A Sporting SAD obteve 16,1 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre do exercício 2018/19, entre 1 de Julho e 30 de Setembro.

De acordo com o Jornal de Negócios, este valor compara com lucros de 24,75 milhões de euros em igual período da época passada, quando a SAD beneficiou do apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões e da transferência de jogadores como Adrien Silva.

Os capitais próprios da SAD situaram-se em 549 mil euros positivos, de acordo com as contas auditadas que serão divulgadas hoje, dia em que se realiza uma assembleia-geral da sociedade anónima desportiva para a eleição dos órgãos sociais.

Recorde-se que a Sporting SAD fechou o exercício de 2017/18 com prejuízos de 19,9 milhões de euros e capitais próprios negativos de 13,3 milhões de euros e que esta notícia de regresso aos lucros é um sinal positivo numa altura em que a equipa liderada por Frederico Varandas e Francisco Zenha tem menos de um mês para anunciar aos investidores a solução para o pagamento de 30 milhões de euros que vencem no dia 26 de novembro, depois de um adiamento de seis meses.

Perante as reais dificuldades de tesouraria e a cada vez maior impossibilidade de ter uma emissão de obrigações até 60 milhões de euros a tempo de pagar os 30 milhões de euros fixado para 26 de novembro, surgem notícias de que a administração do Sporting está a tentar um ‘empréstimo-ponte’ [bridge loan] para fazer face às suas obrigações e responsabilidades, algo que, de acordo com o ECO, tem esbarrado na pouca ou nenhuma disponibilidade dos bancos para aumentar a exposição ao futebol e ao Sporting.

O Sporting, recorde-se, aprovou em Assembleia Geral de obrigacionistas o reembolso da emissão de obrigações no valor de 30 milhões de euros, afetando mais de quatro mil credores. De acordo com um comunicado enviado, então, pela SAD do Sporting à Comissão de Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), o prazo do reembolso saltou para 26 de novembro deste ano.

O fecho das contas do primeiro trimestre no positivo surge, por tudo isto, em boa altura, permitindo apresentar um diferente cenário de riscos associados à emissão para os potenciais investidores.

ACTUALIZAÇÃO
A SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD vem, nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º-A, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, informar o mercado que o Conselho de Administração se encontra a proceder à estruturação e montagem de um novo empréstimo obrigacionista, a realizar por subscrição pública, no montante de até € 30.000.000, o qual poderá ser aumentado, por opção da Sporting SAD.
O Conselho de Administração mandatou o Montepio Investimento para a prestação dos serviços de organização, montagem e colocação do novo empréstimo obrigacionista, operação que é fundamental para o cumprimento de compromissos financeiros da Sociedade.