basquetebol joão fJoão Fernandes é o mais recente reforço da equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal. O atleta, que jogou na AD Ovarense na temporada passada, revelou estar “ansioso por jogar no SCP. É um ano importante, é o regresso do Sporting CP à modalidade. O objectivo passa por levar o SCP aos grandes palcos do basquetebol, vencer jogos e troféus e conquistar as competições em que participarmos. Como jogador, o objectivo é dar o meu melhor e trazer os títulos para casa”, afirmou ao Jornal Sporting.

O atleta, que joga a poste, define-se como um “jogador esforçado, que faz o seu trabalho e luta pela camisola e pelo símbolo”, dando “tudo dentro de campo”. Em relação aos seus colegas, João Fernandes acredita que também vão acrescentar algo à equipa: “Cada um traz sempre um pouco de experiência na bagagem, e se conseguirmos juntar o que trazemos, conseguimos ser uma equipa completa e compacta para trazer bons resultados.”

basquetebol diogo venturaDiogo Ventura é um base de 24 anos, proveniente do Galitos, e começou por agradecer ao “Clube pela confiança depositada”: “É um enorme orgulho e só me resta dar o máximo. Quero ser mais um a ajudar para que o basquetebol do Sporting Clube de Portugal regresse aos títulos”. O atleta Leonino define-se como um “jogador que respeita muito os treinadores e que coloca sempre a equipa à frente dos valores individuais”. À equipa, promete trazer “muita energia e vontade de ganhar”.

basquetebol ismaelFrancisco Amiel tem 23 anos e também joga como base. Ao Jornal Sporting, Amiel afirmou sentir muito orgulho” por ingressar no grupo liderado por Luís Magalhães: “Como Sportinguista, sempre foi um sonho representar o Sporting CP. Felizmente agora tenho essa oportunidade, já que o Clube voltou ao escalão máximo do basquetebol. Para mim é um orgulho imenso e espero poder retribuir dentro de campo.” O atleta, que representou o Basket Almada Clube de 2003 a 2013, jogou também no Sport Algés e Dafundo e na temporada passada representou os Colgate Raiders, equipa de basquetebol universitário dos EUA.

basquetebol cândidoCândido Sá tem 26 anos e passou pelos Rutgers Scarlet Knights, equipa de basquetebol universitário dos Estados Unidos da América antes de ingressar no Clube Leonino. “Assinar e representar o Sporting Clube de Portugal é um sonho tornado realidade. O SCP é o meu Clube do coração desde que nasci e a minha família é toda Sportinguista. Não foi preciso ponderar muito quando fui contactado”, começou por afirmar o basquetebolista.
Como principais características, Cândido Sá frisou a “capacidade atlética, a versatilidade ofensiva e defensiva.” O jogador, que joga na posição de extremo-poste, está “muito ansioso por jogar” na Casa das Modalidades: “O Pavilhão [João Rocha] é lindo e estou muito ansioso por começar a jogar frente aos melhores adeptos do mundo. Deve ser uma sensação fantástica. Espero festejar muitas vitórias com eles.” Aos Sportinguistas, Cândido Sá deixa uma mensagem: “Vamos entrar em todos os jogos para vencer e mostrar a nossa raça de Leão.”

basquetebol catarinoPedro Catarino, ex-jogador do SC Lusitânia, afirmou que a chegada ao emblema de Alvalade traz “sentido de responsabilidade”. “Basta dar a volta ao Museu para perceber a quantidade de campeonatos e taças que o SCP já ganhou nas mais variadas modalidades, para além do futebol, que é a modalidade rainha em Portugal”. Em relação à responsabilidade de envergar a camisola do Leão Rampante, o extremo afirmou que “é um ‘peso’ que qualquer jogador quer sentir às costas e usar toda a força que tem para levantá-lo, para chegar ao fim e acrescentar mais taças ao Museu Sporting”.
O objectivo para a próxima temporada é ganhar: “Sabemos que vai ser muito complicado. A Oliveirense conquistou o segundo campeonato consecutivo, o FC Porto e o SL Benfica são equipas fortes e até as equipas do meio da tabela costumam causar muitos problemas às três primeiras. O SCP vai ter de lutar, mas vamos estar prontos para conquistar em todas as frentes”.

basquetebol fonsecaCláudio Fonseca, atleta de 30 anos, deixou o SL Benfica e rumou ao Clube do seu coração para integrar a recém-regressada equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal e não escondeu o orgulho e a felicidade que sente. “É um prazer estar aqui, é uma felicidade… Sou Sportinguista, é o Clube do meu coração e não tenho palavras para descrever a oportunidade que me foi dada”. O jogador verde e branco acredita que o basquetebol Leonino terá um regresso bastante vitorioso: “vamos entrar com muita força, o projecto é muito bom e o objectivo é sempre vencer, e não é por a modalidade regressar agora ao Sporting CP e por ser o ‘ano zero’ que isso [vencer] não vai acontecer”. Cláudio mostrou estar bastante ansioso pelo dia em que se vai estrear no Pavilhão João Rocha com a listada verde e branca: “Quando entrei aqui [pavilhão] fiquei arrepiado e já sonho com a minha estreia… espero que os Sportinguistas venham logo no primeiro jogo, queremos ter a casa cheia e de certeza que vai ser muito divertido”, concluiu.

basquetebol embalóO extremo Jorge Embaló, de 19 anos, acredita que “Esta é uma grande oportunidade para mim enquanto jogador e vai ajudar-me a tomar boas decisões. Sinto-me abençoado por fazer parte deste grande Clube que é o Sporting Clube de Portugal”, começou por referir o internacional sub-20. Como jogador, define-se como “um jogador rápido, bom a driblar e a defender”. O facto de jogar com nomes importantes do basquetebol é algo que deixa Jorge Embaló muito feliz e aproveitou para também explicar o que pode acrescentar à equipa: “Vou jogar com jogadores muito talentosos e aprender muito. Acho que trago uma atitude vencedora, dedicação, trabalho, alegria e muita vontade de vencer.”

basquetebol ellissorO norte-americano James Ellisor foi o MVP da final do campeonato da temporada passada e chega a Alvalade proveniente da UD Oliveirense, onde jogou durante algumas temporadas e já proferiu as primeiras palavras de Leão ao peito. “Estou empolgado pela oportunidade de jogar num grande Clube como o Sporting CP. Vai ser uma época entusiasmante e estou ansioso por começar a jogar pelo Sporting CP “, disse o basquetebolista de 29 anos Jornal Sporting. “Espero que os adeptos apoiem a equipa, que tem um excelente grupo, durante toda a época. O Sporting CP é um Clube com muita história em todas as modalidades. Respeito muito a tradição do SCP, sei que os adeptos têm muito orgulho nas equipas e gosto disso”, frisou.

basquetebol brandonBrandon Nazione, extremo norte-americano de 25 anos, que na época passada actuou pelo Olímpia Montevideo, está bastante “entusiasmado por começar a jogar” no Clube de Alvalade. Esta é a segunda vez que Brandon Nazione compete na Europa, onde se estreou ao serviço do Bayer Leversuken. A seu lado, na equipa verde e branca, estará um velho conhecido, Ty Toney, com quem jogou no Eastern Michigan Eagles (EUA): “Estive a falar com o Ty [Toney] e queríamos muito voltar a estar na mesma equipa e jogar juntos. Estou muito entusiasmado por regressar aos campos europeus ao lado do Ty e com a restante equipa.”
O atleta norte-americano caracteriza-se como um “jogador versátil, que trabalha bastante e que quer ganhar”. Sobre o Sporting CP, o atleta começou por afirmar que “é um Clube com bastante prestígio”. “Vai ser o ano em que a modalidade regressa ao Clube e será de certeza uma grande temporada. É bastante estimulante fazer parte do Sporting CP até porque é um grande Clube e é muito popular. Estou bastante entusiasmado por fazer parte desta equipa”, continuou Brandon Nazione.

basquetebol tyTambém o basquetebolista Ty Toney irá envergar a camisola do Sporting Clube de Portugal na próxima temporada. O americano de 24 anos afirmou mesmo que este “vai ser um ano fantástico”, assumindo que a equipa Leonina é “muito boa” e que quer “ganhar tudo”. O atleta, que na época passada jogou no CP Esgueira, afirma-se como um “competidor destemido e um líder”: “Acho que consigo unir a equipa. Tenho mentalidade de Leão.” Ty Toney está também bastante ansioso por actuar na casa das modalidades com a listada verde e branca: “Mal posso esperar por jogar no Pavilhão João Rocha. Adoro um pavilhão com boa atmosfera até porque o apoio dos adeptos ajuda-me a jogar melhor.” Por fim, Ty Toney afirma-se como um Leão: “Sempre fui um Leão. Tenho inclusivamente uma tatuagem de um Leão no braço. Mal posso esperar para demonstrar o Leão que sou.”

A lista vai longa e chegamos à primeira contratação anunciada: Travante António Williams, antigo jogador da UD Oliveirense (onde foi considerado como o melhor jogador da equipa e conquistou dois campeonatos nas duas últimas épocas), nascido no Alasca há 25 anos. “Estou muito feliz por estar aqui, mal posso esperar por aquilo que o futuro nos reserva, estou entusiasmado e pronto para começar”. Travante mostrou as suas garras de Leão e afirmou que “na próxima época queremos entrar em campo e vencer todos os jogos e todas as competições onde estivermos inseridos, é esse o nosso único pensamento e queremos manter a tradição do Clube [luta pelos títulos]”.
O jogador Leonino considera-se um atleta “com muita energia, quero trazer entusiasmo aos adeptos e a toda a gente que se encontra envolvida com o Sporting CP, quero trazer vitórias!”, referiu. Apesar do Sporting CP não contar com a modalidade no escalão sénior desde 1995, o Clube Leonino continua a ter um currículo invejável no basquetebol, com oito campeonatos nacionais conquistados, e Travante encara a sua chegada como “uma grande responsabilidade, devido à tradição do Clube e os seus oito campeonatos conquistados, vamos tentar conquistar o nono… e o décimo!”.

basquetebol travante

São estes homens, sob a batuta do experiente Luís Magalhães, que terão a responsabilidade de transformar em Esforço, Dedicação, Devoção e Glória o regresso do Sporting à modalidade. Um regresso que começa com uma visita aos Açores, conforme ditou o sorteio do calendário da Liga Placard 2019/2020

(1.ª volta)

1.ª jornada (5/10/2019)
Terceira Basket vs Sporting CP

2.ª jornada (12/10/2019)
Sporting CP vs Galitos FC

3.ª jornada (19/10/2019)
AD Ovarense vs Sporting CP

4.ª jornada (26/10/2019)
Sporting CP vs Maia BC

5.ª jornada (2/11/2019)
SL Benfica vs Sporting CP

6.ª jornada (9/11/2019)
Sporting CP vs SC Lusitânia

7.ª jornada (16/11/2019)
CP Esgueira vs Sporting CP

8.ª jornada (23/11/2019)
Sporting CP vs Vitória SC

9.ª jornada (30/11/2019)
FC Barreirense vs Sporting CP

10.ª jornada (7/12/2019)
Sporting CP vs UD Oliveirense

11.ª jornada (14/12/2019)
FC Porto vs Sporting CP

12.ª jornada (21/12/2019)
Sporting CP vs CAB Madeira)

13.ª jornada (28/12/2019)
Sporting CP vs Illiabum