… Neto. Luís Neto. Ao que parece, o central português que termina contrato com o Zenit no final da época já se comprometeu com o Sporting, havendo apenas a dúvida se vem já em Janeiro ou se chega a Alvalade no arranque da próxima temporada.

Com 1,87 de altura, Neto foi do Varzim para o Nacional da Madeira, onde deu nas vistas e ganhou um bilhete de ida para Itália, onde viria a disputar 20 partidas a titular ao serviço do Siena, na série A. O Zenit contratou-o no final dessa época e foi na Rússia que o central português fez praticamente toda a sua carreira, sendo quase sempre primeira opção, tanto no campeonato como na Champions League, merecendo, inclusivamente, a chamada à selecção nacional.

Tendo em conta que tanto Coates como Mathieu têm contrato e a não ser que algum problema físico obrigue o francês a colocar um ponto final da carreira, confesso que a contratação de Neto foge um pouco ao que estava à espera. Não porque seja mau jogador, não porque não possa trazer experiência, antes porque damos mais um passo para a não renovação do centro da defesa.

Não querendo acreditar que Ilori venha mesmo a ser contratado e acreditando que André Pinto poderá ser negociado para outras paragens onde jogue mais, a próxima época teria que ser, forçosamente, a época em que se apostaria em Domingos Duarte, em que se fariam todos os esforços para recuperar Demiral e em que se percebia toda a valia de um miúdo chamado Guilherme Ramos, emprestado ao Mafra, centralão com estampa física e capacidade de sair a jogar.

Ir buscar Luís Neto não é scouting nem é apostar na formação. Há-de ser qualquer coisa que, a seu tempo, se perceberá.

Nota da Tasca: No texto original ainda me esqueci de outro central nosso, a fazer óptima época ao serviço do Moreirense, o Ivanildo Fernandes