Neste fim de semana, entraram finalmente em actividade TODAS as equipas do nosso Futebol Feminino. Comecemos pelas mais jovens.

As Infantis (idades entre os 9 e os 12 anos) deslocaram-se ao terreno do Ponte Frielas para jogar com a equipa local de rapazes sub13 (12 e 13 anos) e lograram um precioso empate a uma bola, tendo sido o golo verde e branco apontado pela leozinha Cíntia Martins; mas, mais do que esse precioso ponto, percorreram mais um pouco da sua difícil caminhada de Formação em que são postas à prova ao extremo.

Subindo de escalão damos o salto para o Campeonato Distrital da AFL de Sub 17 Série 1: a nossa equipa (plantel com média de idades de 14 para 15 anos) recebeu e venceu o Benfica “B” (curiosamente reforçado com algumas jogadoras da equpa A de 16 e 17 anos) pelo reultado de 2-0. Os golos foram apontados por Andreia Bravo (13 anos!!!) e Inês Nogueira (14 anos!!).

No escalão acima, sub 19, temos 1 equipa com média de idades de 16 para 17 anos a disputar 2 campeonatos em simultâneo: º do referido escalão e o da 2ª Divisão Sénior. No Campeonato Nacional Sub 19, 1ª Fase, Série E, o Sporting deslocou-se ao campo desportivo do Bairro da Boavista para defrontar o Lisboa SC e venceu por expressivos 0-9. O sgolos foram apontados por: Raquel Fereira (2 golos, 16 anos!!), Inês Gonçalves (2 golos, 17 anos), Margarida Caniço (3 golos!, 15 anos!!!), Nicole Araújo (1 golo, 16 anos!, 1.67m) e Ana Laura Silva (1 golo, 17 anos, 1.66m)

Já a equipa B, que é composta pelo plantel de sub 19 (que havia jogado sábado) reforçado por 2 jogadoras de 20 anos e por jogadortas de 19 anos que não tenham sido convocadas para o jogo da equipa A, no seu jogo da série D da 1ª Fase do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, recebeu Ponte Frielas e ganhou por 21-0, leram bem vinte e um zero. Foram autoras dos golos: Marta Ferreira (6 golos!, 16 anos!!, 1.64m altura), Beatriz Conduto (3 golos, 18 anos, 1,66m), Constança Silva (3 golos, 19 anos, 1.71m), Vera Cid (3 golos!, 15 anos!!!, 1.71m), Neuza Besugo (3 golos, 19 anos, 1.55m), Andreia Jacinto (1 golo, 16 anos!!, 1.68m), Iva Macedo (1 golo, 18 anos, 1.59m) e um auto golo de uma adversária. Reparem que 10 golos, metade dos 20 que foram apontadas pelas nossas atletas, pertenceram a jogadoras com 15 e 16 anos … que estavam a jogar contra séniores!

equipa b miudas

Finalmente a equipa A: na sempre difícil deslocação ao Parque Desportivo de Ramalde para defrontar a aguerrida equipa das meninas do Boavista, o Sporting passou o teste com distinção, num resultado de 0-2, com golos de Carlyn Baldwin (USA, 22 anos 1,59m) aos 15 minutos e de Rita Fontemanha (portuguesa, 24 anos 1.62m). De salientar que o Professor Nuno Cristóvão não pôde contar com Ana Borges nem Joana Marchão e fez descansar Patrícia Moraes, Diana Silva, Carole Costa e Tatiana Pinto.

Peço aos tasqueiros que façam o exercício de analisarem as idades dos plantéis dos diversos escalões de Formação para tentarem perceber o contexto competitivo em que esses plantéis se inserem.

