Neste fim de samana todas as nossas equipas de Futebol Feminino entraram em competição. O que significa que, para 2 escalões (Infantis e Sub17) foi o início competitivo da temporada de 2018/19.

As meninas do escalão de Infantis receberam e perderam 5-6 com a equipa sub13 do Catujalense; é de referir, no entanto, que a nossa equipa Infantil é composta EXCLUSIVAMENTE POR MENINAS com idades entre os 10 eos 13 anos e todas as outras que defronta nesta competição são formadas EXCLUSIVAMENTE POR RAPAZES com 12 e 13 anos. Isto porque, abaixo do Escalão sub 17, não existe qualquer competição oficial exclusivamente feminina. Assim, o Plantel de sub 17 integra as meninas que não têm competição e é assim composto (entre parêntesis estão as idades): G.R.: Catarina Potra (13), Inês Dias (15); DEF.:Marta Galvão (14), Marisa Paulo (15), Inês Nogueira (14), Marta Melão (12), Nádia Bravo (13), Maria Ferreira (13); MÉD.: Andreia Bravo (13), Maria Francisca (13), Catarina Mairos (14); AVA.: Iara Gonçalves (13), Cristiana Martins (13), Raquel Baltasar (14), Maria Cavalheiro (14). Ou seja, TODAS estão abaixo das idades normais do escalão, que são os 16 e os 17 anos. Mas, se repararem bem, 8 destas raparigas que competem nas sub 17 têm idade para integrar a nossa equipa de infantis: 1 Guarda Redes, 3 Defesas, 2 Médias e 2 Avançadas. Como os jogos do escalão sub 13 Masculino são disputados em Futebol de 7, davam para uma equipa.

Explicado este contexto, talvez se possa perceber melhor que o resultado das infantis foi um bom resultado; mas, sobretudo, que se continua a privilegiar a consolidação dos processos que sustentam o Projeto de Excelência desenhado há pouco mais de 2 anos para o nosso Futebol Feminino. Como informação complementar, e para a compreensão do processo nestas idades mais “tenras”, no primeiro ano do projecto, as meninas entre os 8 e os 13 anos treinavam no Pólo EUL e não tinham competições oficiais. O Sporting organizava Torneios internos (fazendo 4 equipas “infantis” que competiam todas contra todas) e externos (convidando equipas de meninas até aos 15 anos que, na prática eram quase que constituídas para o efeito); no ano seguinte (a época passada) criámos um a equipa base de Infantis para competir nos Campeonatos Distritais Masculinos; terminámos a época a meio da tabela, contra equipas que, apesar de poderem ser mistas, não integravam uma única menina. O processo é, como devem calcular muito exigente para as nossas meninas, mas elas são muito bem acompanhadas e é sempre sobrelevado o processo do seu cresimento competitivo; por isso, também, a integração das tais 8 meninas com 12 e 13 anos no plantel de Sub 17!!!

E, falando no plantel de sub 17, não se pense que o facto de a média de idades não chegar aos 14 anos, possa constituir qualquer desvantagem competitiva. Já foi essa a média etária nos 2 anos anteriores e fomos bi-campeãs distritais (não existe competição nacional) e vencemos duas Taças de Portugal. E demos início ao Distrital deste ano (competimos na Série A – Futebol de 7 – com mais 6 equipas ; a Série B tem menos 1 equipa) com uma clara vitória por 1-5 na deslocação ao campo do Atlético da Malveira.

