Nasci e cresci Sportinguista, fiz-me sócio com a minha primeira mesada, fiz “maratonas” de desporto no velhinho Alvalade e percorri o país a apoiar a equipa de leão ao peito. Mas nos últimos dois ou três anos as coisas foram mudando para mim. A constante guerra comunicacional dos três grandes, os e-mails, a podridão do futebol nacional e, por fim, a invasão a Alcochete empurram-me para a terra de ninguém. Cresceu a apatia, o fogo na barriga que desde sempre senti ficou mais pequeno.

“Mas o que se passa comigo?”

Não foi consciente, mas todos estes fatores deixaram-me com nenhuma vontade de seguir mais o Sporting. E assim foi, durante uns meses. (As quotas, claro, sempre pagas, apesar de tudo)

Mas depois, com o passar do tempo, regressei às origens. Tropecei em artigos e histórias do futebol internacional, vídeos que demonstram o impacto que os clubes têm nas pessoas, com ou sem vitórias. Fui-me lembrando de João Fernandes, o jovem adepto cego do Sporting, que tudo o que queria era relatar jogos do futsal…

fui-me lembrando da história do Marcelo, que vivendo a milhares de quilómetros de Alvalade se apaixonou pelo Clube…

lembrei-me do estádio cheio a cantar O Mundo Sabe Que com as lágrimas nos olhos, porque o sentimento não cabe na voz…

lembrei-me das histórias do meu avô a ver os 5 violinos com os seus amigos… E de repente, a chama renasce, tão forte como no primeiro dia.

Porra! Somos muito mais do que temos mostrado ao Mundo! Não somos melhores nem piores, somos o Sporting! Somos mais do que Taças e conquistas, mais do que 50 mil lugares num estádio. Somos apaixonados por algo que não se explica, porque não se resume a um relvado. Mas o que falta?

Discordamos uns dos outros e podemos ter ideias diferentes do que pensamos ser o melhor para o clube, mas TODOS QUEREMOS O MELHOR PARA O CLUBE. Discutamos com uma cerveja e entre brindes, é bom que exista pluralidade no Clube. Mas nunca pensem que o outro não quer o bem do Sporting.

Aos que estão contra a direção, ou a favor da anterior: Estejam todos a favor do Sporting. Deixemos-nos de egos e apoiemos porque o seu sucesso é o nosso e o nosso o deles.

Compreendo que podemos ter ideias diferentes e que estejamos chateados,mas prejudicar o Sporting não é, certamente, a solução. Vamos-nos envolver cada vez mais com o Clube, vamos participar em AG’s, vamos oferecer o nosso conhecimento ao Sporting e ajudar como nos for possível.

“Para quê apoiar este clube, neste país, com este futebol?”. Confesso que ainda não tenho resposta para isto. Talvez seja a minha ingenuidade (já tenho idade para ter juízo), a loucura do Sporting, os meus amigos que me contagiam, ou os momentos históricos que me motivam. Não sei. Sei que ser do Sporting me enche de orgulho, não pelo que é, nem sequer pelo que foi, mas pelo que poderá ser, um dia, se nos unirmos.

Viva o Sporting Clube de Portugal! Sempre, acima de tudo!

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Nave de Alvalade
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]