Tomemos o exemplo das mais pequenitas, as Infantis: no escalão treinam meninas com idades entre os 9 e os 12 anos; jogam contra equipas exclusivamente formadas por rapazes (este ano até pode ser que venham a encontra uma ou outra equipa que inclua alguma menina, mas não foi o que sucedeu no ano passado) de 12 e 13 anos; em termos físicos não se trata só da genética do género mas també da diferença de quase 2 anos das médias de idade das equipas que confrontam. E, convenhamos que a diferença do potencial físico normal de uma menina de 10 ou 11 anos para um rapaz de 12 ou 13 anos se faz notar muito mais que entre uma rapariga com 20 e outra com 27 a competir no mesmo escalão.
Daí pode-se começar a perceber o grau de exigência competitiva (exigência física e mental) que é requerido às nossas Infantis. A que elas correspondem sem medo e começando, logo naquelas idades, a justificar o Lema que foi adoptado pelas atletas séniores, desde o 1º ano do Projecto de Futebol Feminino do Sporting: NÃO HÁ DESCULPAS!

Porque é sem arranjarem quaisquer desculpas que as nossas mais petizes enfrentam rapazes, muitos deles mais velhos, jogando olhos nos olhos e disputando com rigor, raça, compromisso e abnegação todos os lances de todos os jogos.
E foi nesse contexto que, no ano passado, terminaram a sua série do distrital acima do meio da tabela. E, este ano, perderam o primeiro jogo apenas por 5-6 (!) e empataram o 2º por 1-1.

O objectivo maior é formar em contexto competitivo de exigência máxima; mas as atletas querem sempre ganhar! E, particularmente, naquelas idades, não deve ser fácil vestir a verde e branca que elas tanto adoram e não poder ganhar em vários jogos; não deve ser fácil, naquelas idades e com aquela paixão, perceber que AQUELAS derrotas fazem parte do seu crescimento como atletas, que as vai tornar, mais tarde, muito melhores que as outras. Porque, naquelas idades e com aquela paixão, é difícil compreender o “mais tarde”.

Só um trabalho de EXCELÊNCIA consegue manter naquelas meninas o foco, a alegria, a paixão pelo jogo apesar dos resultados que são forçadas a gerir muitos dos fins de semana. E esse trabalho também passa pela pedagogia dos pais (e, quem sabe, muitas vezes por fazer pedagogia com eles) para moldar a mente das suas meninas para o lema NÃO HÁ DESCULPAS e para um dos princípios básicos da ética desportiva: a nossa maior competição é connosco, é a permanente procura da nossa superação!

Mas diria que cabe TAMBÉM a todos nós sportinguistas acarinhar muito especialmente aquelas meninas, porque o que elas fazem pelo nosso Sporting é mais, muito mais, do que alguma vez farão muitos dos nossos maiores ídolos.
E começaria por EXIGIRMOS a quem gere o site oficial do clube que faça com as infantis o mesmo que faz com os outros escalões: pelo menos que diga quem elas são, que coloque o seu nome e as suas fotos no link para Futebol Feminino- Infantis-Plantel, que continua, há 3 anos em branco!?. Elas merecem poder ser reconhecidas pelos adeptos. Já agora, que se dêem também ao trabalho de colocar fotos nos nomes das jogadoras do plantel de sub 17. E que a Sporting TV, comece a companhar com maior regularidade estas meninas porque o dificílimo contexto em que competem merece esse acompanhamento.

p.s.: mais uma vez a crónica sai “a prelo” fora de tempo; desta vez isso deveu-se ao facto de me ter deslocado (e mais 40 bravos do núcleo de Santa Maria) à Ilha de São Miguel para apoiar as equipas do Sporting e assistir às suas vitórias no Futebol (Santa Clara 1 Sporting 2) e no Hóquei em Patins (HC de Ponta Delgada 3 Sporting B 7). Custou em média mais de 200 euros a cada um, mas valeu (vale sempre) a pena. Um abraço e saudações leoninas do Núcleo SCP da Ilha de Santa Maria

* às segundas, o Álvaro Antunes faz-se ao Atlântico e prepara-nos um petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino