Num fim de samana de competição em que as sub 19 “folgaram” (calhou a vez delas ficarem isentas nesta 2ª jornada porque o número de equipas a competir é ímpar), as meninas juniores puderam dedicar-se em pleno à competição da 2ª Liga (onde alinham pelo Sporting B).

Aqui, o resultado foi, mais uma vez excelente, ao baterem o Damaiense (que se encontrava em igualdade pontual connosco e o Sintrense, mas tendo nós menos 1 jogo) por expressivos 12-0, com os golos a serem apontados por Marta Ferreira (4 golos, 16 anos, meio-campista, integra os treinos da equipa sub 19), Joana Martins (2 golos, 18 anos, meio-campista, integra os treinos da equipa A), Bárbara Marques (2 golos, 20 anos, avançada, integra os treinos da equipa A), Vera Cid (2 golos, 15 anos, meio-campista, integra os treinos da equipa sub 19), Inês Macedo (1 golo, 20 anos, avançada, integra os treinos da equipa sub 19) e Constança Silva (1 golo, 19 anos, avançada, integra os treinos da equipa A e voltou hoje à competição, após paragem de um ano por lesão).

As leoas conseguiram assim a 3ª vitória em 3 jogos (a competir num escalão sénior, as 2 atletas mais velhas do plantel têm 20 anos, sendo todas portuguesas), com o impressionante score acumulado de 32 golos marcados e 0 sofridos. No próximo fim de saemana, as leoas deslocam-se ao Estádio da Tapadinha, para defrontar o Benfica, naquela que é a principal “prova de fogo” para a nossa equipa.

miúdas2

Já as nossas séniores, deslocaram-se à Madeira para defrontarem as meninas do recém promovido Marítimo e deixaram-se surpreender nos últimos minutos por um golo maritimista que ditou o resultado de 1-1. Num jogo disputado debaixo de chuva intensa, o resultado ao intervalo era um nulo; no segundo tempo a recém entrada Ana Capeta mostrou, mais uma vez, ser arma secreta e abriu o marcador aos 69 minutos; mas, onze minutos depois, as madeirenses repunham a igualdade.

O Sporting passa, assim, no final da 4ª jornada, para o 3º lugar, com 10 pontos (3V+1E), menos 2 que Sp. Braga e Ouriense, que somam por vitórias os 4 jogos disputados. O Marítimo, por sua vez, está na 5ª posição com 5 pontos, fruto da vitória no Bessa e dos empates caseiros com Albergaria e Sporting. O jogo em atraso é com o Valadares, no terreno deste e refere-se à 1ª jornada. Na próxima jornada, as leoas recebem o Ouriense, no Estádio Aurtélio Pereira, podendo, caso vença, ascender ao 2º posto. Curiosamente, o Braga irá receber o Marítimo que hoje (literalmente) nos “banhou” com um grande “balde de água fria”.

O resultado de hoje da equipa sénior, parece “dar alguma razão” aos que argumentam a falta de poderio físico do nosso plantel. Num terreno muitíssimo pesado, dada a chuva diluviana que se fez sentir em quase todo o encontro, as leoas sentiram dificuldade em econtrar espaços facea a uma equipa com bons argumentos físicos (e tácticos, diga-se), perdendo muitos duelos de disputa de bola e quase nunca conseguindo impor um ritmo mais intenso para furar a boa organização das insulares (certo que o terreno favorecia mais quem defendia e verdade que continuamos sem poder contar com a lesionada Ana Borges – é a terceira paragem por lesão após compromissos de selecção, o que dá bastante que pensar).

Enfim, parece que as nossas leoas quiseram meter uma “acha na fogueira” do debate sobre a composição do nosso plantel. Como o jogo, dadas as características atmosféricas e o estado do terreno (um sintético com as dimensões mínimas), foi verdadeiramente atípico e dado o golo do empate ter resultado de um “charuto” que cai na “relva” (ou piscina) da pequena área e ganha velocidade, enganando toda a gente, penso que ainda fica para futuras calendas esse tira-teimas sobre a composição do plantel. Mas, não há dúvida que é uma questão a ter em atenção.
De louvar também o público que “encheu” as parcas bancadas do recinto do Andorinhas (berço do “nosso” Cristiano “CR7” Ronaldo), sem arredarem pé, apesar da forte chuva que se fez sentir durante praticamente todo o jogo.

p.s.: continua ser de uma gritante “pobreza franciscana” o site da FPF, o resultado das sub 19 saíu 6 horas após o fim do jogo e4 horas depois de todos os outros resultados com jogos disputados à mesma hora. Informação sobre o jogo é nula. O resultado das séniores saíu 3 horas após o fim do jogo e também aqui o site não fornece qualquer outra informação relativa ao jogo. Para terem uma ideia até o site do Sporting conseguiu colocar os resultados (e dar notícia) primeiro que a FPF!!!

* às segundas, o Álvaro Antunes faz-se ao Atlântico e prepara-nos um petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino