Hoje, na cidade de Almaty, capital do Cazaquistão, decide-se a décima oitava final da Uefa Futsal Cup, esta época a prova denominada Uefa Futsal Champions League.

Para iniciar o post, recordo-vos que tal como vós deveis ter tasqueiros, gratas recordações dos velhos torneios de futebol de salão, disputados no início do verão, e que animavam as noites quentes de vilas e cidades do nosso Portugal, verdadeiras festas do futebol popular não federado, jogado por vezes por muitos federados do futebol de onze.

Foi já no longínquo ano de 1985, precisamente no dia 4 de Março, que em termos oficiais um grupo de amigos decidiu constituir a secção de Futebol de Salão do Sporting Clube de Portugal, assim Melo Bandeira, Carlos Vaz, João Pardal, Cícero Campos e Alfredo Ratão, foram os pioneiros da modalidade no clube. A partir de 1987, a modalidade passou a designar-se de Futebol de Cinco e em 2000 de Futsal.

Primeiro foram os campeonatos distritais e a taça comunicação social, ao nível do Futebol de Salão, com a primeira conquista a ser o distrital de 1985-86. O clube foi vencendo os primeiros troféus e já na variante de Futebol de Cinco, o cinco leonino conquista o primeiro campeonato nacional (1992-93).

A modalidade foi ganhando interesse, mediatismo e foi evoluindo ao nível de praticantes e de regras. A partir do ano 2000, o Futsal tornou-se uma modalidade que ficava até aos nossos dias, enquanto o Futebol de Salão e o Futebol de Cinco, fazem já parte das nossas recordações passadas.

Em 2002, o Futsal foi adoptado oficialmente pela Uefa, e coube ao Sporting representar Portugal, organizando no pavilhão atlântico a primeira fase final de clubes campeões europeus, sendo derrotado nas meias finais pela forte formação espanhola do Playas de Castellón por 4-0.

De 2002 até aos dias de hoje, o clube já possui um considerável e assinalável registo na prova. Em nove presenças que o clube disputou, atingiu a final por três vezes, sendo finalista vencido, 2010 – 2011 – As Montesilvano (Itália), 5 – Sporting, 2; 2016-2017 – Inter Movistar (Espanha), 7 – Sporting, 0 e 2017 – 2018 – Inter Movistar, 5 – Sporting, 2. Curiosamente as três finais perdidas, foram no mesmo cenário, a cidade de Almaty no Cazaquistão.

O Sporting foi ainda semi finalista por mais três vezes – 2001-2002, 2011-1012 e 2014 – 2015 – (4º classificado), e viria a caír na fase de grupos por mais três vezes (2004-2005, 2006-2007 e 2013-2014).

Hoje, os pupilos de Nuno Dias entram em jogo com todas as esperanças de que será desta que farão história, na décima presença na prova, o Sporting regista entre fases de grupos (apurameto), fase de elite e final four, 54 – jogos, 35 – vitórias, 7 – empates e 12 – derrotas, com 222 golos marcados e 124 golos sofridos.

O plantel leonino orientado por Nuno Dias, com os adjuntos Paulo Luís e Raul Oliveira, e com os jogadores: André Sousa, Gonçalo Portugal, Guitta e Bernardo Paçó (G. Redes), João Matos, Léo, Erick, Daniel Machado, Célio Coque (Fixos), Pany Varela, Pedro Cary, Merlim, Deo, Varela, Cavinato, Alex, Sévio Marcelo e Gustavo Rodrigues (Alas) e Dieguinho, Cardinal, Rocha e Zicky (Pivot), poderão iniciar na sexta feira e assim o desejam três milhões e meio de sportinguistas, com esforço, com dedicação, com devoção, o caminho para a desejada glória.

Assim todos remam para o mesmo lado e que a sorte que por vezes nos tem faltado, esteja desta vez junto ao nosso mérito e que a conquista e o sonho se concretize. Aos 15 campeonatos nacionais, 7 – taças de Portugal, 8 – supertaças, 2 – taças da liga e 4 – taças de honra da Associação de Futebol de Lisboa, que o museu Sporting contempla, se junte a merecida conquista da Uefa Futsal Champions League.

Todos juntos seremos poucos a gritar SPOOOOOOOOOOOOOORTING, mas todos juntos cantaremos satisfeitos somos Campeões, Campeões, Campeões Europeus. Agarrem essa taça leões, vós merecem, todos nós ansiamos e merecemos esse sonho glorioso!

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Sonhador
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para atascadocherba@gmail.com