Parece que foi há muito tempo, mas foi apenas há 2 meses, que surgiu o caso Auditoria Leaks. Para quem já não se lembra, o leak surgiu, curiosamente, no dia a seguir a uma revelação bombástica, acerca de mensagens comprometedoras para o Presidente do CD. “Num piscar de olhos” as ditas mensagens já não estavam no ciclo noticioso, mas sim o strip-tease de toda a vida interna do Sporting.

Seguiu-se o desfile de inquéritos e averiguações prometidas pelo Conselho Fiscal e Disciplinar para apurar tudo, e a “tentativa” de controlo de danos pelo PMAG Rogério Alves.

Nisto chegamos à primeira convocatória de AG e vemos que apenas há um ponto único na convocatória: o Orçamento do próximo ano. Não há um ponto genérico para “assuntos diversos”, ou específico, para informarem de como decorrem as ditas averiguações. Assim, a partir deste momento parece que o argumento, sempre usado, que “a AG é o local indicado para se abordarem estes temas” caiu por omissão, de quem devia de fazer e dizer algo.

Deste modo partilho convosco uma iniciativa que 40 Sócios tomaram, ao abrigo da alínea f), do nº1, do artigo 20º dos Estatutos do SCP, pedindo um esclarecimento por escrito ao Presidente do CD. Este pedido chegou às suas mãos no dia 2 de maio, e até hoje sem resposta. Silêncio, nada, zero, niente, nothing, rien, nichts.

Na falta de resposta de Frederico Varandas, tomámos nova iniciativa, desta vez remetendo para o PMAG, por escrito, alertando-o para o pedido feito ao Presidente do CD que não fora respondido, relembrando-o que cumpríamos a forma que o PMAG proclamara, em entrevista à SportingTV no dia 23 de abril, que as coisas deveriam de ser feitas: com recato e sobriedade.

Nesta carta dávamos-lhe conhecimento da nossa iniciativa prévia, e ao mesmo tempo endereçávamos ao PMAG um novo pedido. O pedido mais não era que um requerimento para que na AG fosse introduzido um ponto de discussão acerca do caso Auditoria Leaks. Curiosamente, ou talvez não, obtivemos a mesma resposta do PMAG que obtivéramos do Presidente do CD a anterior. Silêncio, nada, zero, niente, nothing, rien, nichts.

Como chegamos a este ponto de total desconsideração dos Sócios por parte dos Órgãos Sociais em funções? São estes Órgãos Sociais capazes de representar todos os Sócios e estarem à altura dos cargos que têm? Quando deixarão as palavras bonitas, as hashtags de uniões prometidas, para passarem aos atos?

PEDIDO DE INFORMACAO PRESIDENTE SCP

PEDIDO AO PMAG SCP

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Nuno Sousa – Sócio 9.575-0
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]