Desculpem-me começar assim de rompante, mas … somos um clube de invejosos, um clube falhado. Invejamos tudo.

Durante algum tempo, sob a direcção de Bruno de Carvalho, fomos um clube singular, único, combatente do sistema instalado. Lutamos, berramos, enchemos o estádio vezes sem conta, criamos a onda verde, inventamos “O mundo sabe que….” de cachecol bem levantado, habituamo-nos a criticar as entradas e saídas (como sempre o fazemos) mas com a pequeníssima nuance (um pormenor de somenos) de o fazermos com os dados todos na mão publicados no nosso jornal (outra pequena jóia do clube).

Somamos vitórias atrás de vitórias, todas pequenas, muito pequenas, a reestruturação financeira, as vendas de jogadores por dezenas de milhões de euros sem grandes percentagens aos donos disto tudo; fizemos um contrato de milhões ao nível dos clubes rivais; fizemos um pequeno pavilhão, minúsculo e desmerecedor do nome que ostenta; fomos campeões em todas as modalidades de pavilhão (coisa pouca mais uma vez). Andamos ao barulho por causa do vídeo-árbitro, fizemos congressos de futebol, demos entrevistas (boas e más) a quem nos deu palco e tivemos sempre, fruto da nossa pequenez a má imprensa associada a quem não está com o sistema, o mesmo sistema que nos viu cometer o crime de lesa majestade de denunciar a corrupção e compadrio.

Mas, a Inveja essa nunca nos largou. Inveja das vitórias, inveja dos sucessos, inveja dos estádios cheios, inveja da audácia de construir um pavilhão, inveja da arrogância de querer ser o melhor nas modalidades, inveja da ideia peregrina de sermos o clube com melhor participação olímpica, inveja de termos uma selecção feita com os jogadores formados na academia, inveja dos nossos estádios cheios, inveja da onda verde, inveja da camisola 12, inveja de quem conseguiu juntar toda esta gente, inveja de quem soube transformar um clube sempre em perda financeira num clube viável financeiramente, inveja, inveja, inveja …. Inveja de um berra botas qualquer que se arrogou no direito de exigir um Sporting forte, único e singular. O Sporting Clube de Portugal, o do Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. O tal criado em 1906.

E o pior de tudo é que esta inveja não veio de fora. Não, está cá dentro!

Invejosos alimentados e suportados em surdina por uma cambada de corruptos e por uma rede de compadrio que não desistiu enquanto não trouxe o Sporting Clube de Portugal para a posição “forte” que lhe destinam. Pior ainda, são invejosos do sistema. Não querem estar fora dele, querem fazer parte do sistema. Invejam a corrupção e compadrio, Invejam os negócios de milhões e os comissionistas que sugam as receitas que são dos clubes; Invejam as vitórias de outros que cheiram mal e tresandam a porcaria; Invejam a chico espertice dos corruptos de norte a sul; Invejam as capas cor-de-rosa que lhes alimenta o ego; Invejam os meninos de ouro; Invejam o carrossel do mendes; Invejam o Pinto da Costa; Invejam o L. Filipe Vieira; Invejam o Porto, Invejam o Benfica. Querem ser como eles são, querem ser do sistema, não querem ser diferentes, querem ser iguais. Tão iguais que um dia destes nem reparamos na diferença.

E finalmente, após muito sangue, muita podridão e sobretudo muita, mas muita inveja, cá temos um Sporting Clube de Portugal que afinal já não é invejado.

Agora já não há inveja. As capas já são cor-de-rosa. O presidente já não precisa de ver discutido na praça pública o seu ordenado (isso é coisa para gordos anafados e drogados). Os negócios já não são escrutinados à lupa à procura da migalha escondida, pois o miolo agora vai direitinho para os comissionistas.

Os relatórios confidenciais são expostos na praça pública com uma leveza angustiante (o que em qualquer empresa de topo seria mais do que motivo para demissão imediata, despedimento com justa causa e sobretudo um pedido de indemnização brutal ao autor, autores de tal acto … e ver um dos melhores advogados da nossa praça deixar escapar o célebre “já está, já está” diz tudo sobre o empenho desta gente em defender o clube) O sporting (assim pequenininho) deixou de se interessar pelo combate à corrupção. Assistente de processos …. Pfff isso é para os outros, que a justiça em Portugal (também em pequenininho) não funciona. Nada. Somos absolutamente irrelevantes. Somos do sistema.

Os invejosos ganharam. Os invejosos vão querer no dia 6 de Julho, espezinhar o berra botas que nos enganou a todos com a ideia peregrina de que o clube pode ser diferente. Andamos todos enganados, todos aldrabados com esta ideia de Sporting único, a trilhar uma via honesta e partilhada por todos. Ainda bem que a inveja nos coloca a todos no nosso lugar.

Estes Invejosos que lideram agora o meu clube, não querem saber de mim para nada. Não precisam das minhas cotas, não precisam que vá às Assembleias. Lideram o clube de costas voltadas. Querem encher os camarotes, não querem encher as bancadas. Estes invejosos não descansarão enquanto não puserem uma pedra enorme sobre este período maravilhoso da vida do Sporting (tenho 55 anos e vivi muitas alegrias com o clube antes de BdC e sei bem do que falo, e não, não falo de campeonatos de futebol) … afinal o que Bruno de Carvalho demonstrou é que o Sporting Clube de Portugal é único, não tem igual, e tem potencial para ser a maior potência desportiva nacional. Estes invejosos, agora, como aqui na tasca, berram todos os dias contra as criticas e o apontar de dedo à falta de transparência e desrespeito pelos sócios e adeptos, numa total contradição com o nível de exigência que o berra botas tinha todos os dias a toda a hora.

Por isso, vos digo a todos os invejosos. Àqueles que por aqui andam (e são muitos), àqueles que lideram o meu clube, àqueles que os ajudaram a subir ao poder, àqueles que têm inveja das vitórias suportadas pela corrupção, àqueles que votarem na expulsão de sócio de Bruno de Carvalho (sem verem provas da sua participação no caso de Alcochete) … Bardamerda que não são do Sporting!

ESTE POST É DA AUTORIA DE… paulo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]