Neste fim de semana, todas as equipas do nosso Futebol Feminino estiveram novamente em actividade.

No Sábado, 2 de Fevereiro, realizaram-se os jogos das competições de Formação. Os locais, horários, resultados e goleadoras SCP foram os seguintes:
11:00 – Estádio Universitário – Campo 6 – 13ª jornada Campeonato Distrital Sub13 (futebol de 7 Masculino) D2 da A.F.L. – EF Belém “E” 7- Sporting CP 2.
Ambos os golos das leoazinhas foram marcados por Lara António.
De referir, neste jogo a boa réplica e o bom futebol praticado pelas nossas infantis (10 aos 12 anos) competindo com os rapazes do EF Belém, que lidera o grupo. A salientar também a maturidade competitiva que as meninas vão adquirindo pois, apesar de jogarem num contexto competitivo muito difícil, quase nunca “desmontam” o seu jogo ou quebram o seu ritmo. A demonstrar o sucesso formativo e o crescimento como atletas. Daqui a mais sentida reverência à atitude de garra leonina, à enorme vontade de aprender, ao profundo sentido de responsabilidade e compromisso e à saudável alegria e felicidade com que disputam TODOS os jogos. A merecerem todo o apoio da família sportinguista!

12:00 – Estádio F. Lázaro – 13ª jornada Campeonato Distrital Sub17 (futebol de sete)- da AFL (1ª Fase) – Futebol Benfica B 0 – Sporting 12.
Os golos SCP foram de Nádia Bravo (3g, defesa,14 anos), Andreia Bravo (2g, meio-campo, 13 anos), Iara Gonçalves (2g, avançada, 13 anos), Maria Ferreira (2g, defesa,13 anos), Marta Galvão (1g, defesa, 14 anos), Maria Cavalheiro (1g, avançada 14 anos), Cristiana Martins (1g, avançada 14 anos) e um auto golo.
A saliência deste jogo, mais uma vez, vai para a exigência competitiva que é que é imprimida na nossa formação: 12 golos num jogo fora de casa, no escalão sub 17, sendo metade deles apontados por meninas com idade de sub13 e os restantes por meninas com idade de primeiro ano de sub15.

15:00 – Academia Sporting – Campo 6 -15ª jornada da 1ª fase do campeonato Nacional sub19 (futebol de 9) – Sporting CP 9- Ginásio Alcobaça 0.
Os golos SCP foram de Mariana Rosa (2g, defesa, 17 anos); Joana Dantas (2g, meio-campo 15 anos); Carolina Beckert (1g, defesa, 18 anos); Bárbara Lopes (1g, meio-campo, 17 anos); Margarida Caniço (1g, avançada, 15 anos); Marta Ferreira (1g, meio-campo, 16 anos); e Nicole Araújo (1g, avançada, 16 anos).
Também aqui, estamos a utlizar maioritariamente jogadoras 1 ou até 2 escalões etários abaixo do escalão da competição. Com a dificuldade acrescida, para algumas delas de jogarem sábado futebol de 9 nas sub19 e no domingo seguinte, futebol de 11 na Equipa B, do escalão sénior. Marta Ferreira, de 16 anos, por exemplo, jogou nas sub19 e marcou 1 golo (seriam 2 se a árbitro tivesse boa visão, e assinalasse a bola que entou e saíu, na execução perfeita de um livre “de barreira”) e voltou a jogar e a marcar (4 golos!!) no dia seguinte na Equipa B senior.

festa-leoas

Já no Domingo, 3 de Fevereiro, realizaram-se as partidas a contar para as 2 Divisões do Futebol Sénior, entrando em acção a nossa equipa principal e a Equipa B (composta quase exclusivamente por junioores e que compete na 2ª Divisão senior). Os locais, horários, resultados e goleadoras SCP foram os seguintes:
14h00m – Estádio Aurélio Pereira – 15ª Jornada Liga BPI – Sporting 4-Marítimo 0.
Os golos SCP foram de Neuza Besugo (1g, meio-campo, 19 anos); Carole Costa (1g, defesa, 28 anos); Carolina Mendes (1g, avançada, 31 anos); Nevena Damjanovic (1g, defesa, 25 anos).
O resultado parece relativamente volumoso, mas quem tenha assistido ao jogo (finalmente com transmissão na Sporting TV), poderá ter percebido que esse resultado é duplamente enganador. O domínio foi total e não se regista uma jogada de verdadeiro perigo das insulares em toda a partida, tendo sido várias as ocasiões de golo eminente falhadas pelas nossas jogadoras.

Mas, por outro lado, a resitência defensiva durou praticamente uma hora e foi necessária a entrada da jovem Neuza Besugo, para na 1ª vez que toca na bola partir para o golo que abria o activo e descomplicava o jogo. A partir daí as insulares quebraram física e animicamente e a sucessão de golos (3) não foi mais volumosa porque as leoas continuaram algo perdulárias no momento da finalização.

15h00m – Estádio Universitário, Campo 5 – Campeonato Nacional da 2ª Divisão- Sporting B 15-Vidreiros 0.
Os golos SCP foram de: Vera Cid (5g, meio-campo, 16 anos); Marta Ferreira (4g, meio-campo, 16 anos); Inês Macedo (3g, avançada, 18anos); Beatriz Conduto (2g, avançada, 18 anos); Inês Gonçalves (1g, defesa,17 anos).
Esta equipa é um misto de continuidade e reforço do trajecto formtivo e da rodagem e recuperação competitiva de jogadoras menos utilisadas (ou vindas de lesão) na equipa principal. Atentando às idades das goleadoras percebemos que a vertente mais importante é a formativa. Finalmente uma palavra especial para estas jovens que se desdobram entre a sua formação académica, os 3 treinos semanais e as 2 competições em cada fim de semana. É bom todos termos a noção dos sacrifícios, do rigor, da auto-disciplina e do amor à modalidade e ao Clube, para podermos ser mais justos e assertivos em toda e qualquer avaliação que delas façamos.

Pela minha parte, não me canso de manifestar a minha enorme gratidão de sportinguista por todo o orgulho que acrescentam a esse meu sportinguismo. Porque é nessa vontade, garra, entrega, dedicação, devoção e compromisso que se constrói o sucesso e se dignifica o Clube.

Soube, por via de um comentário de um tasqueiro que não tive ainda a honra e o prazer de conhecer pessoalmente (o Escondidinho), que segue os treinos do râguebi no Pólo EUL, que o mesmo chamou a atenção de atletas e treinadoras da formação do Futebol Feminino para esta crónica semanal. Contou ele que a reacção das meninas começou por ser de espanto e, depois um misto de orgulho e de responsabilização. Fico imensamente feliz por isso. E, mais uma vez, grato! Porque, como afirmou William Shakespeare, “a gratidão é o único tesouro dos humildes”. E também por ser este mais um sinal sinal do papel que esta Tasca pode desempenhar no contributo para o sucesso do nosso Sporting.

NÃO HÁ DESCULPAS!!!
Um abraço e saudações leoninas

* às segundas, o Álvaro Antunes faz-se ao Atlântico e prepara-nos um petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino