A 8 de Dezembro de 1946 nascia António José da Luz Ramalhete, empregado bancário de profissão que se transformou num dos melhores guarda-redes da história do Hóquei em Patins português e mundial.

Formado no Benfica, onde foi sete vezes Campeão Nacional, transferiu-se para o Sporting a meio da temporada 1974/75 e ao serviço do Leões conquistou, em oito temporadas, mais quatro Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal, uma Supertaça, uma Taça das Taças, uma Taça CERS e a histórica Taça dos Campeões Europeus de 1977, defendendo as redes daquela que foi considerada a Equipa Maravilha, onde patinavam, também, Júlio Rendeiro, Sobrinho, Chana e António Livramento.

Ramalhete somou 220 internacionalizações, foi Campeão do Mundo duas vezes e Campeão Europeu por quatro vezes e em 1984 foi distinguido com o Prémio Stromp, na categoria Atleta de Alta Competição.

Retirou-se dos rinques enquanto jogador no final da época 1985/86, ano em que foi condecorado pelo Presidente da República, Mário Soares, com o grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.