“O silêncio é a mais perfeita expressão do desprezo” escreveu Bernard Shaw. E só para chatear, por seu turno, Aldous Huxley afirmou que o “silêncio está tão repleto de sabedoria e de espírito em potência como o mármore não talhado é rico em escultura”. Contradições intelectuais tão precisas quanto as contradições de ditados populares: “quem espera sempre alcança, quem espera desespera”. Silêncio e espera, da quebra desse mesmo silêncio – Haverá algo mais inquietante do que isto, na relação dos adeptos e sócios com o recente eleito (em Setembro) Conselho Directivo liderado por Francisco Varandas?

Será estratégico? Será falta de estratégia? É o quê? Este silêncio e esta espera têm sido perturbadores, sobretudo quando existe uma óbvia agitação em torno do Futebol, resultado dos péssimos resultados que atiraram a equipa para um desconfortável 4º lugar, e em que a maior parte das exibições deixam fracas perspectivas de se imaginar um futuro próximo mais risonho, e resultado também de alguns atos de gestão (duvidosos) relativos a este mercado de Inverno. Já para não falar da ausência de comentários relativamente a arbitragens perniciosas, tanto no Futebol Masculino, tanto no Futebol Feminimo. E já para não falar no passado recente…

Mas pior do que não abrir o bico, é não abrir o bico para se justificar porque não se abre o bico. E isso cria tensão inevitavelmente. Cria duvida, cria angustia, cria perplexidade, cria espanto, cria até desmotivação, porque se alastra um sentimento de impotência, e ninguém pode culpar ninguém sobre teorias que se vão criando acerca dos diversos aspectos da problemática do universo leonino. Se as chamadas teorias da conspiração podem brotar, é plausivel culpar a atual estratégia comunicacional (ou ausência dela) do actual CD, porque este se fechou sobre si, e consequentemente se afastou da massa leonina, que só pode dissertar entre si.

Porque saiu Nani? Porque saiu Montero? Foram empurrados? Foram saneados? Foi um acto de gestão? E porque foi um acto de gestão? E porque não se interpelou relativamente ás arbitragens no Futebol Masculino e Feminino? Interpelou-se? Como? A aposta da formação, é a sério? Podia-se ter segurado o Tiago Djalo? Há vários jovens com contrato a acabar…Hã… E dizem rumores que querem propor alienar a maioria da SAD? Querem por o Pavilhão na SAD? As modalidades estão seguras? Como estão as finanças? – Mais questões podiam ser acrescentadas, mais teorias podiam constar do rol, mas mais que essa soma de questões e preocupações, o que mais perturba é a possibilidade de estar a ser construido um paradigma vanguardistico, em que os socios só contam no acto de votar e não devem imiscuir-se nas questões prementes do clube; um paradigma em que um Conselho Directivo se considera completamente iluminado pelas suas certezas e sabedoria superior e não tem que dar cavaco à sua massa associativa.

Não são só os maus resultados que criam desmobilização, é também a alienização dos adeptos na parte comunicacional que cria declives perigosos. Passamos de um periodo de ruido pornográfico em torno do clube, para uma falta de ruido que cria zumbidos potencialmente alienadores. Um fosso tão grande entre as organicas do clube não é benefico e trará perigos no longo prazo, e ninguém quer acreditar que isso possa ser a estratégia – a desmobilização para que possa acontecer algo lesa-pátria.

Por isso Express Yourself Mr. Varandas. Mesmo, meio a gaguejar, diz para onde queres ir, e para onde não queres ir; diz quais são os constrangimentos do momento, quais as dificuldades; faz um balanço destes primeiros 6 meses; diz lá alguma coisa das implicações das decisões da Comissão de Gestão no presente; também as do tempo de Bruno de Carvalho (não há que ter medo); o plantel já tem qualidade agora?; vai haver dinheiro para investir?; vai ter que se apertar o cinto?; o que seja, fala porque nós não queremos só ir à bola.

Cause if I strike, it ain’t for your good health
But I won’t strike if you just (Express yourself!)

PS: Express Yourself também notáveis, que parece que hibernaram. Pode ser que seja das alterações climáticas…

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Montenegro
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para atascadocherba@gmail.com