Está agendada para o próximo sábado uma AG, tendo como ponto único, a discussão e votação do orçamento de receitas e custos referente à próxima época 2019/2020, em decorrência dos formalismos estatutários do clube (e não SAD).

Tal como em todas as organizações, também no SCP, este momento é de extrema relevância, porquanto o CD espelha nele as métricas fundamentais que pretende atingir na época desportiva que se avizinha. Neste documento podem os sócios compulsar os objetivos de atuação que o CD tem para o Clube, dai decorrendo a sua relevância fundamental, sendo obrigação dos sócios sopesar as escolhas estratégicas que o documento define.

Este tipo de documento, pela sua natureza assume um papel relevante na vida do Clube. Se bem recordam – e ao que me recordo – os CD anteriores sempre divulgaram no site do Clube e no jornal do Clube tal documento, como direito estatutário a que o sócios tem pleno direito como possibilidade de os mesmos formarem uma opinião conscienciosa do mesmo e democraticamente votarem o referido pagamento.

Não se entende a tomada de posição do atual CD, que do meu ponto de vista viola expressa e claramente os Estatutos do Clube, bem como o Regulamento da Assembleia Geral do SCP, deixando uma porta aberta para uma eventual impugnação da AG, quando informa os sócios que o documento se encontra em consulta, exclusivamente, no Centro de Atendimento aos Sócios na sede do Clube.

Esta postura é manifestamente aberrante e desrespeitosa. Em primeiro lugar do Clube, que é de Portugal e não de Lisboa. Em segundo lugar dos seus sócios (pagantes) que se encontram espalhados por todo o País. Na verdade trata-se de uma discriminação aberrante e intolerável deste CD, porquanto, atentem que um qualquer sócio do Porto ou Faro, teria que se deslocar a Lisboa para consultar o documento e voltaria a ter os mesmo custos se quisesse, como é seu direito, exercer o seu
direito de voto.

Inacreditável a forma como este CD está a tratar os sócios. A não ser que tema algo. É que quem não deve não teme. E tendo em conta a importância do ato que se avizinha, dei-me ao trabalho de compilar alguns dados do passado, nomeadamente, desde 2013, sobre as métricas dos orçamentos aprovados em AG, os quais mais não são do que o espelho fiel dos orçamentos aprovados igualmente pelos sócios.

Estes dados permitem, a meu ver ter uma imagem nítida das opções assumidas pelos anteriores CD – que podem ser criticadas – e podem ajudar a compreender qual o rumo do atual CD no que tange ao orçamento que vai levar a votos, mas que não foi disponibilizado para uma análise prévia dos sócios, ficando estes cerceados de um direito estatutário.

Leiam e digam de vossa justiça:

ANALISE CONTAS SCP

ESTE POST É DA AUTORIA DE… João Gaspar
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]