Este foi mais um fim de semana de afirmação do nosso Futebol Feminino. Os escalões mais jovens, Sub13 e Juvenis sub17, folgaram por estarem paradas as suas competições devido às férias de Carnaval. Também houve interrupção da Liga BPI, ou 1ª Divisão senior, mas devido aos compromissos da Selecção Nacional A no já muito prestigiado Torneio Internacional do Algarve. Assim, tivemos os seguintes resultados (e respectivas “fichas de jogo”).

Sábado, dia 2, 15h00m, Estádio do Complexo Desportivo de Rio De Mouro, Campeonato Nacional de Juniores sub19, Futebol de 9, 1ª Fase, Série E, (última jornada). Sporting CP 8 – Rio de Mouro 0: as nossas Juniores carimbaram a passagem à 2.º fase. Os golos leoninos foram marcados por Marta Ferreira (2 golos, 16 anos, 1,64m), Raquel Ferreira (2 golos, 17 anos – 7 fever.), Margarida Caniço (2 golos, 16 anos -8 fever.), Bárbara Lopes (1 golo, 17 anos – 15 janei.) e Nicole Araújo (1 golo, 16 anos).

Domingo, dia 3, 11h00m, Estádio Universitario (Campo Nr.5), Campeonato Nacional Senior da 2ª Divisão, Série D, Jornada 18 (última) – Sporting CP B 15- UFC Almeirim 0: a vitória da nossa equipa B confirmou o acesso à Fase final do Campeonato. Os golos foram marcados por Marta Ferreira (6 golos, 16 anos, 1,64m ), Alicia Correia (2 golos, 15 anos), Inês Gonçalves (3 golos, 17 anos), Maria Joao (2 golos, 17 anos), Nicole Araújo (1 golo, 16 anos) e Beatriz Conduto (1 golo, 18 anos).

De salientar o facto de várias atletas terem disputado os 2 jogos acima citados, com um intervalo de apenas 20 horas de diferença entre ambos. E com a peculiaridade de o jogo de sábado ser de futebol 9 e do escalão sub 19 e o de domingo ser de futebol de 11 e do escalão sénior. Mas basta repararmos na vasta lista de goleadoras e apenas 1 Beatriz Conduto tem idade de sub 19 (e jogou o jogo das séniores); todas as outras têm idade de sub17.

Duas repetiram, não apenas os jogos, mas também o seu contributo com golos para os mesmos: a inevitável Marta Ferreira, de 16 anos, que marcou 2 golos na vitória das sub19 em Rio de Mouro na tarde de sábado e voltou a marcar na goleada às seniores do Almeirim, desta vez a módica quantia de 6 (seis!) golos; mas também uma outra jovem de 16 anos, Nicole Araújo, marcou nos dois jogos, um golo em cada. Se a apetência para o golo da Marta é notável, quem veja a Nicole Araújo a jogar nunca deixará de se maravilhar com a sua qualidade técnica.

No que se refere ao compromisso da principal equipa das quinas, nove atletas leoninas foram convocadas para a Selecção Nacional A, para disputar disputar a Algarve Cup, que se realiza de 25 de Fevereiro a 10 de Março. São elas Carole Costa, Patrícia Moraes, Tatiana Pinto, Diana Silva, Carolina Mendes, Inês Pereira, Ana Capeta, Bruna Costa e Joana Martins (as duas últimas cumprem a primeira convocatória para competições da Selecção A).

No primeiro jogo luso do Torneio, frente à poderosa selecção sueca, participaram cinco leoas: Inês Pereira, Carole Costa, Tatiana Pinto, Ana Capeta e Diana Silva. Portugal venceu por 2-1 e Diana Silva marcou o último golo luso. Portugal que integra e comanda o grupo D, defronta hoje, 2ª Feira, dia 4, a selecção helvética, bastando um empate para garantir lugar na meia-final do Torneio.

diana-silva

A competição senior principal de Clubes, a Liga BPI, só regressará, por força destes compromissos da Selecção A, no dia 16 de Março, cabendo ao Sporting deslocar-se a Albergaria, ao Estádio Municipal António Augusto Martins Pereira , para, num jogo com início previsto para as 15h00m defrontar o actual 4º classificado da competição. Já o Braga, único competidor na luta pelo Título, terá uma curta deslocação ao Porto, para, no mesmo dia e à mesma hora, defrontar o Boavista que terá como sua casa, o Estádio do Parque Desportivo de Ramalde (do INATEL),

Até lá, contentemo-nos em apoiar a selecção das quinas e em especial leoas que a representam, desejando-lhes óptimo sucesso e que este seja mais um passo na valorização das suas carreiras.

* às segundas, o Álvaro Antunes faz-se ao Atlântico e prepara-nos um petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino