e vencemos os 3 sets seguintes (25-16; 25-18; 25-17). Infelizmente, não consegui encontrar a transmissão do jogo, nem resumo, nem a estatística do jogo e isso limita qualquer comentário ao jogo. Está aqui um ponto de melhoria que, tanto a Sporting TV, como a página do Facebook do Sporting voleibol podem pensar.

voleibol-feminino-sporting

Bê-à-bá

Entrada de rede
Esta é a zona de rede correspondente à zona 4. Ouvimos tantas vezes durante as transmissões que um jogador “rematou na entrada” ou “o distribuidor passou para a entrada”, significa isto que a bola foi para a zona 4.

Saída de rede
Esta é a zona de rede correspondente à zona 2 ou 1. Ouvimos também muitas vezes durante as transmissões que um jogador “rematou na saída” ou “o distribuidor passou para a saída”, significa isto que a bola foi para a zona 2 ou 1.

Centro de rede
Esta é fácil, quando há um remate pelo meio da rede.

*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)