“Apresentaram-me uma proposta com pés e cabeça. É um projecto ambicioso, em que vamos tentar quebrar a hegemonia de um rival na Volta a Portugal. Tudo o que peço é estar à altura dos acontecimentos para dignificar a camisola que irei levar ao peito”.

Foi desta forma que Tiago Machado, 32 anos, ex-Katusha da Rússia, se apresentou aos sócios e adeptos leoninos, após assinar pela equipa Sporting-Tavira.

Tendo estado em dez grandes voltas (três Tour, cinco Vueltas e dois Giros), Tiago Machado junta a experiência à vontade de vencer a principal prova do panorama nacional. Além disso, não esqueceu a vida pessoal. “Foi, sem dúvida, para estar mais perto da minha família. Também queria regressar com capacidade física para poder disputar os lugares cimeiros da Volta a Portugal. Agora vamos para a estrada todos unidos a ver se quebramos a hegemonia”, deseja.

Para os seguidores da modalidade, as características de Tiago Machado são sobejamente conhecidas, mas o corredor apresentou-se aos Sportinguistas. “Considero-me um ciclista completo. Quando deixei Portugal, e nos primeiros anos lá fora, andava muito bem nos contrarrelógios e na montanha defendia-me bem. Acho que são características fundamentais para estar na luta pela Volta a Portugal. Agora tenho a maturidade que não tinha há alguns anos e sinto-me pronto para lutar pelos postos cimeiros”, revela.

Após representar o Boavista, RadioShack, NetApp e Katusha, o Sporting CP/Tavira será mais um desafio na carreira de Tiago Machado. “Venho para um grande Clube. Uma grande parte da história do desporto português foi escrita por atletas do Sporting CP, como o Joaquim Agostinho, no caso do ciclismo. Não é fácil vir para um Clube com tanta responsabilidade, mas temos de encarar a situação e confiar no nosso potencial. Posso estar à altura”, acredita.

Marco Chagas, consultor do ciclismo leonino, elogiou as qualidades do ciclista, depositando enormes esperanças na próxima temporada. “Na actualidade, é um dos corredores portugueses com maior potencial para discutir qualquer corrida, inclusive a Volta a Portugal. Pelas provas dadas, pelos resultados que conseguiu até hoje, pela idade e pelo seu espírito, continuará a ser um corredor de referência pela forma aguerrida de correr. Creio que os anos e a forma como tem sabido gerir a sua carreira fazem com que o Tiago regresse a Portugal com a consciência da responsabilidade que tem no ciclismo português e nesta nossa equipa”, explicou.

A grandeza de Tiago Machado no panorama nacional foi, de resto, bastante reforçada por Marco Chagas. “Se perguntar aos corredores mais jovens, o Tiago será, a par do Rui Costa, o corredor de maior dimensão, que os mais jovens melhor conhecem. O Tiago Machado faz parte desse lote, naturalmente”, garantiu.

Para Vidal Fitas, a equipa ganhou um reforço de valor inegável para a próxima temporada. “Posso inclui-lo num dos cinco melhores portugueses de sempre e vem para acrescentar qualidade. Torna a nossa equipa mais forte, sem dúvida. O Tiago tem umas potencialidades que, em Portugal, possivelmente mais ninguém tem”, referiu.

Apesar de se ter destacado internacionalmente como um trabalhador em prol de outros companheiros, o director desportivo do Sporting/Tavira está convicto de que Tiago Machado tem capacidade para ser candidato a vencer corridas. “A nível internacional, conseguiu alguns resultados de grande relevo e pensamos que podemos transportar isso para nível nacional. Há um trabalho a fazer, mas o Tiago nunca deixou de sonhar, nunca deixou de lutar por isso quando teve oportunidade, nunca se acomodou. Há ali uma parte, que é o sonho, que nunca perdeu. O trabalho de pô-lo com a mentalidade de que pode ganhar corridas em Portugal é mais fácil”, concluiu.

todas as fotos do primeiro dia no Jornal Sporting