O Museu Sporting é um dos participantes no Cinefoot Portugal, um festival de cinema que aborda a relação entre o Desporto e a Sociedade, a decorrer de 1 a 3 de Fevereiro no cinema São Jorge (se clicares aqui podes ver um excerto do filme sobre a inauguração Estádio José Alvalade, em 1956)

E já que falamos de história, a 1 de Fevereiro de 1994, o então presidente do Sporting, Sousa Cintra, inaugurou o Museu – Sala dos Troféus do Sporting no Estádio José Alvalade, com a presença do Presidente da República dr. Mário Soares.

Sem grandes preocupações de ter um discurso expositivo, o Museu – Sala dos Troféus mostrava as principais taças e medalhas conquistadas não só pelo futebol leonino, mas também pelas diversas modalidades. Eram ainda expostos alguns objectos referentes à história do Clube, como reproduções dos documentos da fundação, fotografias das diversas e instalações desportivas, as bolas de alguns jogos históricos como a final da Taça das Taças, e a última bicicleta e camisola amarela de Joaquim Agostinho. Já nessa altura eram expostas menos de metade das peças, estando o resto nas reservas, e ainda em diferentes partes do Estádio José Alvalade. Era então Maurício do Vale o director do museu. Para realizar as obras necessárias foram mobilizados os sportinguistas, que através da Campanha pr’ó Museu doaram quase seis mil contos.

Em 1995, a Conservadora-Restauradora Lúcia Paula Santos ganhou um concurso público aberto pelo Sporting para o cargo de conservadora. O museu, sob sua orientação, deixou de ser “apenas” um repositório de troféus, e tornou-se principalmente uma instituição cultural forte e organizada, cumprindo as funções de recolha, inventário e registo, conservação, investigação, e divulgação cultural e educativa, próprias de um museu. Nessa altura foram também realizadas exposições externas com peças do museu, como por exemplo a exposição “Alvalade Século XXI, Passado, Presente, e Futuro do Sporting”, realizada em 1998 numa iniciativa da Junta de Freguesia de Alcântara em conjunto com o Núcleo Sportinguista “Leões de Alcântara”.

Desde o momento em que foi decidido criar o Complexo Alvalade XXI foi decidido ter um espaço museológico sobre a história do Clube, com as novas tecnologias presentes, incutindo ritmo e emoção. Mário Casquilho foi indicado em 2000 para liderar a concepção e realização do projecto. A forma dinâmica como os temas são tratados levou ao abandonar da expressão “Museu do Sporting”, substituído por “Mundo Sporting – Viagem ao universo leonino”.

Como o Sporting tinha, para além das taças e troféus, pouco espólio histórico e poucas fotografias, recorreu-se à ajuda do director do Museu de Leiria, José Bernardes Dinis, e ainda José Manuel Castanheira da Silveira e dr. Artur da Cunha Rosa, antigo director do Boletim do Sporting e do Jornal Sporting, conseguindo-se assim preencher as lacunas encontradas. Foram também inúmeros os objectos cedidos ao Clube por sportinguistas, que assim preferiram partilhá-los, enriquecendo a memória colectiva do Sporting Clube de Portugal.

Os principais critérios na concepção do Mundo Sporting foram, em primeiro lugar, o respeito por todos os atletas, técnicos, dirigentes, associados e funcionários; uniformidade de selecção e destaque de atletas e modalidades; referenciação de factos de inquestionável relevância da vida do Clube, privilegiando a instituição em detrimento do indivíduo, mas referenciando sempre as pessoas marcantes.

O novo Museu Mundo Sporting, situado no Complexo Alvalade XXI, foi inaugurado, quatro anos depois de iniciado o projecto, a 31 de Agosto de 2004 pelo então presidente do Sporting Clube de Portugal, Dr. Dias da Cunha, na presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Eng. Carmona Rodrigues. O seu primeiro director foi Mário Casquilho.

O Mundo Sporting tem 1000 metros quadrados. Na entrada está um posto informático, onde pudemos consultar a constituição dos orgãos sociais e directivos do clube, ao longo dos anos, esta sala está forrada com imagens dos adeptos e das modalidades que dão vida ao clube. Após uma recepção que reproduz a Sala da Direcção com o mobiliário original, o Museu está dividido em oito áreas, onde os Sportinguistas e todos os desportistas podem viver mais de 100 anos de uma história ímpar a nível nacional e internacional.

A primeira área apresenta “Um Grande Clube”, com os símbolos do Sporting, as suas modalidades e os seus atletas. Um vídeo vai mostrando todos os emblemas que o clube já adoptou. Em cada vitrine estão expostos apenas alguns exemplares dos troféus que cada modalidade foi conquistando, como também alguns objectos referentes à modalidade. Destaca-se um exemplar da sapatilha de um norte-americano, que actuou na equipa de basquetebol, cujo tamanho é o número 52. Na segunda área descobrem-se “As Origens”, com a evocação do Visconde de Alvalade, e José Alvalade, os fundadores.

A terceira área mostra “Os Primeiros Anos de Clube”, com a história do início, os primeiros símbolos e documentos (está exposta uma cópia dos primeiros estatutos do clube), os presidentes, as primeiras competições e as primeiras taças, os estádios e as sedes.

A quarta área é dedicada à “Grandeza do Sporting”, ou seja o Sporting no mundo, com os seus Núcleos, Filiais, Delegações e Organizações, e ainda os inúmeros troféus, os grandes jogadores e atletas, as Taças Europeias.

A quinta área é denominada “Uma Intensa História”, desde a cronologia dos eventos do Clube aos Cinco Violinos, a Taça das Taças, a pista tartan do antigo Estádio José Alvalade, e o Sporting actual. Destacam-se, também, as digressões que o Sporting foi fazendo, uma das quais a ida à China, onde o Clube foi presenteado com dois leões chineses de enorme beleza, uma ida ao continente Africano, estando exposto dois enormes dentes de marfim, ganhos numa competição que lá ocorreu.

A sexta área, “Entrada em Campo”, reproduz a entrada dos jogadores no campo, com os visitantes a passarem por uma reprodução do túnel de acesso, onde nas paredes vai passando um vídeo com as entradas dos jogadores, dando a noção que acompanham o visitante na entrada para o campo. Chegando depois à sala que simula o relvado, há uma máquina que pulvuriza o ar com um cheiro a relva, de modo a tornar o ambiente o mais parecido possível com o relvado.

Chega-se então à sétima área, a “Paixão Sporting”, onde um audiovisual com 10 minutos de duração mostra a glória do Clube. Finalmente na oitava área, “Todo o Sporting”, estão disponíveis informações mais detalhadas sobre a história e actualidade do Sporting Clube de Portugal.

Em 2013, já com Bruno de Carvalho como Presidente do Sporting, a Diretora de Serviços do Museu Mundo Sporting Lúcia Paula Santos realizou a primeira exposição temporária no museu, sobre o Kickboxing do Sporting, a qual foi inaugurada a 30 de Novembro desse ano. As exposições temporárias, além de permitirem dar relevo a aspectos particulares da vida e história do Clube, trazem também nova uma dinâmica, sendo motivo para visitas repetidas ao museu. Depois, a exposição deixou o Museu Mundo Sporting e foi em itinerância para o Museu do Sporting em Leiria.

Em Abril de 2014, foi a vez de ser apresentada uma exposição temporária com temática incidindo sobre a secção de Capoeira do Sporting, apresentando objectos e textos alusivos a esta arte marcial. A exposição foi coordenada por Lúcia Paula Santos, e com o apoio do Mestre Nelson Barros. Em Dezembro de 2014 foi inaugurada uma exposição subordinada ao tema “O Basquetebol no Sporting: O futuro é nosso!”, que contou com o apoio da Secção de Basquetebol e com diversos antigos atletas e dirigentes a contribuirem com o seu espólio. Em 2015 foram organizadas exposições sobre as camisolas Stromp, e sobre o Tiro com Arco.

Em Março de 2016 o historiador Ricardo Serrado tornou-se responsável pelo Museu, implementando um projeto de remodelação que contou com o apoio da Wiki Sporting para a consultadoria e produção de conteúdos, ao abrigo de um protocolo então celebrado entre o Sporting Clube de Portugal e a Wiki Sporting. A remodelação foi completa, mudando tanto os conteúdos como o discurso expositivo do Museu, o qual se passou a chamar simplesmente Museu Sporting aquando da reinauguração, que ocorreu a 2 de julho de 2016.

informação retirada da Wiki Sporting