A equipa masculina de natação do Sporting Clube de Portugal sagrou-se octacampeã nacional, no Complexo de Piscinas do Jamor. O conjunto de Alvalade conquistou o título que já não foge ao Clube desde 2011/12 e adicionou mais um troféu ao Museu Sporting. No duelo feminino, o Sporting CP terminou na segunda posição.

No final do primeiro dia, os Leões lideravam com 343 pontos, estando à frente de SL Benfica (315) e FC Porto (274). Este domingo, o Sporting CP continuou em grande e foi controlando e aumentando a vantagem com naturalidade. No final, os atletas de Carlos Cruchinho conseguiram 746 pontos, amealhando uma vantagem de 57 pontos sobre as águias. Houve festa por parte da equipa verde e branca, que subiu ao lugar mais alto do pódio.

Em grande destaque estiveram os atletas Leoninos que disputaram a estafeta de 4×100 metros estilos, que bateram o recorde nacional absoluto ao nadarem em 3’44’’22. Alexis Santos, um dos participantes nessa prova, bateu outro recorde nacional com a marca de 25’’44 nos 50 metros costas. A estafeta de 4×200 metros livres do Sporting CP também bateu o recorde nacional absoluto ao nadar em 7’26”26, o que fez cair a marca conseguida pelos Leões em 2017 (7’27”46).

João Vital também conseguiu uma marca de registo nos 400 metros estilos, completando a prova em 4’17’’76 e confirmando a presença no Mundial que se vai realizar em Julho na cidade sul-coreana de Gwangju.

Já as Leoas sagraram-se vice-campeãs nacionais, terminando a prova atrás do Sport Algés e Dafundo, que triunfou pelo terceiro ano consecutivo no sector feminino. O Sporting CP somou 716 pontos, menos 49 que o clube do concelho de Oeiras.