Foi discutida esta manhã, em Reunião Plenária na Assembleia da República, a Petição n.º488/XIII/3.ª, referente aos 17 Campeonatos de Portugal realizados entre 1922 e 1938.

Deputados do PCP, CDS-PP, PS, PSD e BE fizeram o uso da palavra sobre a temática, deixando à apreciação da Comissão de Análise criada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a decisão sobre os Campeonatos Nacionais de Futebol que depois será votada em Assembleia-Geral da FPF, em data ainda a designar.

As melhores práticas internacionais (ver os casos de Itália e Alemanha), a consideração de 100 vencedores para o mesmo número de épocas e o pedido de uma resposta conclusiva e definitiva por parte da FPF foram alguns dos temas argumentados pelos deputados na discussão deste assunto.

O signatário da petição, Paulo Alexandre Silva Almeida, referiu no final do plenário que “o grande objectivo desta petição era levar este assunto à discussão na Assembleia da República, de forma a criar uma pressão junto da Federação Portuguesa de Futebol” e que “até hoje – e de forma formal – nunca se pronunciou sobre o tema”.

“Foi criada uma comissão de especialistas para análise do tema”, mas, segundo o signatário “para além de especialistas em Direito e História, seria importante juntar um especialista em linguística”, porque, como ironiza, “é fundamental esclarecer a diferença entre ser Campeão de Portugal e ser Campeão Nacional”.

Por último, o signatário esclareceu “que esta luta não é apenas pelos quatro Campeonatos de Portugal ganhos pelo Sporting Clube de Portugal, mas sim pelas 17 edições”: “E por aqueles jogadores ganharam em campo, com as regras da altura e com o aplauso dos adversários. Se Francisco Stromp (Sporting CP), Pepe (CF Os Belenenses), Pinga (FC Porto), Jorge Tavares (SL Benfica), Carlos Alves (Carcavelinhos) -só para citar alguns nomes- estivessem vivos, quem teria coragem para lhes dizer que afinal não foram Campeões de Portugal?”, questionou Paulo Almeida.

Podes conhecer em pormenor toda esta questão www.sporting.pt/averdade