Por entre Twitter de adeptos, páginas de apoio do Sporting no Facebook, imprensa escrita e digital nacional juntei algumas frases que fui lendo. Tudo resumido, faz o seguinte texto:

O todo poderoso benfica está a apenas uma vitória do título de campeão nacional de voleibol. Fazendo jus ao seu favoritismo, o benfica, apesar duma pequena resistência adversária, conseguiu vencer. A equipa apresentou-se na sua máxima força, sem lesões de relevância. No seu pavilhão, perante o seu público ruidoso, justificou o grande investimento feito no seu plantel. Nos três sets que saiu vitorioso, transpareceu sempre o desnível qualitativo para os jogadores muito veteranos do Sporting. Algumas vezes até humilhante. Os sets que perdeu resumem-se a demérito do benfica. Em resumo, uma vitória justa e confortável.

Como vos fui habituando nesta rubrica ao longo da época, eu tenho uma ideia diferente sobre os seniores masculinos. Continuo a ter a opinião de que somos bons e ainda não desisti, apesar de ser difícil. Apoiando-me nos dados do parágrafo anterior, vou reescrevê-lo aos meus olhos. Aqui vai:

Tal como na época anterior, as finais estão extremamente equilibradas. O benfica entrou para estes jogos decisivos com um (justo) favoritismo. Contrariamente ao expectável POR quase TODOS, o Sporting está num nível de alto. Uma grande vitória do Sporting no primeiro jogo, uma justíssima vitória do benfica no segundo e chegámos ao terceiro jogo. A m**** das lesões que pairaram durante a época, agora continuam. Fomos a jogo com o João Fidalgo e Wallace lesionados e o João Simões a menos de 100%. Ainda assim, com o Marshall a jogar a líbero e a idade dos atletas como fantasma, fomos ao pavilhão da Luz assustar. Faltou pouco, mas faltou. Fizemos o 2-1 em sets e no pavilhão só se ouviam os nossos. A idade conta, claro, mas esse não foi o maior problema. As lesões, sim. A questão da veterania soluciona-se com a rotação dos jogadores. As recorrentes lesões no voleibol, com um plantel de 14 jogadores é que complica.

E agora?

Vamos entrar na recta final da corrida, quinta-feira voltamos ao PJR para igualar a final. Dois dias depois, vamos ao pavilhão da Luz, tentar fazer o que nunca foi feito nesta época – ganhar naquele pavilhão. As odds estão contra nós e mesmo os nossos adeptos estão pouco confiantes. Esta é uma questão que me preocupa. Se nem os nossos acreditam, quem é que está neste barco? Tenho pena que haja uma espécie de aura de incompetência à volta da equipa de voleibol, quando é totalmente injusto. Infelizmente as redes sociais aguçarem a sede de sangue. Um tema para outras núpcias.

Quinta-feira (18h) há jogo e Sábado (18h) também. Da última vez que jogámos ao mesmo tempo que a equipa de futebol, o futebol derrotou o Feirense e o voleibol varreu os turcos no PJR. Cheira-me a repetição da história. Se acham que isto já acabou, garanto-vos que não!

4

As seniores femininas foram campeãs nacionais e garantiram a subida à primeira divisão. Vejam os sorrisos e a alegria! Foi duro, mas mereceram. Derrotando, no fim de semana passado, o CD Aves por 3-0 (26-24; 25-21; 25-11), carimbaram este nosso sonho da época.
No Sábado, 27 de Abril, pelas 17 horas jogarão o seu último jogo da época. No Porto, em São Mamede de Infesta, no pavilhão Eduardo Soares. Quem for cá de cima, vale a pena um saltinho para ver o jogo.

3 (1)

*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)