Saiu a lista de convocados para o dérbi e diria que a nota de maior destaque é a ausência de Acuña. Até podem dizer-nos que está com problemas físicos, tal como Mathieu, mas se no que toca ao francês todos sabemos que sim, que está lesionado (e, por isso, não convocado), no caso do argentino creio ser um sinal claro de que vai mesmo sair. Tinha ideia que “o ovo” ia jogar os dois dérbis, mas às tantas despediu-se dos adeptos com a conquista da Taça da Liga.

A propósito de lesionados, tenho pena que Montero volte a ficar de fora quando, supostamente, já treina com a equipa desde a véspera da meia-final da Taça da Liga.

Borja e Ilori são as novidades, Miguel Luís e Francisco Geraldes as ausências mais notadas e Doumbia passou de titular a não convocado.

E já que falamos de Doumbia e de Francisco Geraldes, ontem o dia terminou com a notícia de que ambos não foram incluídos na actualização da lista de jogadores inscritos na Liga Europa.

As regras permitem “trocar” três jogadores por esta altura e para os lugares de Carlos Mané e Battaglia entraram Tiago Ilori, Luiz Phellype e Cristian Borja.

Assim sendo, a lista de jogadores que estarão à disposição para defrontar o Villareal são:
Guarda-redes: Salin e Renan Ribeiro
(+ Max via lista B)

Defesas: Coates, Jefferson, André Pinto, Ristovski, Mathieu, Bruno Gaspar, Borja, Ilori
(+ Abdu Conté e Thierry Correia via lista B)

Médios: Bruno Fernandes, Marcos Acuña, Raphinha, Petrovic, Wendel, Gudelj, Nani
(+ Miguel Luís, Bruno Paz e Diogo Brás via lista B)

Avançados: Montero, Luiz Phellype, Diaby e Bas Dost
(+ Jovane e Pedro Marques via lista B)

A ausência de Doumbia confirma o que Frederico Varandas deixou claro ontem, na entrevista à RTP, onde os reforços foram analisados como escolhas para um médio e longo prazo, já a de Geraldes deixa-me a pensar se ele terá estado inscrito na Liga Europa pelo Eintracht Frankfurt (se souberem, cheguem-se à frente) ou se devo agarrar-me à esperança de que esteja apenas a pagar o preço de ter estado tanto tempo parado…