9 SÁB – 11:00 – Estádio Francisco Lázaro (Lisboa)
Juvenis sub17 – Futebol de 7 – 1.ª Jornada da Fase de Apuramento de Campeão Distrital, Campo Francisco Lázaro (Lisboa)
CF Benfica 2 – 5 Sporting CP
Golos das leoas apontados por Andreia Bravo (3 golos, meio-campo, 13 anos), Nadia Bravo (1golo, defesa, 14 anos) e Marta Melão (1 golo, defesa, 13 anos).
A Guarda-Redes Inês Dias (16 anos feitos no 1º de janeiro), lesionou-se com alguma gravidade e vai ser forçada a uma paragem que poderá ser prolongada. Os sinceros desejos de uma rápida recuperação, por forma a ainda contribuir nesta fase decisiva de apuramento de campeãs. A baliza deverá ficar entregue a Catarina Potra, jovem que com apenas 13 anos, já alinhou pela nossa equipa senior B no Campeonato Nacional Senior da 2ª Divisão.

09 SÁB – 11:00 – Estádio Universitário Lisboa, Campo 6
Infantis (Jun D2, Masculinos) – Futebol de 7 – 17.ª Jornada – Série 2
Sporting CP 2 – 0 SMD Caneças. Ambos os golos das leoazinhas foram apontados por Lara, a nossa goleadora deste escalão.
De salientar, mais uma vez que estas meninas cm idades entre os 10 eos 12 anos, participam numa competição em que as outras equipas são de meninos com 12 e 13 anos! Esse facto não as impede de jogarem um belíssimo futebol, desinibido, com enorme alegria e espírito colectivo. Mesmo sabendo que vão perder várias vezes, honram como ninguém o leão rampante e a listada verde e branca e superam todas as dificuldades, sabendo que saem de cada jogo melhores do que quando o começaram. ISSO É FORMAÇÃO! Na qual, repito, participam com muita competência e assertividade as equipas técnicas, mas também os pais, familiares e amigos das jovens atletas. Mais uma vez parabéns a todos(as) e o muito obrigado leonino.

Para que conste, apesar da potencial desigualdade competitiva (tida como um incentivo à superação), as leoazinhas estão num brilhante 7º lugar da sua Série, entre 13 equipas inscritas à partida. E, mais importante que isso, melhoram o seu futebol e a sua auto-estima em cada seman que passa.

Por falar em goleadoras, uma palavra para um caso sério da nossa Formação no Feminino. Refiro-me à Marta Ferreira que, com apenas 16 anos, alinha com regularidade quer nas sub19 (disputando o Nacional do Escalão em futebol de 9) quer na nossa equipa B (disputando o Campeonato nacional da 2ª divisão Senior em futebol de 11). Os números são deveras impressionantes: na prova junior marcou 21 golos em 12 jogos e na prova senior já facturou por 40 vezes em 16 jogos. A menina com idade de 10 ano de sub17, tem uma média de golos marcados nas juniores de 1,75 golos por jogo e nas seniores de 2,50 golos por jogo. O total de nas duas competições é de 61 golos marcados em 28jogos que confere uma média total de 2,18 golos por jogo. ABSOLUTAMENTE IMPRESSIONANTE! Para mim e com um média tão expressiva quanto precoce, passa já a ser a Marta “Peyroteu” Ferreira!

Curiosa a sua utilização apenas como suplente no jogo internacional de preparação da nossa selecção sub17 contra as nórdicas da congénere da Finlândia. Já Bárbara Lopes (defesa, 16 anos), Andréia Jesus Jacinto (16 anos) e Alícia Correia (15 anos) foram titulares nessa partida que Portugal perdeu por 3-4: Bárbara Lopes apontou 2 dos 3 golos e Andréia Jacinto foi a capitã de equipa.

martaferreira

Tendo em conta o trabalho de excelência que tem vindo a ser feito nos nossos escalões de Formação, faço daqui um Apelo aos Tasqueiros: na 5ª ou 6ª feira de cada semana, verifiquem na Agenda da página web do Sporting ou na página facebook “Amigos SCP do Futebol Feminino” (a quem aproveito para endereçar os parabéns pela página e pelo apoio e para agradecer a muita informação disponibilizada) quais os jogos das Infantis, das sub17 e das sub19 para esse fim de semana e, depois, façam os possíveis para ir assistir ao mais próximo da vossa casa, ou ao que vos der mais jeito ou seja mais apelativo para um passeio, levando os familiares e amigos que puderem.

Acreditem que, para estas meninas, verem com regularidade mais 20 ou 30 pessoas a assistir aos seus jogos e a vibrarem com eles é a melhor recompensa para a sua dedicação e compromisso. E vocês serão quem mais ficará a ganhar. ACREDITEM! Podem também contactar os Amigos SCP do Futebol Feminino na sua página facebook e perguntar-lhes directamente quais os jogos, aonde e como fazer para se juntarem a eles no apoio. Ficarão assim a saber melhor quem são as atletas e terão oportunidade de conhecer e conviver com um grupo de adeptos e adeptas leoninas, esses sim, verdadeiros notáveis.

Para o próximo Fim de Semana posso já indicar-vos um derby nas sub17: no sábado, 16 de Março, às 11h do Continente, o Sporting recebe o Benfica A, no campo nº 6 do Estádio Universitário de Lisboa. Mas também podem, no mesmo sábado, e à mesma hora (11h do Continente) apoiar as leoazinhas dos Infantis, que irão defrontar o Despotivo de Olivais e Moscavide, no Campo Fernando Perfeito, que se situa nas traseiras do antigo Cinema da Encarnação (este jogo será um must, pois poderão assistir a uma eventual vitória e a uma exibição mais desinibida -mas senpre focada – das petizes, uma vez que são favoritas e claramente superiores que à equipa sub13 de rapazes do Olivais e Moscavide).
Ainda no sábado, 16 de Março, mas às 15h do Continente, a equipe principal vai a Albergaria, para defrontar no Estádio Municipal António Augusto Martins Pereira, a equipa local do Albergaria/Mazel, actual 4º classificado da Liga BPI.

Para os jogos das juniores sub19 e das Seniores B, à boa maneira portuguesa, o site da Federação ainda não indicou, jogos, locais e datas para o início das fases seguintes dos respectivos campeonatos Nacionais (de Juniores sub19 em Futebol de 9 e de Seniores da 2ª Divisão em Futebol de 11).

Um abraço a todos os tasqueiros e o lema de incentivo a todas as leoas do Futebol Feminino, lançado do meio do Atlântico: NÃO HÁ DESCULPAS!

* às segundas, o Álvaro Antunes faz-se ao Atlântico e prepara-nos um petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino