O Sporting encaixou 65 milhões de euros numa operação que antecipou parte das receitas do contrato de cedência de direitos de transmissão televisiva com a NOS. A informação foi divulgada numa comunicação da SAD à CMVM, onde o clube explica que as receitas líquidas da operação se destinam “a substituir passivos” financeiros e não financeiros.

Embora não seja revelado no comunicado, tudo aponta para que a entidade envolvida na operação seja do fundo norte-americano, Apollo, numa acção financeira que garante que ficaram “assegurados” mecanismos para que a SAD possa “recuperar a titularidade ou benefício económico” dos mesmos quando reembolsar as obrigações titularizadas. Isso “poderá acontecer antecipadamente e a qualquer momento na sequência de solicitação” da SAD.

Líquido, o encaixe será de 65 milhões de euros, com a taxa de juro a fixar-se entre os 6% e os 8%, percentagens divulgadas por vários órgãos de comunicação social e não confirmados pelo clube.

Recorde-se que esta operação é a solução imediata encontrada pela direcção para ultrapassar os problemas de tesouraria da SAD, nomeadamente as necessidades de 41 milhões de euros até junho, entre pagamentos a fornecedores e o risco iminente de falhar as regras do fair play financeiro.