No passado domingo, 7329 pessoas deram entrada no Estádio Abel Alves de Figueiredo, casa do Tirsense, para ajudar a equipa de Tonau a conquistar os três pontos e ultrapassar o adversário, Lourosa, na classificação.

Falamos de um jogo dos “distritais”. Falamos de um jogo que teve mais adeptos do que todos os jogos da primeira Liga, à excepção do Sporting vs Moreirense (30.121) e do Vit Guimarães vs benfic@ (22.841). De resto, o Tirsense x Lousada despertou mais interesse do que o Belenenses SAD x Tondela (1.521), Santa Clara x Marítimo (3.139), Aves x Vitória FC (1.617), Boavista x Portimonense (4.145), Rio Ave x Feirense (2052) e… Chaves x FC Porto (5.950).

Se recuarmos duas semanas, mais precisamente ao Dia de Reis, o Estrela da Amadora, que este ano voltou a ter equipa de seniores, recebeu o Belenenses, aquele que não quer ser SAD e que, por isso, disputa os “distritais”. Mais de 7 mil pessoas marcaram presença no velhinho José Gomes, algo que foi notícia pelo regresso do futebol paixão, longe das verdadeiras máquinas económicas.

«Jogar um jogo de distrital com mais de 7000 pessoas é surreal, não somos profissionais, mas sentimo-nos como tal. Fiz aquele percurso do túnel ao meio campo completamente arrepiado, a minha cidade estava ali», afirmou Ricardo Fernandes, camisola 7 do Tirsense, em declarações ao zerozero. «Depois de começar o jogo só pensava em oferecer a vitória aquelas pessoas todas. É um dia que vou guardar na memória e que queremos voltar a repetir».

Haverá vontade de deixar que isto se repita? Será este um sinal de que os adeptos estão cansados e clamam por um regresso às origens? Até onde deixarão que volte a manifestar-se o futebol paixão?