Pela época que está a realizar e pela qualidade que transporta pelos pavilhões em Portugal defini, há muito tempo, a vontade de escrever sobre a Fernanda Silva. Aqui vamos nós.

Gosto muito de arte. Na verdade, adoro expressões de genialidade sejam elas de pintura, escultura, poesia, um golo do Ruesga, um passe do Bruno Fernandes ou uma defesa do Girão. Vibro com todas estas obras primas, aquilo que em inglês me soa melhor: Master Piece.

Por isso, coloquei-me um desafio de selecionar uma obra prima que, de alguma forma, me fizesse lembrar a Fernanda Silva. Pelo que fui lendo, ouvindo e vendo desta nossa jogadora, escolhi, quase imediatamente, uma pintura: O Beijo de Gustav Klimt.

Gustav_Klimt_-The_Kiss

O quadro mostra-nos paixão, amor e cumplicidade. Um homem que dá um beijo a uma mulher tranquila e relaxada. Esta harmonia só pode significar amor e paixão, e podia bem ser a relação da Fernanda e o Voleibol.

Quando lemos ou ouvimos as suas entrevistas destaca-se logo a sua imensa paixão pela modalidade. Não é uma paixão fechada numa caixa só sua, muito pelo contrário, é contagiante. Dizia em fevereiro deste ano, ao BelémVolei.TV que, como treinadora de formação, o seu primeiro objetivo é transmitir “a vontade e o querer jogar voleibol. O amor e a paixão de jogar voleibol”. Fazer bem um trabalho e ainda gostar é o sonho de qualquer pessoa. Parece-me que a Fernanda acertou na chave do Euromilhões!

A cor mais predominante e chamativa do quadro é o dourado. A cor de ouro enche todo o centro do quadro obrigando a que olhos se disciplinem e vão diretos ao momento do beijo.

Seria fácil dizer que, como a Fernanda é loira, eu criei a comparação imediata. Era engraçado, mas redutor. A cor dourada é a cor do ouro, daquele metal brilhante, resistente e valioso. É a cor dos campeões! No maior evento desportivo do mundo, os Jogos Olímpicos, os vencedores recebem a medalha de ouro como a grande recompensa da sua conquista. A Fernanda é uma campeã! Já apresenta um percurso bonito no voleibol destacado pela participação em grandes equipas. No Brasil, o voleibol é a segunda modalidade do país, e a Fernanda jogou na Superliga brasileira pelo São Bernardo Volei e Maranhão Volei. Há um carimbo de qualidade quando se participa na Superliga, seja masculino ou feminino. Também já esteve na bastante competitiva Turquia, jogando pela Izmir Ekonomi Univesetesi e em Portugal andou pelo Ribeirense e Lusófona. Tem currículo!

Tal como no quadro, comecem também a procurar no pavilhão, vestida com a camisola do Sporting, uma cor dourada. Disciplinar o nosso olhar, vai ajudar a ver voleibol de qualidade.

O pintor Klimt teve muita atenção ao detalhe. O artista tem pormenores de génio como as roupas do casal, o abraço entre eles, as plantas ou o significado das flores que percorrem os pés da mulher.

A Fernanda também se distingue pelos pormenores. O mais distintivo é a sua capacidade para a receção (gesto técnico após o serviço da adversária). É tão eficiente que parece um relógio suíço, ou seja, nunca avaria. Esta sua habilidade torna-a capaz de desempenhar, com distinção, a posição de atacante e de líbero. No Sporting, normalmente joga na entrada de rede, mas, por exemplo, contra o Ala De Nun`álvares de Gondomar esteve no papel de líbero.

A nossa craque, nascida em 1986, usa o seu metro e setenta e sete para enviar umas belas pedradas para o outro lado da rede. Tem um braço direito muito forte e, opinião minha, adora bolas de entrada mais interiores para “espetar pregos” na diagonal curta.

Quando chegou, a Fernanda disse que “tinha a ambição de jogar num grande clube”. Nós, sportinguistas, também temos sempre as portas abertas para os melhores, os medalhados, os revestidos de dourado e aqueles que transportam paixão em tudo aquilo que fazem. Espero que nos ajude a subir de divisão, de preferência sendo campeãs da 2ª divisão, colocando-nos no sítio certo. Ainda para este ano, desejo uma surpresa na Taça de Portugal apesar de saber que as dificuldades são muitas para conseguir chegar a esta ambicionada final.

Já agora, a Fernanda anda pelo Pavilhão João Rocha e o quadro está exposto em Viena, na Galeria Belvedere da Áustria.

5796

Jogos do Fim de Semana apenas com vitórias
Masculino
Vs Vitória SC – 3-0 (25-21; 25-11; 25-18)

Feminino
Vs Esmoriz GC 3-0 (25-12; 25-15; 25-11)

Vs GDC Gueifães 3-0 (25-19; 25-22; 25-18)

Bê-a-bá do Voleibol:
A cada ponto que termina, o árbitro indica o vencedor do mesmo e, logo de seguida, o motivo que levou à conquista. Três exemplos de gestos mais frequentes.

A bola bateu dentro do campo de jogo

Foto dentro

A bola bateu fora do campo de jogo

Foto bola fora

A equipa deu 4 toques na bola, quando no máximo são 3 toques permitidos

Foto 4 toques


*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)