Neste fim de semana, não tivemos em jogo a nossa Equipa principal; a Liga BPI, a 1ª Divisão do Futebole Feminino, parou para compromissos particulares da Selecção. Sobre else falaremos mais tarde. Debrucemo-nos primeiro sobre os resultados dos escalões d e Formação e do Escalão Pré-Profissional.

A abertura vai para as petizes:as meninas Infantis (entre os 9 eos 12 anos) jogaram no campo 6 do Estádio Universitário, contra os rapazes sub13 (12 e 13 anos) do Zambujalense e acabaram perdendo por 0-3. Mais uma vez, não é fácil ter de lidar frequentemente com a derrota, principalmente quando se veste com tanto amor a listada verde e branca. Mas, em cada um destes jogos as petizes estão a preparar-se cxada vez melhorpara a entrada mas breve na equipa que compete no Escalão de Sub17. E é essa que deve ser a meta a orientar o seu actual e muito difícil trabalho. No caso deste jogo, as meninas tiveram de defrontar “apenas” a equipa do Zambujalense, que é a 1º do Grupo. Já nas próximas 2 jornadas os confrontos serão; no próximo sábado, contra o Bucelas, último classificado; e no sábado seguinte, contra o Olivais e Moscavide, penúltimo clasificado.

meninas

As sub17, que contam no plantel com uma menina de 12 anos e 6 de 13 anos, são a prova evidente do que estimula as meninas do Escalão de Infantis: é que todo o esforço competitivo e de treino que estão a ter agora, defrontando rapazes mais velhos que muitas delas, está a capacitá-las para entrar dnetro de um ou 2 anos na equipa de sub17. Porque essas meninas sub 17 que elenquei acima, estavam, no ano passado, a jogar nas Infantis, contra rapazes e a perder metade dos jogos. No presente (como neste sábado) competem no escalão sub17 e foram ganhar a Almeirim por 12-0. Sobre as autoras dos golos e resultado, não há informação disponível no site do Sportimg, na novíssima página de facebook do Sporting para as modalidades (cuja missão é mesmo fornecer o mais em tempo real possível notícias e resultados), na página de facebook Sporting do Futebol Feminino (que é exclusiva das séniores não percebo porquê), nem tão pouco na página da FPF, no link AFL que é quem gere a Competição (e que às 24h de dia 11 ainda não tinha os resultados sequer de um jogo que se disputou no dia anterior, as 10h da manhã!!!; Aliás o site da FPF ainda não traz os resultados da jornada de dia 3 de Novembro … quem sabe nós enviamo-lhes o post da semana passada que ficam com resultado, marcadoras, idades e nalguns casos até as alturas).

Mais tarde, ainda no sábado, jogaram as sub 19 que receberam e venceram o Ouriense por 5-0, com golos de Marta Ferreira (2 golos, 16 anos, 1,64m), Beatriz Conduto (1 golo, 18 anos, 1,66m), Margarida Caniço (1golo, 15 anos) e Nicole Araújo (1 golo, 16 anos, 1,68m). à 5ª Jornada, Sporting e Benfica lideram a Série E da 1ª Fase do Nacional só com vitórias e apenas com 4 jogos cada.

No Domingo, parece que houve mais “Arca de Noé”; numa “reprise “cinematográfica de “horror show” do jogo das Seniores A, no campo do Andorinhas, na Madeira, também o jogo da 2ª Divisão entre o GD Os Vidreiros e o Sporting B (ou sub21) decorreu sempre sob chuva diluviana, prejudicando o espectáculo e colocando em permanente e eminente perigo de lesão as atletas (mas deve haver ordens para jogar de qualquer maneira , porque o jogo não foi interrompido). Para a história, apenas o resultado: devido ao estado do terreno e às condições do terreno não se conseguiu ir além de um tangencial 0-8.

equipab-chuva

Finalmente as Selecções: 3 compromissos “a doer” em 5 dias .
O primeiro jogo, dia 8 Novembro, contra a selecção dos EUA, nº 1 do Ranking Fifa de selecções, que perdemos por tangencial 0-1 e em que jogaram: Patrícia Morais(SCP.), Matilde Fidalgo(Braga), Sílvia Rebelo(SLB), Carole Costa (SCP), Mónica Mendes(Milan), Dolores Silva(Atl.Mad), Vanessa Marques(Braga), Tatiana Pinto (SCP) (Fátima Pinto (SCP), 86), Carolina Mendes (SCP) (Andreia Norton (SC Sand.),63), Diana Silva (SCP), (Ana Leite (Bay.Lev.),86) e Jéssica Silva(Levante).
O segundo jogo, 46 horas depois do término do 1º, dia 10 de Novembro, foi conta o País de Gales, nº 34 do Ranking FIFA, 2 lugares e 14 pontos à nossa frente, terminou com a nossa vitória pos 1-0, graças a um golo a crob´tico da nossa Carole Costa a poucos minutos do fim. A selecção alinhou com: Inês Pereira(SCP), Diana Gomes(Braga), Sílvia Rebelo(Benf.), Carole Costa(Sport.), Dolores Silva(Atl.Mad) – Cap., Fátima Pinto(SCP) (SCP (SCP), 59′), Monique Gonçalves(Ourien.) (Jéssica Silva(Levante), 46′), Andreia Norton(SC Sand-alem.) (Carolina Mendes (SCP), 83′), Laura Luís(Braga) (Telma Encarnação(Marít.), 59′), Ana Capeta(SCP) (Vanessa Marques(Braga), 59), Ana Leite(Bay.Leverk.) (Tatiana Pinto(SCP), 83′).
O 3º Jogo será novamente disputado contra o País de Gales (deve ser um esforço de as ultrapassar no Ranking FIFA) e aguardamos com ansiedade quais as utilizações de atletas do Sprting e, sobretudo, se, desta vez e finalmente, não vem nenhuma com mazelas.

Um abraço e saudações leoninas do Núcleo SCP da Ilha de Santa Maria

* às segundas, o Álvaro Antunes faz-se ao Atlântico e prepara-nos um petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino