De manhã começa o dia e reparo que voltamos a ter um fim de semana à Sporting. Se por um lado todas estas vitórias me deixam muito feliz, por outro fico muito instável emocionalmente. Começo a ter taquicardia quando ouço o nome do Bruno Fernandes, Merlim, Miguel Maia ou o Angel Denis. Podia acrescentar a Fernanda Silva, a Beatriz Rodrigues ou a Bárbara Pereira, mas não o faço porque a minha mulher costuma ler os posts. Vou censurar os nomes femininos, parece-me justo.

Escreveu-se muito sobre voleibol (masculino) pela etapa que estamos e isso foi o ponto máximo do fim de semana. Importa, hoje, falar do jogo brilhante do Dennis ou do Maia? Do Roberto ou do Bojic? Do Hélio ou do Brown? Do Ribeiro ou do Fidalgo? Penso que não é assim tão relevante. O que se viu é o que sabem fazer e já o têm feito durante a época. Eu acreditava! Eles estiveram-se a preparar para este momento e foram sensacionais. Contudo, para mim, o grande momento do fim de semana foi a agregação (finalmente!!!) em volta da equipa. Os fantasmas foram afastados e, afinal, conseguimos espetar 3 secos no benfica. Eles são fortes, mas com os jogadores que temos era impossível não acreditar nisto. Podemos perder a final? Claro que sim, mas vamos vendê-la bem cara. Esse foi o grande ponto de sábado: Agregação e a alegria de acreditar que é possível.

De manhã começa o dia e é importante também falar da equipa feminina. Estamos bem e recomenda-se. Estejam atentos porque agora estamos nos últimos 100 metros da maratona. Foi um fim de semana de jornada dupla. No sábado, em Espinho, vencemos por 3-1 (18-25; 26-24; 14-25; 18-25) e no domingo sorrimos por 3-2 (26-24; 25-13; 17-25; 19-25; 15-11) num jogo bem disputado com o Vitória (de Guimarães). Dos 10 jogos da liga, vamos com 7 jogos, 7 vitórias e 4 pontos de vantagem sobre o CD Aves. Estamos próximos do objetivo! Tic Tac Tic Tac.

De manhã começa o dia e esse é um ótimo momento para trazer um convidado à Tasca. Mais um que se vem juntar aos adeptos do Sporting. Mais um que vem para este movimento agregador. Este é um senhor daqueles que nos faz aspirar os cantos da sala da Tasca antes de abrir a porta. Na Tasca, connosco, o all of fame monstruoso do voleibol mundial, Marcos Milinkovic.

Milinkovic

De manhã começa o dia e eu percebo que pela cultural futebolística que temos no nosso país, vou afirmar que o Maradona está para o futebol como o Milinkovic está para o voleibol. Este jogador, nascido em dezembro de 1971 descendente de sérvios, é uma lenda mundial.

Qualquer amante de voleibol, qualquer amante dos jogos Olímpicos conhece este craque. Durante toda a carreira, como jogador da saída de rede (posição do nosso Dennis, Wallace, Kate e Catarina), venceu inúmeros prémios. Deixo dois dos mais importantes.

Nos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney, venceu o prémio de melhor jogador da competição. Em 2002, foi eleito pela FIVB como melhor atleta da temporada após o Mundial em Buenos Aires. Aquele mundial onde Portugal surpreendeu o mundo com uma brilhante performance. No nosso país nenhum jogador de voleibol tem problemas em andar na rua, no entanto há países onde isto não acontece. Em Itália, Brasil ou Argentina, o desporto tem tal dimensão que os jogadores são sufocados pelos admiradores. Acontece, muitas vezes, com o Marcos Milinkovic. Conhece o Sporting e tem a ambição de ser treinador em Portugal.

É uma lenda e foi um privilégio conversar sobre o nosso grande amor com ele. Sentados à mesa da Tasca propus-lhe que me respondesse a 10 perguntas, percorrendo a vida dele, o voleibol masculino e o voleibol feminino do Sporting. Aqui vamos nós:

1- Quando é que percebeste que o voleibol era a tua paixão e irias ser profissional?
CUENTA AL POCO TIEMPO QUE COMECE A ENTRENAR QUE EL VOLEIBAL IBA A SER MI PASION,Y CUANDO VIAJE POR PRIMERA VEZ A LA SEGUNDA DIVISION DE ITALIA,ME DI CUENTA DE QUE PODIA HACER UNA CARRERA COMO PROFESIONAL DEL VOLEY,Y EMPECE A TRABAJAR Y ENTRENAR PARA ESO.

