Muito pode ser dito relativamente à composição dos planteis e do trabalho dos treinadores dos 3 grandes nestas primeiras jornadas do campeonato. Com as emoções em grande nos tempos que correm, a tendência é sermos pouco objectivos na análise do desempenho dos clubes, se bem que muitas vezes são os números que nos querem enganar e adiar aquilo que a nossa intuição nos diz.

No Sporting vivem-se momentos difíceis, e é inegável que quer a composição do plantel, quer as oportunidades dadas as mais jovens não parecem caminhar para uma situação que orgulhe os Sportinguistas. Por isso, decidi fazer uma análise simples relativa aos minutos de utilização nos 3 grandes procurando responder a 3 perguntas:

1- Qual a média de idades ajustada aos minutos jogados nos 3 clubes?
2- Qual a % de minutos que os 11 jogadores mais utilizados jogaram relativamente a todo o plantel?
3- Qual a % de minutos de jogadores com 20 ou menos anos e 24 ou menos anos jogaram relativamente a todo o plantel?

Abordaremos então estas questões. Desde já aviso que apenas analisei os minutos de 1ª Liga, mas acredito que os minutos nas competições europeias não alterem muito o cenário aqui descrito.

Pergunta 1: Qual a média de idades ajustada aos minutos jogados nos 3 clubes?
O Sporting utilizou 22 jogadores nestas 7 jornadas, totalizando 6934 minutos, tendo o mais jovem 20 anos e o mais velho 34. A média de idades ajustada aos minutos jogados foi de 27,7 anos.
O Benfica utilizou 21 jogadores nestas 7 jornadas, totalizando 6921 minutos, tendo o mais jovem 18 anos e o mais velho 34. A média de idades ajustada aos minutos jogados foi de 25,7 anos.
O Porto utilizou 20 jogadores nestas 7 jornadas, totalizando 6930 minutos, tendo o mais jovem 19 anos e o mais velho 37. A média de idades ajustada aos minutos jogados foi de 27,4 anos.

2- Qual a % de minutos que os 11 jogadores mais utilizados jogaram relativamente a todo o plantel?
No Sporting, os 11 jogadores com mais minutos representam 82.8% do total de minutos.
No Benfica, os 11 jogadores com mais minutos representam 82.9% do total de minutos.
No Porto, os 11 jogadores com mais minutos representam 84.7% do total de minutos.

3- Qual a % de minutos de jogadores com 20 ou menos anos e 24 ou menos anos jogaram relativamente a todo o plantel?
No Sporting, os jogadores com idades ≤20 anos jogaram 3.7% do total de minutos e os jogadores com ≤24 anos jogaram 19.8% do total de minutos.
No Benfica, os jogadores com idades ≤20 anos jogaram 6.6% do total de minutos e os jogadores com ≤24 anos jogaram 43.8% do total de minutos.
No Porto, os jogadores com idades ≤20 anos jogaram 9.2% do total de minutos e os jogadores com ≤24 anos jogaram 21.1% do total de minutos.

Não são famosos estes números para o futuro deste plantel. O Sporting tem a maior média de idades ajustada aos minutos jogados dos 3 grandes, e a uma distância bastante significativa do Benfica, não sendo provavelmente errado dizer que o potencial do plantel não parece ser brilhante.

Adicionalmente, o Sporting é, dos 3 grandes, aquele em que os jogadores mais jovens, com idade ≤20 anos, têm menos minutos de utilização, e esse cenário mantém-se quando estendemos essa análise até aos 24 anos. No que respeita à rotação do plantel, as diferenças são mínimas entre os 3, privilegiando os 3 treinadores o 11 base a uma rotação significativa de jogadores no campeonato.

Deixo uma análise adicional para cada um. Pessoalmente espero sinceramente que se reconheçam as limitações evidentes desde plantel e se comece já a integrar jogadores que confiram um maior potencial num futuro próximo.

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Abelixander
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]