Este post pode parecer sobre futebol, pode dar a entender que é sobre futebol e até pode mesmo soar a futebol, mas é sobre o Voleibol Feminino do Sporting.

Bem sei que é mais fácil acompanhar os seniores masculinos de voleibol, pelos craques, pelo mediatismo, por sermos campeões, mas o voleibol feminino também merece que se dê importância porque se está a construir um caminho interessante. Este fim de semana temos o jogo mais importante até agora e um dos mais importantes da época. Vamos jogar com o CD Aves, actual líder invicto e, a par da nossa equipa, um dos grandes candidatos à subida.

Como é que eu penso que a maioria dos adeptos olha para este jogo (ou até voleibol feminino no geral)?

Vou-me aventurar e arrisco em dizer que será como um jogo da Taça da Liga de futebol, jogado a uma quarta-feira em Alvalade (com o Petrovic e o Misic a titulares) contra o CD Aves, às 21h, em Janeiro, a chover para c**** e a temperatura é de 5 graus. Quem é que quer ir? Claro que ninguém lhe apetece sair de casa para um jogo destes, não dá pica. Esta é a minha analogia, por isso, esta semana proponho-me a dar-vos uma nova visão com o objectivo de chegarmos a Sábado com vontade de saber, pelo menos, o resultado, quem jogou e com a pergunta: Somos líderes?

Voltando à descrição, vamos agora imaginar que, apesar de todas as condicionantes que eu já descrevi, vamos ter isto:

Na conferência de imprensa de lançamento do jogo, o Mister Keizer, já denunciou 7 jogadores que vão ser titulares: Maxi, Thierry Correia, Francisco Geraldes, Miguel Luís. Matheus Pereira, Demirel e Jovane. Isto muda tudo, certo? Um jogo que não tinha grande interesse e iria ser visto em condições desconfortáveis, transforma-se numa agradável oportunidade de ver algo novo. Miúdos da nossa formação, que tanto queremos que tenham uma oportunidade, com o ADN Sporting e ansiosos por pisar o nosso relvado de Alvalade captaram a nossa atenção para o jogo. Não se transforma no melhor jogo da época, mas acabámos de dar uma oportunidade a um jogo que seria um sofrimento assistir.

Agora vamos fazer o mesmo para o voleibol, concretamente para este jogo das seniores femininas. O Maxi, Thierry Correia, Francisco Geraldes, Miguel Luís. Matheus Pereira, Demirel e o Jovane chamam-se agora Fernanda Silva, Catarina Barbosa, Sara Serrano, Francisca Rodrigues, Mariana Carvalho, Rita Mira e Daniela Loureiro.

O Maxi, o guarda-redes, é a Daniela, a nossa líbero. Vai “varrer” tudo e não há bola que bata no chão!

O Thierry, o lateral, é a Mariana. Não se dá muito por ela durante o jogo, mas quando toca na bola a Mariana faz ponto. Uma central muito interessante.

O Miguel, promissor, é a Francisca. Uma jogadora interessante no ataque, não se esconde do jogo e com uma margem de progressão enorme.

O Geraldes, o maestro, só pode ser a Sara. Classe, qualidade e liderança ao serviço da equipa.

O Demiral, o central seguro, é a Rita. Penso que está lesionada, mas pela época que está a fazer merece um destaque neste 7 inicial. Bons serviços, bons ataques e com confiança para dar e vender. Gosto dela.

O Matheus, a evidência, é a Catarina. É evidente que são craques, é evidente que vai ser o futuro do Sporting, é evidente que para eles é sempre para ganhar e é evidente, no caso da Catarina, que é um dos esteios de qualidade da equipa. Craque!

O Jovane, a certeza, é a Fernanda. A experiência existe, já se nota e traduz-se em segurança. A Fernanda é titular indiscutível nesta equipa por toda a qualidade que traz ao jogo. Um óptimo reforço deste ano e nos faz dizer que estamos melhores agora.

Vamos à Vila da Aves com tudo, respeitando o adversário, mas com uma vontade imensa de recuperar a liderança que nos pertence e que apenas temos intenção de a largar no final do campeonato. Não me apetece dizer muito do CD Aves além de são vermelhos. Penso que é suficiente para dar ainda mais vontade de lhes ganhar, certo?

Este post não é sobre futebol, mas sim sobre a vontade de falar de voleibol com uma linguagem que todos nós entendemos. Elas não são as titulares do nosso interesse, mas é um bom jogo de assistir pelo potencial que têm, certo?

Está a chover, está frio, é a taça da liga, o Petrovic e o Misic jogam e é a meio da semana, mas apetece dar uma oportunidade a estes 7! Que, pelo menos, Sábado à noite os leões da Tasca do Cherba, perguntem: Somos líderes? (confiando na Federação, o jogo é Sábado, dia 17 de novembro, às 18h, na Vila das Aves)

voleibol-feminino-treino

Seniores Masculinos
Este fim de semana vencemos com alguma facilidade o Vitória de Guimarães por 3-0 (25-17, 30-28, 25-14). Segue-se uma viagem até ao Luxemburgo para a 2.ª mão da Ronda de Qualificação da CEV Challenge Cup. Jogamos no dia de amanhã, 14 de Novembro, pelas 18h30.

Bê-a-bá do Voleibol: Funções de um líbero (aquele de camisola diferente)
– O líbero poderá substituir qualquer jogador que esteja na zona de defesa (Zona 1, 6 e 5)
– O líbero actua estritamente nas posições da zona de defesa (posições 1, 6 e 5)
– O líbero não pode servir, atacar, blocar ou tentar blocar.
– Se o líbero estiver na Zona de Ataque (Zona 2, 3 e 4) e realizar um passe com as pontas dos dedos, os seus colegas não poderão efectuar um ataque se a bola estiver acima do bordo superior da rede.
– As substituições envolvendo o líbero não contam como substituições e são ilimitadas.

*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)