2- És um ídolo no voleibol mundial e o teu nome ficará para sempre nos melhores jogadores de sempre da modalidade. Isto significa que o sonho se cumpriu no voleibol?
MI SUEÑO DENTRO DEL VOLEIBOL SE CUMPLIO CUANDO VESTI LA CAMISETA ARGENTINA Y TUVE LA POSIBILIDAD DE JUGAR MUNDIALES, JUEGOS OLIMPICOS Y TENER LA POSIBILIDAD DE JUGAR EN GRANDESW EQUIPOS DE EUROPA, OBVIAMENTE SER RECONOCIDO A NIVEL MUNDIAL ES UN PLUS REALMENTE MUY LINDO.

3- Em 2002, no campeonato do mundo na Argentina, Portugal surpreendeu toda a gente ficando em 8º lugar. Tu foste o maior pontuador e o nosso jogador João José foi o melhor pontuador. Recordas-te dessa equipa? Foi realmente uma surpresa?
RECUERDO UNA SELECCION MUY AGUERRIDA,QUE EQUILIBRABA LA DIFERENCIA TECNICA Y FISICA CON OTRAS SELECCIONES,CON MUCHA ENTREGA.

4- Muitos argentinos já jogaram e jogam no Sporting. Grandes campeões do passado como Yazalde (futebol), Alberto Acosta (futebol), Aldo Duscher (futebol) ou os atuais Marcus Acuna (futebol), Matías Platero (Hóquei) e Gonzalo Romero (Hóquei). Já conhecias o nosso clube?
CLARO, ESNUN CLUB CON UN NOMBRE MUY IMPORTANTE A NIVEL MUNDIAL. Y PARA CUALQUIER JUGADOR O ENTRENADOR ES SIEMPRE UN PLACER PODER FORMAR PARTE DE UN GRAN CLUB.

5- Certamente, já jogaste contra alguns dos nossos jogadores. Miguel Maia, Angel Dennis ou Leonel Marshall. Foram bons jogos? Era um bom desafio estes confrontos?
ESTOS JUGADORES PERTENECIERON A GRANDES EQUIPOS Y SELECCIONES EN EL MUNDO,Y JUGAR CONTRA ELLOS SIEMPRE TENIA UNA MOTIVACION EXTRA CLARO.

6- Após 25 anos sem voleibol, na época passada o Sporting regressou e foi logo campeão com o capitão Miguel Maia e Angel Dennis como figuras. Este ano temos também o Leonel Marshall, Wallace Martins e o Guillermo Hérnan. O Miguel Maia em 47 anos, Dennis e Marshall 40 anos. Que te parece esta aposta em craques deste calibre, mas com idade avançada?
ES UNA GRAN COMBINACION SI SE PUEDE MEZCLAR CON JOVENES JUGADORES Y PROMESAS PARA QUE AL LADO DE TAN GRANDES FIGURAS PUEDAN ADQUIRIR EXPERIENCIA Y PODER APRENDER.

7- A equipa feminina está a competir pela subida à 1ª divisão. Estão muito bem posicionadas e esperamos, todos, que sejam campeãs. Como é a tua relação com o voleibol feminino?
ULTIMAMENTE E MIRADO MUCHO EL VOLEIBOL FEMENINO, A NIVEL SELECCIONES Y NIVEL CLUBES Y REALEMNTE ES MUCHO MAS ATRACTIVO Y EMOCIONANTE QUE ANTES, LES DESEO EL MAYOR DE LOS EXITOS A SU EQUIPO FEMENINO.

8- Pela experiência, a Fernanda Silva é o grande destaque da nossa equipa. Já jogou em duas equipas da Superliga brasileira. O resto da equipa é muito jovem. Este equilíbrio de experiência e juventude é uma boa estratégia?
COMO TE DIJE ANTERIORMENTE ES UNA GRAN COMBINACION, EL JUNTAR JUGADORAS DE ESE CALIBRE CON ALGUNAS MAS JOVENES.

9- Se o Sporting te ligasse, e apesar dos 47 anos, ainda conseguias vir brilhar no campeonato português? Queres vir?
(Sorrindo) ESTOY EJERCIENDO YA HACE UNOS AÑOS COMO TECNICO DE VOLEI, Y CLARO QUE SERIA UN GRAN HONOR FORMAR PARTE DE UN CLUB Y UN EQUIPO TAN IMPORTANTE.

10- Qual é o ponto que tu nunca mais vais esquecer na tua vida?
SEGURAMENTE EL PUNTO QUE NUNCA VOY A OLVIDAR FUE EL BLOQUEO QUE HICE CONTRA BRASIL EN LOS JUEGOS DE SIDNEY QUE NOS DIERON PASO A LAS SEMINIFINALES DE LOS JUEGOS OLIMPICOS.

Queres deixar uma mensagem a todos os sportinguistas e aos atletas, masculinos e femininas, das equipas de voleibol do Sporting?

E por fim, como DE MANHÃ COMEÇA O DIA, recordo o que disse no dia 2 de abril:
1. Com a equipa masculina, vamos ser campeões em 4 jogos; Ganhamos o 1º, 3º e 4º jogo.
2. A equipa feminina vai vencer os 10 jogos da fase decisiva

*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)