Este fim de semana o futebol das meninas, raparigas e mulheres do Sporting voltou às competições (nos escalões em que estas ainda existem).

Às 15:45 do sábado, dia 27, no Campo nº 6 do Estádio Universitário, as nossas Infantis receberam os rapazes do Águias de Camarate, em jogo a contar para a 23ª jornada do Campeonato Distrital da AFL de Juniores D2 (sub13) Masculinos. Apesar de as nossas leoazinhas defrontarem os rapazes que ocupam o 2º lugar da série, apenas perderam pela margem mínima (3-4), o que é mais um resultado que espelha a evolução das nossas meninas. Para a História ficam ainda os golos a verde e branco, apontados por Rita Almeida, Laura Silva e Lara.

Já neste Domingo, entraram em acção as duas equipas Séniores.

A equipa B, jogou para a 4ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão Série Sul, recebeu, no Campo nº 5 do Estádio Universitário de Lisboa, a equipa do Quintajense FC, tendo vencido por 10-5. Os golos foram da autoria de Bárbara Marques (avançada, 20 anos, 1.63m, 4 golos), Inês Gonçalves (defesa, 17 anos, 2 golos), Neuza Besugo (média, 20 anos, 1.55m, 1 golo), Marta Ferreira (média, 16 anos, 1.64m, 1 golo), Inês Macedo (avançada, 18 anos, 1.59m, 1 golo) e Margarida Caniço (avançada, 16 anos, 1 golo).

meninas2

Já a equipa principal recebeu, em jogo a contar para a 20ª jornada da Liga PBI, no Estádio Aurélio Pereira, a equipa do Vilaverdense, penúltima classificada e venceu por concludentes 11-0. Os golos leoninos foram apontados por Ana Capeta (avançada, 21 anos, 1.70m, 6 golos!!!), Joana Marchão (defesa, 22 anos, 1.61m, 1 golo), Nevena Damjanovic (defesa, 26 anos, 1golo), Carolina Mendes (avançada, 31 anos, 1.73m, 1 golo), Ana Borges (avançada, 28 anos, 1.60m, 1 golo) e ainda um auto-golo de uma jogadora vilaverdense. Nesta jornada, o Braga deslocou-se a Gaia para defrontar o Valadares e venceu por 0-2, deixando a decisão do Campeonato para o clássico da próxima jornada em que receberá as leoas e que estas terão de vencer por 3 golos de diferença para poder revalidar o título.

sporting-vilaverdense

Entretanto, e fora de portas, disputou-se a 2ª mão das meias-finais da Women’s UEFA Champions League. Em Londres, as campeãs em título asseguraram a passagem a nova Final com um empate a uma bola, depois de terem vencido a primeira ronda em casa por 2-1. A outra finalista é a equipa feminina do Barça que, após ter tiunfado em Munique sobre o Bayern por 0-1, confirmou a sua estreia numa final, com igual resultado em Barcelona. Teremos, assim uma final inédita entre o BarcelonaFC e Olympique Lyonnais, a ser disputada no Estádio Ferencváros, em Budapeste, a 18 de Maio e com os bilhetes normais a custarem entre 1,55€ e 3,13€.

Tal como em Portugal, também no resto da Europa a maioria das Ligas se aproximam do seu final.

Em Espanha, faltando apenas uma jornada, o Atlético Madrid lidera com 2 pontos mais do que o Barcelona, com a última jornada a ser decisiva nas deslocações do Atletico ao País basco para defrontar a Real Sociedad (6º) e com o Barcelona a viajar até às Canárias para jogar com o Granadilla Tenerife (4º).

Em França, também a um a jornada do fim o Olympique Lyonnais leva 3 pontos de avanço sobre o Paris Saint-Germain e recebe o Metz (10ª) no derradeiro jogo, enquanto o PSG se desloca ao campo do Guingamp (7º).

Na Liga profissional inglesa, a FA WSL também disputu este fim de semana a sua penúltima jornada e as jogadoras do Arsenal, ao irem ao terreno do Brighton and Hove Albion vencer por 0-4, sagraram-se virtuais campeãs, ao manterem a vantagem de 4 pontos sobre o Manchester City que averbou uma difícil vitória caseira de 2-1 sobre o último classificado, o já despromovido Yeovil Ladies. Histórica também foi a subida à Divisão Profissional da equipa feminina do Manchester Unitedlogo no seu primeiro ano de existência. Para o ano a FA WSL contará com as presenças de equipas como o Arsenal, o Manchester City, o Liverpool, o Chelsea, o Manchester United, o Everton ou o West Ham.

Na Alemanha, a Frauen Bundesliga, a duas jornadas do seu final, vê como líder o Wolfsburg com 7 pontos de vantagem sobre o Bayern Munique, mas com um jogo a mais. Os jogos que faltam ao Wolsburg são a deslocação ao campo do Hoffenheim (5º) e a recepção ao Potsdam (3º). Já o Bayern tem em atraso o jogo desta jornada (deslocação ao campo do Werder Bremmen (10º ), e os jogos em casa contra o Freiburg (7º) e fora contra o Monchengladbach (12º).

Em Itália, outra liga em franco crescimento, a Serie A Feminille terminou a semana passada com a Juventus sagrando-se campeã, com um ponto a mais que a Fiorentina.

Do outro lado do Atlântico, pelo contrário, a principal Liga do Mundo a NWSL americana, está no seu início. Com a terceira jornada a disputar-se (ou parte, porque os calendários de jogos são um pouco desfasados, havendo equipas 8 só com 2 jogos, uma 4 e duas com 3) a líder que se começa a destacar é a equipa das Utah Royals FC que é a única a somar 6 pontos, apesar de apenas ter 2 jogos. É uma equipa com 4 jogadoras internacionais norte-americanas e 2 internacionais canadianas (cujos salários são pagos pelas respectivas Federações) e que preencheu o máximo de 4 estrangeiras no seu plantel (uma islandesa, uma escocesa, uma neozelandesa e uma espanhola – as canadianas contam como nacionais, por acordo entre as Federações). Como curiosidade, a equipa do North Carolina Courage, é a que tem mais salários “poupados” por ter no seu plantel 8 internacionais americanas e 1 canadiana (que foram convocadas nos últimos 12 meses) e ainda conta com o máximo de 4 estrangeiras permitido (uma brasileira, uma irlandesa, uma sueca e uma islandesa).

Para a semana, o prato forte será o Braga-Sporting e na seguinte, faremos um balanço da época do nosso futebol feminino.

* às segundas, o Álvaro Antunes faz-se ao Atlântico e prepara-nos um petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino