Andando um pouco com o Tempo para trás, e sem entrar em balanços, que se irão fazer mais para o fim da época, o último fim de semana competitivo foi uma despedida em grande de 2018 e, esperamos todos, o prenúncio de um grande fim de época. Não olhando só à parte visível da coisa, os resultados, mas começando por aí mesmo…

Os nossos U14 ganharam a jornada em casa, disputada no Estádio Universitário de Lisboa. Defrontaram e ganharam ao RC Santarém por 24 – 7, e ao RC Montemor por 47 – 17. Neste escalão jogamos em variante de sevens.

Os U16 receberam em casa, no RAAA1, em Queluz o S. L. Benfica e ganharam por 24 – 15, num jogo em que o difícil seria não complicar. Mais pelos nervos, chegou a estar em disputa o triunfo num jogo em que nunca deixámos de manter ascendente. Um ensaio quase em cima da hora selou o mais que justo triunfo, naquele que foi até agora a menos dilatada vitória desta equipa.
Seguem em 1º lugar no Nacional B, e apurados para a próxima fase da Taça de Portugal.

Os U18 receberam igualmente em casa, no RAAA1, de Queluz o S. L. Benfica, e superiorizaram-se por esclarecedores 30-10. Nunca neste jogo esteve em causa o triunfo, restando a única dúvida se conseguiríamos o ponto bónus ofensivo, o que foi conseguido.

Na ressaca destes dois jogos, este vosso escriba soltou um comentário, que pode bem definir aquela tarde: «Sou um homem de gostos simples e de fácil contento… Uma bifana numa mão, uma imperial na outra… ganhar ao Benfica… E sou feliz.»

image

As nossas seniores femininas, disputaram e venceram a Taça Ibérica, em jogo efetuado no Estádio Universitário de Lisboa, no Campo de Honra. Enfrentaram e venceram a equipa espanhola do Olímpico Pozuelo, por esclarecedores 26 – 8.

Pela primeira vez jogaram em Portugal duas jogadoras das famosas Black Ferns, a seleção Neozelandesa de rugby feminina, a pilar Aotearoa Kate Mata’u, campeã mundial em título, e a segunda linha Harono Te Iringa.

Neste jogo ressalva para a união entre os vários jogadores dos vários escalões da nossa formação presentes no apoio incansável às nossas leoas em campo, bem como de alguns ex-atletas nossos, muito bem orquestrados por uma claque que se fez ouvir e bem durante todo o encontro, e em especial quando é mais necessário, quando se tem que defender o resultado, com unhas, dentes e placagens QB.

Numa das melhores análises feitas a este jogo, em que se comentava que se não fossem as duas Black Fern a jogarem pelo Sporting, não ganhávamos, houve aquela que foi a mais elucidativa e esclarecedora análise… “Nós até poderíamos ganhar, com dificuldade, mas sem dúvida nenhuma outra equipa em Portugal, com estas duas jogadoras, ganhava a Taça Ibérica.”

No registo não de resultados, mas daqueles que nos põem um sorriso nos lábios, e enternecem o olhar… Um nosso MiniTasqueiro recebeu a primeira chamada à seleção regional da A. R. Sul, para o escalão U14. Muito merecido, João C. Um abraço… E Parabéns!

A acabar deixo-vos o último ensaio das nossas seniores, marcado por Kate Mata’u, que está a viralizar um pouco por todo o planeta oval…

E até para a semana!

*às quintas, o Escondidinho do Leão aparece com uma bola diferente debaixo do braço, pronto a contar histórias que terminam num ensaio