equipa-b-futebol-feminino

As sub 19 também foram, chamadas à competição, na jornada 3 da série E da 1ª Fase do Nacional do Escalão (Futebol de 9). Receberam no Campo nº5 do Estádio Universitário a formação do SC União Torreense e venceram por 5-1. Para completar a informação já fornecida relativamente às sub 17, segue também a composição do plantel de sub 19 (idades entre parêntesis): G.R.: Carolina Jóia (16), Patrícia Leitão (16); DEF.:Carolina Beckert (18), Laura Silva (17), Filipa Matos (18), Ana Monteiro (18), Mariana Rosa (17), Matilde Raposo (18), Inês Gonçalves (17), Maria Cabo (16), Núria Monteiro (14); MÉD.: Marta Ferreira (16), Raquel Ferreira (16), Andreia Jacinto (16), Vera Cid (15), Bárbara Lopes (16), Joana Dantas (15), Alícia Correia (15); AVA.: Beatriz Conduto (18), Nicole Araújo (16) Inês Macedo (18), Margarida Caniço (15). Num plantel de 22 raparigas, apenas 6 têm idade normal de sub 19 de 1º ano, 5 têm idade normal de sub 15 e as outras 11 têm idades normais de sub17.

De realçar que também são estas as meninas (reforçadas permanentemente por Rita Barreto, defesa, de 21 anos e por Diana Bogarim, defesa 20 anos, a que se podem juntam, aleatóriamente, 2 ou 3 jogadoras com 19 anos e não convocadas para o jogo da equipa A) que compõem o plantel da Equipa B, a qual disputa o Campeonato Nacional SÉNIOR da 2ª Divisão. Ou seja, num plantel regular de 24 jogadoras (todas portuguesas) com média de idades de menos de 18 anos, a equipa B disputa simultaneamente o Campeonato Nacional SÉNIOR da 2ª Divisão e 22 das suas jogadoras, o Campeonato Nacional Junior sub 19; em dias consecutivos.
Pois é! Foi nesse contexto que a nossa equipa B (ou sub19) defrontou o Benfica A, equipa muito mais cara que a nossa equipa A, que conta no seu plantel com 9 estrangeiras e que tem uma média de idades superior aos 25 anos. Sejamos claros: o Benfica investiu numa equipa para lutar pelo título nacional da 1ª Divisão e “está a mais” na divisão em que compete.

Para se ter uma ideia, nos 4 jogos disputados até nos receberem tinha marcado 85 golos e não tinham sofrido um único. Ganharam a partida de ontem (domingo) disputada no Estádio da Tapadinha (uma das casas que os toupeiras alugam para o seu projecto de futebol feminino), pelo score de 4-0. O que reflecte a extraordinária prestação das nossas meninas. É que não se trata só de serem muito mais novas e menos experientes, é também o facto de 2/3 terem jogado no dia anterior e, para 4/5 do plantel, ser este o 3º jogo de futebol de 11 que disputam! Até agora só tinham jogado futebol de 7 e futebol de 9. O que também implica uma muito menor maturidade e rotina táctica. Por isso, eu endereço os PARABÉNS à leoas que se bateram ontem contra as Séniores do Benfica, no Estádio do Atlético. Com a garra e a determinação de verdadeiras leoas disseram-nos que o Futuro do nosso futebol feminino está garantido.

E falando em seniores, só nos faltava mesmo referir o jogo da Equipa Principal, no Estádio Aurtélio Pereira contra o surpreendente Atlético Ouriense que repartia o 1º lugar com o Braga. Vitória por 3-0 (golos da Sharon, da Nevena e da Carole) num jogo bem disputado em que tivémos o absoluto domínio na primeira parte podendo ir para intervalo com muito mais que o 1.0 que então se regista; no segundo tempo o Ourienseentrou bem muito aguerrido nas marcações e com boas transições ofensivas que “desnortearam” por cerca de 20 minutos as nossas leoas; no entanto, estas foram-se recompondo e voltaram ao domínio absoluto, atingindo com naturalidade o resultado de 3-o, mesmo disputando os últimos 6 minutos de jogo com menos uma jogadora por lesão da Fátima Pinto que, esperamos, não seja muito grave.

Saudações leoninas para todos vindas do Núcle SCP da Ilha de Santa Maria!

fut-fem-scp

* às segundas, o Álvaro Antunes faz-se ao Atlântico e prepara-nos um petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino