Passaram mais de seis meses, é altura certa para fazer um balanço sobre a história do empréstimo obrigacionista, pois uma rápida leitura pelas caixas de comentários é suficiente para verificar que muita coisa está a ser escrita que não corresponde à verdade dos factos. É a minha visão, suportada sempre que possível em links que nos remete para as notícias e pretendo com isto, que uma mentira mesmo que contada mil vezes não se transforme numa verdade.

Numa altura que a ex-direcção estava a negociar a nova reestruturação que incluía obviamente o revolving atempado do EO com vencimento em 23/05, acontece o seguinte:
Em 09/04/2018 a Holdimo comunica que solicitou uma AG para destituir a administração da SAD.
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/o-comunicado-da-holdimo-a-confirmar-o-pedido-de-assembleia-geral

Na mesma data o lacaio Marta Soares exige a demissão de BdC:
https://www.publico.pt/2018/04/09/desporto/noticia/marta-soares-exige-demissao-com-bruno-de-carvalho-nao-ha-paz-no-sporting-1809616

Estas movimentações condicionam as negociações e por comunicado da SAD de 10/04 é anunciada a intenção de adiar o EO de maio, devido à instabilidade diretiva e à interferência de terceiros. Pode ser lido aqui:
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR67894.pdf

Em artigo assinado por BdC e publicado em 30/04 e também por CV em declarações à SportingTv, com toda a transparência explicam aos sócios o que verdadeiramente está em causa – Perda da influência da Holdimo

Explicaram, que devido a esta instabilidade, é necessário propor o adiamento do EO de 30M para novembro e fazer um mais pequeno para reforço de tesouraria, que seria mais facilmente aceite pela CMVM e subscrito por investidores numa altura de instabilidade. Esta explicação os sócios e aos INVESTIDORES foi necessária de forma a saberem o que estava em causa e que havia uma estratégia, um rumo, mais do que nunca a união e apoio dos sócios seria essencial.
https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/convidados/interior/situacao-financeira-do-sporting-cp-emprestimos-obrigacionistas-9294519.html

A divulgação do plano origina um movimento de indignação da parte dos rivais e até do sindicato dos banqueiros, pode ser lido por aqui:
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca—financas/detalhe/bancarios-indignados-e-revoltados-com-perdao-do-bcp-e-novo-banco-ao-sporting

https://rr.sapo.pt/noticia/113194/fc-porto-queixa-se-de-concorrencia-desleal-no-perdao-a-divida-ao-sporting

A transparência desta divulgação e a defesa do interesse do clube, que deveria ser motivo para agregar e unir os adeptos teve um efeito perverso, pois rapidamente esqueceram o que estava em causa e quem eram os reais inimigos deste plano de reestruturação.

Por outro lado, os Bancos confiam e confirmam o plano de reestruturação como pode ser visível nestas declarações:
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca—financas/detalhe/nuno-amado-sobre-perdao-ao-sporting-o-nosso-criterio-e-defesa-dos-interesses-do-bcp

Depois e muito convenientemente acontece a farsa do cashball, de alcochete e a comédia das violações dos estatutos. Pasme-se o principal motivo de destituição é a violação dos estatutos, quando o crime é cometido bem depois da AG estar agendada.
Entre o início do conflito com a Holdimo e com o Marta, em 09/04 e o vencimento do EO em 23/05 dava para lançar dois ou três EO, não existisse esse conflito, nunca teria sido necessário qualquer adiamento.

Mesmo assim, em condições difíceis a direção anterior, negociou e conseguiu o adiamento e preparou o EO de 15M que foi boicotado pelo Marta e pelos notáveis. Esse mesmo que agora estão a tentar concretizar e é sem estratégia e sem rumo definido é que pensam obter o apoio e união dos adeptos e investidores?!!

A história deste EO é uma encenação, quisesse o Sobrinho e estava integralmente subscrito no primeiro dia. Há que ir gerindo as dificuldades e a evolução que se pretende e justificando com isso as doações, os saldos e descapitalização.
O resto, é história… como sempre disse, o sobrinho manda, o rogerio executa e o fantoche que estiver na presidência é informado.

Foi assim com o Patrício, com a doação ao mendes, com a rabula do peseiro, com o ajuste da comunicação e do catering, com o silencio em relação à perseguição de ex-dirigentes e dos bloggers, falta de resposta ao traficante, etc….
Não esqueço que o Álvaro Sobrinho disse que falou com Varandas e que o projeto teria de ser ajustado, podem ver aqui.

BdC não tem culpas? Obviamente que sim, mas TU que nunca erraste atiras-lhe pedras. No meu critério, nada que fosse do meu conhecimento na altura e mesmo agora, justifica o que foi e está a ser feito, e já nem falo ao dirigente, que tanto deu ao clube, falo à pessoa.

leão ferido

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Malcolm
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]