É hora! Chegou o primeiro grande momento decisivo da época desde o jogo da supertaça. Estamos nas competições europeias com ambição, como já foi várias vezes referido por diversos membros da nossa estrutura do voleibol. Quer isto dizer que estamos para ganhar e vem aí um jogo dos bons.

Esta semana não me vou alongar muito porque gostava que a maioria das palavras desta rúbrica não fossem minhas. Vou escrever algumas notas soltas (importantes) desta semana e vou terminar com um pedido.

Notas soltas
(1) A equipa feminina jogou duas vezes por estes lados do Porto. Primeiro tivemos um jogo para Taça de Portugal, com a AA José Moreira. A equipa adversária é da primeira divisão e assumiu o favoritismo, vencendo por 3-0. No Domingo fomos ao histórico de Espinho também perder por 3-1. O Espinho, relembro, foi a única equipa que conseguiu vender o CD Aves, primeiro classificado do campeonato. Tinha algumas expectativas em relação à Taça de Portugal, mas o foco está agora, exclusivamente, na subida de divisão. Duas derrotas fazem mossa na confiança em equipas sem mentalidade vencedora. Não é o caso! Ganhar!! Ganhar!! Ganhar!!

(2) Os seniores masculinos venceram os seus dois jogos por 3-0. Primeiro com a AA São Mamede e no Domingo, para a taça de Portugal, defrontando o CN Ginástica.

(3) O Marshall esteve no jogo contra a AA São Mamede, contrariando tudo o que se fui lendo sobre a ida para a Turquia. É uma boa notícia.

(4) O Twitter do voleibol sabe prestar um bom serviço (tem-no conseguido), contudo por algum motivo que desconheço, não o tem feito com a consistência devia neste 2019.

Pedido
Neste momento abro o post aos sportinguistas da Tasca. Na quarta-feira, dia 16 de janeiro, às 20 horas temos um jogo para ganhar. Defrontamos o MMP Ankara, clube que nos venceu na primeira mão desta eliminatória por 3-0. Agora precisamos de uma vitória de 3-0 ou 3-1, para jogarmos um Golden Set. Um set extra, uma espécie de penaltis no futebol, para apurar o vencedor do jogo. O adversário tem uma grande equipa e possivelmente, se nos eliminar, torna-se um dos favoritos a vencer a competição. Pois, se nos eliminar!

Desafio-vos, por isso, a deixarem umas palavras à equipa, a algum jogador ou ao treinador, de encorajamento para o jogo. Usem a caixa de comentários para o fazer. Mostremos como é que se motiva uma equipa.

Usemos Sportinguismo! Confiança! Motivação! Nós somos a força que vem de dentro!

Tenho a certeza que será escrita uma história bonita e que chegará aos jogadores porque alguns vão passando por aqui a ler o blog. As nossas palavras contam, e muito! Eu começo.

Humildade, sacrifício, enorme vontade de vender é isso que nos tem caracterizado durante toda a época. E agora, CLASSE e QUALIDADE. Vamos lá ganhar esta m****.” Em 2002 foi assim que o Pedro Barbosa falou antes de começar o jogo que decidia o título a nosso favor. Ganhar é um vício e a nossa equipa é composta por viciados, a começar pelo capitão. O João Simões dizia que quer estar na história do Sporting. Já está, claro! Mas aparecer o nome escrito com a caneta das competições europeias tem outra marca. Sejam aquilo que estão destinados a ser neste clube, os nossos vencedores“.

*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)