Uma goleada impressionante, contra uma das boas equipas da série, acaba por marcar uma semana positiva, em que apenas os dois trambolhões seguidos dos sub23 entram nos destaques menos bons.

Os nossos Juniores venceram o Belenenses por 12×1 com um hat-trick de Félix Correia, uma manita de Tiago Rodrigues, bis de Hevertton e golos de Bernardo Sousa e Samuel Lobato. O excelente resultado não disfarça a péssima temporada que os juniores têm protagonizado até aqui, nem a clara incompetência do seu treinador em tornar a equipa competitiva e apelativa, mas permite-nos segurar o terceiro posto com mais segurança e estar a poucas partidas de garantir o acesso ao apuramento de campeão. Ainda assim, devemos classificar-nos a quatro pontos do Tondela e a uns humilhantes vinte pontos do Benfica.

No escalão de Juvenis mantém-se a igualdade pontual com o Benfica no primeiro posto, ainda mais potenciada pelo empate a uma bola do passado dia 12. Um resultado justo ao jogo disputado, numa fase em que o Benfica parece estar com mais golo que o Sporting. Gonçalo Batalha, médio de 16 anos, foi o marcador do golo leonino. Ele que leva a impressionante média de um golo por jogo (apesar da posição que ocupa).

Já os Iniciados solidificaram a liderança da sua série depois de uma goleada de 7-0 frente ao Real Massamá. Mateus Fernandes (2x), Tiago Sousa (2x), Lucas Anjos e Isnaba Mané foram os marcadores da vitória que permite ao Sporting isolar-se no comando com uma vantagem de 4 pontos (Benfica tem um jogo a menos).
Próximo jogo, dia 27 de Janeiro, joga-se o derby que ajudará a decidir quem termina esta fase no primeiro posto.

Para terminar, os nossos sub23 tinham a semana passada a oportunidade de passar para primeiro lugar na Liga Revelação. Não só perderam essa oportunidade de ouro como decidiram perder de novo frente ao Estoril. E mesmo tendo em conta que foram claramente prejudicados, a falta de garra e ambição nesta fase das suas carreiras não deixa de ser um sinal preocupante.
Com estes resultados, o Sporting está no terceiro lugar a três pontos do líder Benfica e a próxima partida será frente ao Belenenses.

Como nota final, o absurdo empréstimo de Daniel Bragança ao Farense. Não vou alongar-me de novo no talento de Daniel Bragança, por todos nós reconhecido, e na minha opinião de que já deveria ser opção na equipa principal do Sporting. Um empréstimo de uma das nossas maiores pérolas ao Farense (ou ao Paços de Ferreira) é uma falta de respeito pela nossa própria formação, é falta de amor próprio, falta de visão a médio prazo e tenho muitas dúvidas que jogadores com a qualidade de Elves e Daniel precisem de rodar na Segunda Liga para aprender algo sobre futebol.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)