Hora de nos focarmos completamente neste final de dia de Sporting, com dois jogos onde apenas a vitória interessa.

Futsal, Quinta dos Lobos vs Sporting CP, 28.10.2017, Quinta dos Lobos, Lisboa Portugal. Créditos: Mário Vasa/Jornal Sporting

Futsal, Quinta dos Lobos vs Sporting CP, 28.10.2017, Quinta dos Lobos, Lisboa Portugal. Créditos: Mário Vasa/Jornal Sporting

Primeiro, o futsal. Na ressaca da incrível e inesquecível conquista da Futsal Champions League, os campeões europeus regressam ao campeonato para partirem em busca do tetra. O adversário nos quartos de final é o Quinta Lombos, a partir das 18h30, em Carcavelos, e Nuno Dias sublinha que “Temos de nos lembrar que é um adversário que nos tirou pontos e que provavelmente foi um dos grandes responsáveis por não termos sido líderes da fase regular. Agora temos de começar com uma vitória”.

O facto de o adversário contar com muitos jogadores e um ex-treinador Leonino não é algo que preocupe Nuno dias: “Já passaram pela nossa formação e conhecem-nos, mas nós também os conhecemos; é mútuo. Não é por aí que as coisas não vão resultar a nosso favor. Vai ser uma partida de play-off e temos de jogar de forma séria. Vamos demonstrar todo o potencial que temos revelado ultimamente. A equipa já festejou, ainda há um objectivo para alcançar e para alcançá-lo há que começar a ganhar!”

perezgil

A partir das 20h, emoções ao rubro no João Rocha, com um Sporting CP VS FC Porto em hóquei em patins, num jogo a contar para os Quartos-de-Final da Taça de Portugal.

Paulo Freitas, técnico verde e branco, sabe que “será mais um jogo de dificuldade máxima, até porque o passado recente diz-nos exactamente isso. O FC Porto é uma grande equipa, tem claramente os mesmos objectivos do que nós e, portanto, não pensamos noutra coisa que não seja passar mais este obstáculo, ainda por cima jogando em nossa casa e tendo a noção clara das dificuldades que vamos encontrar na partida”.

Tendo em conta as vezes que ambas as equipas já se encontraram na presente época, Paulo Freitas referiu que “dificilmente há ‘segredos’ entre as equipas, perguntei exactamente isso aos meus jogadores – no sentido de perceber o que é que o FC Porto poderia trazer de diferente ao jogo –, e concluímos que não poderia acrescentar nada de novo, como também tive o cuidado de lhes dizer que certamente este é também o pensamento do adversário em relação ao Sporting CP. Os jogadores conhecem-se bem, sabemos os ‘modelos’ que cada um apresenta, portanto em termos de ‘segredos’ não haverá nada de novo, antes pelo contrário, há o conhecimento que temos e é isso que temos de explorar”.

Uma eventual vitória na partida deste sábado poderá ser uma grande ajuda para manter a motivação e positivismo para os jogos que se avizinham, mas Paulo Freitas sublinhou que “não podemos pensar nisso, percebemos que até ao final da temporada temos oito jogos para disputar nas três competições onde estamos inseridos, portanto, para já, não adianta estar a pensar naquilo que poderá ser a final four da Liga Europeia. Os atletas têm a maturidade e a experiência suficientes para perceber que se devem focar única e exclusivamente neste adversário [FC Porto]”.

Relativamente à partida da época transacta em que os Dragões eliminaram o SCP da competição, o treinador Leonino referiu que não há sentimento de ‘vingança’, mas sim “o sentimento de percebermos que representamos uma instituição como o Sporting CP e a única coisa em que pensamos é vencer. A responsabilidade que temos é mesmo essa: ganhar partidas, troféus e fazer os nossos adeptos e Associados felizes, e eu costumo dizer que nos momentos bons e nos menos bons, temos de ser ainda mais responsáveis nos momentos seguintes, e é dessa forma que encaramos as coisas. Na altura, obviamente que ficámos tristes – quem se lembra desse jogo (5-5) sabe que foi um hino à modalidade e acabámos por ser afastados nas grandes penalidades –, não era isso que queríamos, portanto agora vamos à procura de momentos diferentes, acima de tudo conseguir seguir em frente na competição”.

Por fim, Paulo Freitas deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Os nossos adeptos entendem-nos e percebem quando atravessamos momentos menos bons. Temos a noção clara de que não conseguimos controlar todas as situações num jogo e assumimos isso, por isso é que eles (adeptos) são sempre muito importantes para nós, e acredito que sábado vão ser um elemento fundamental para que nós possamos atingir o que mais desejamos: ganhar ao FC Porto e seguir em frente na Taça de Portugal”.