Que bom fim-de-semana este! Ganhar, ganhar e ganhar!! “Sporting Gosto Tanto! E Cada Vez Eu Gosto Mais!”. No voleibol também foram dias de alegrias e impulsionadores para o que aí vem. O próximo jogo da equipa masculina é, hoje, para as competições europeias e a equipa feminina jogará o CD Aves no Domingo.

Equipa Feminina.
Neste Domingo, em directo na SportingTV e ao som dos óptimos comentários de Solange Rodrigues, o Sporting venceu o Marítimo. O resultado de 3-0 espelha o que se passou no jogo. A equipa da Madeira é esforçada, tem uma jogadora de outro campeonato, no entanto como equipa tem algumas dificuldades. Serviu para preparar e motivar todas as atletas para o próximo embate. O próximo jogo não decide nada no que respeita ao campeonato, mas será de extrema importância porque é com o CD Aves. O primeiro classificado terá de sair do PJR com uma derrota porque representará, aquilo que em inglês se diz, um statement. Uma declaração de presença e de luta para a fase decisiva que se aproxima. Ganhar, ou até uma derrota cheia de “relva comida”, será uma transparência da vontade de vencer o campeonato e subir de divisão. Neste jogo com o Marítimo, o treinador Rui Costa mostrou que todas serão precisas, utilizando praticamente todas as nossas craques. Vamos a elas:

4 – Sarra Serrano (c): Sempre bem no serviço onde se voltou a destacar. Achei que não entrou bem no jogo, principalmente com o passe para a entrada. Terá um papel importante na fase decisiva.
20 – Beatriz Rodrigues: A crescer imenso. A Beatriz do mês de Setembro e esta são pessoas diferentes. Está a evoluir monstruosamente. Duas notas de elogio: (1) Passe para a Kate está no ponto e (2) bola a um pé também está muito boa!
6 – Dalliane Dias: Há um estilo de bola que já lhe pertence. A “china” (a bola que vai bater à zona 2) está com uma eficácia elevadíssima e é a sua bola de confiança.
8 – Rita Mira: Esteve bem no jogo. Faz um bloco importante a fazer o 14-14 no 3º set numa altura que era importante pontuar.
7 – Natalya Haramisiyv: O destaque é todo para ela no final do jogo. Primeiro com um grande bloco aos 23-18 e, de seguida, deu-nos a vitória com um ataque numa bola rápida no meio.
14 – Bárbara Pereira: Será que a Bárbara obriga a que a primeira bola do jogo seja sempre sua? Que resulta, resulta. Sempre ponto! Destaco uma defesa fantástica aos 23-15, que mostra que, para além do bloco e ataque, também é competente a defender.
2 – Catarina Barbosa: Gosto muito do seu jogo. Gosto da entrega, da concentração e da qualidade que coloca em cada movimento. Teve bons rasgos, como uma bola muito boa, rematada à linha, aos 7-5, no entanto, já vi muito melhor. Pareceu-me que está com a confiança em índices baixos. É uma jogadora importante na equipa e será também essencial na fase final.
3 – Fernanda Silva: Craque! A Fernanda é um pilar de qualidade nesta equipa e não é por acaso que não é substituída. Bem a servir, bem a atacar, bem a defender e a receber. Creio que a bola de zona 6 lhe baixa a confiança porque lhe tira eficácia no remate.
19 – Luísa Vitorino: (Penso que) não jogou. Ainda assim merece uma palavra porque já reparei nela em outros jogos. Fortíssima no ataque! Um braço rápido, perigoso e eficaz. Ainda com margem de evolução ao nível da recepção, mas tudo a seu tempo.
11- Maria Palma: Foi daqueles jogos que a Maria atacava e elas estavam sempre a defender. Se a mim já me irritava a bola não cair, imagino à Maria que continuava a insistir no ponto. Há dias assim. Começou por tremer na recepção, mas foi acertando até ao fim do jogo.
13 – Mariana Veiga: Muito bem na recepção. Segura e com a tranquilidade necessária para a posição de líbero. O facto de ser discreta durante o jogo, não lhe tira importância nem qualidade. Bom jogo.
17 – Matilde Saraiva: A nossa segunda líbero este domingo entrava apenas para defender, à semelhança do João Fidalgo na equipa masculina. A defesa foi um ponto fraco de toda a equipa neste jogo, por isso pode ser um reforço interessante para ajudar a melhorar.
15 – Rachel Cox: Um reforço! A Beatriz deu-lhe bola e Rachel fazia ponto. Motivada, eficaz e com uma recepção muito segura. A Rachel é uma agradável surpresa e, agora, as expectativas começam a ficar altas.
18 – Kate Yeazel: Pontuadora. Teve igualmente muitas bolas servidas pela Beatriz e foi correspondendo sempre muito bem. Fez imensos pontos e chegou a esta equipa em boa forma. A Kate é o reforço que precisávamos. Ataca quase a totalidade das suas bolas na diagonal, por isso terá de rever este pormenor para não se tornar previsível. Ainda assim, fantástica!

Próximo jogo:
Domingo, 11h no Pavilhão João Rocha
Vs CD Aves

sporting-ankara

Equipa Masculina
Mais um jogo, mais uma vitória. Não é necessariamente verdade que tenha sido um jogo fácil, mas foi a vitória da melhor equipa. Posso dizer que estamos no melhor momento da época e o jogo com o AJ Fonte Bastardo vem no timing certo. Neste último jogo há três jogadores que se destacaram: Marshall, Wallace e Sanches.

Os dois primeiros são mais conhecidos porque apresentam-se como habitais titulares, tendo tido já muito destaque nesta época. Voltámos a ter um Leonel Marshall pontuador, atingindo uns óptimos 18 pontos. Destaque para o Wallace que está melhor a cada dia que passa. Este é um jogador crítico para o nosso sucesso este ano. O Hélio Sanches tem perdido a titularidade nos jogos mais importantes, mas é um jogador a ter em conta. Com o Famalicense faz 10 pontos e assume a vontade de querer ganhar a titularidade.

Próximo jogo:
Hoje, 20h no Pavilhão João Rocha
Vs AJ Fonte Bastardo
CEV Challenge Cup

Falei na semana passada sobre o problema do pavilhão vazio em jogos importantes. Hoje há mais um jogo decisivo e domingo há um outro importante! Estou muito expectante em perceber como estará a lotação do pavilhão em ambos os jogos.

No domingo, dia de dérbi no futebol, vai haver muitos sportinguistas logo pela manhã em Alvalade. As meninas mereciam uma moldura humana “à Sporting” para o jogo com o CD Aves. Há tempo para preparar este momento. Apesar de não conhecer a equipa adversária, quero acreditar que estamos preparadas para ganhar este desafio.

Para hoje, a divulgação praticamente não existiu o que não ajuda a alertar os leões para este embate. Espero que as claques se tenham mobilizado e encham o seu sector fazendo o ambiente ferver. Precisamos de uma vitória por 3-0 ou 3-1 para irmos aos Açores confirmar a nossa (possível) superioridade qualificando-nos para as meias-finais da CEV Challenge Cup.

Notas finais:
(1) Excelente acção da equipa masculina de voleibol, visitando a escola do Lumiar e levando a modalidade e o Sporting aos mais pequenos.
(2) Ontem, no programa Dia Seguinte, o Rodrigo Roquette deu os parabéns à equipa de voleibol masculina do Sporting pelo seu trajecto nas competições europeias. Boa forma de levar a modalidade aos directos da televisão e serviu como lançamento ao jogo de hoje.

Vamos lá ganhar isto!!

*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)