leonel pontesO treinador Leonel Pontes é o novo líder da equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal. O madeirense de 46 anos assinou um vínculo válido por duas épocas e regressa assim a uma casa que bem conhece depois de ter trabalhado nos Leões tanto na formação como na equipa principal, onde fez parte da equipa técnica durante várias temporadas.

“Foi um desafio fácil de aceitar. Sensibilizaram-se para o que seria uma nova etapa de Sporting CP com alterações estruturais. Assumir o comando da equipa sub-23 foi uma decisão fácil face ao meu historial enquanto profissional do Sporting CP durante muitos anos. Cresci nesta casa, foram 15 anos a trabalhar em todos os escalões da formação do Sporting CP e quatro no futebol profissional”, começou por contar ao Jornal Sporting.

Sobre a Liga Revelação, onde vai competir com os sub-23 em 2019/2020, Leonel Pontes admitiu que “foi uma competição que levantou algumas dúvidas na sua fase de concepção”, mas que teve “muitos resultados positivos, como a possibilidade de ver jovens jogadores a competir num nível maior”. “O Sporting CP, pelo seu historial, tem um espaço privilegiado para que os jovens jogadores tenham a ambição de chegar à equipa principal”, disse.

Sobre os objectivos a que se propõe, o técnico não escondeu que a grande meta é alimentar a equipa principal com jovens jogadores. “Há metas muito bem definidas: criar uma equipa competitiva para ir ganhando as provas em que estamos inseridos ao mesmo tempo que promovemos jogadores desta equipa de forma a providenciarmos ferramentas mais exigentes para a alta competição. Queremos trazer jovens de 17 e 18 anos para que se possam mostrar na Liga Revelação ao mesmo tempo que têm a ambição de jogar na equipa principal, que é o grande objectivo desta competição”, referiu.

Depois de ter saído do Sporting CP em 2009/2010, Leonel Pontes fez parte da equipa técnica da selecção nacional portuguesa e orientou clubes em Portugal (CS Marítimo), Grécia (Panetolikos), Egipto (Al-Ittihad Alexandria), Hungria (Debreceni VSC) e Espanha (FC Jumilla). Essas aventuras fizeram de Leonel Pontes um técnico mais capacitado. “A experiência lá fora foi incrível. Não só pelas diferenças culturais como também pelos contextos diferenciados. Isto deu-me traquejo para voltar a Portugal com outra experiência e ver o futebol de outra forma, mais abrangente e com maiores soluções para trabalhar no dia-a-dia”, frisou.

Por fim, Leonel Pontes destacou a honra que teve em servir o Sporting CP durante tanto tempo e assegurou que vai fazer tudo para ajudar naquilo que for possível. “Foi um privilégio trabalhar durante muitos anos no Sporting CP, um Clube que está no meu coração e que nunca foi esquecido. Hoje estou aqui de corpo e alma para melhorar tudo o que esteja ao meu alcance e para tornar o Sporting CP um pouco mais forte”, garantiu.