Nemanja Gudelj e Radosav Petrović. Têm nomes de craque, mas estão longe de convencer os adeptos leoninos que se habituaram a ter um William Carvalho à frente da defesa, às vezes um Adrien, e que guardam na memória nomes como William Douglas, Oceano, Paulo Sousa ou Stan Valckx.

A verdade é que, neste momento e contrariando todas as previsões, Petrovic voltou a ganhar alguns apoiantes na resposta à pergunta: quem deve jogar na posição 6? Com Palhinha emprestado sem ter tido uma real oportunidade com a camisola do clube que o formou, Petro jamais foi consensual, desde logo pela incapacidade de oferecer uma saída de bola com qualidade e pelo elevado de faltas estúpidas que faz nas imediações da sua grande área (ou dentro dela, como se viu este sábado).

Veio Gudelj, rapaz com escola holandesa e, dizia-se, peça que faltava ao duplo pivot de José Peseiro (um banho de sal, já!). O problema é que o segundo sérvio veio com curso de mandarim, mas sem ritmo de jogo que lhe permitisse, por exemplo, subir no terreno e criar os desequilíbrios ofensivos ou testar a meia distância. Com a chegada de Keizer, Nemanja fixou-se, definitivamente, na posição 6, dando liberdade a Wendel e a Bruno Fernandes. E, nos primeiros jogos, pareceu funcionar bem no início do carrossel de toca, foge e marca.

Acontece que o modelo de jogo de Mister Marcel obriga, também, a uma enorme capacidade do número 6 garantir as correctas transições defensivas, funcionando como verdadeiro homem elástico que limpe as costas dos 1, 2, 3, 4, 5, às vezes com um lateral à mistura, homens que se balanceiam no ataque. E a verdade é que Gudelj se tem mostrado incapaz de dar essa estabilidade defensiva, além de ter perdido qualidade de passe nas saídas de bola.

E é aqui que ressurge Radosav, o Petrovic. Aquelas chuteiras 46 não auguram grandes gestos técnicos, mas se quem tem pés mais pequenos também pouco oferece nesse capítulo, a pergunta que se coloca é: não valerá mais a pena apostar em que é melhor a destruir e a defender, tanto pelo chão como pelo ar?

É a embirração do dia que vos deixo: dois sérvios e uma cadeira!