Na época de 2016/2017, Bruno de Carvalho decidiu e bem aumentar o investimento na secção de andebol. Isto conduziu à chegada de jogadores de qualidade inequívoca para o nosso clube.

Zupo fracassou e a meio da época veio Canela… um homem da casa que uniu pontas, cerrou fileiras, conquistou o bicampeonato e fez história na Liga dos Campeões ao chegarmos aos oitavas-de-final! O meu maior e sincero agradecimento a ele e a toda a sua equipa técnica… Mas, sejamos francos meus amigos, nesta época foi bem notória a diferença de qualidade no treinador entre nós e a equipa que viria a conquistar o campeonato. Enquanto que uns viviam maioritariamente de rasgos e inspiração dos seus melhores jogadores… outros sobressaíam pelo coletivo e pela qualidade tática!

Apesar do processo não ter sido conduzido da melhor forma (vejamos o caso de Carlos Carneiro que renova contrato e mais tarde é dispensado) a reformulação da equipa era necessária. Jogadores como Carlos Carneiro, Cláudio Pedroso, Pedro Solha e Bosko, merecem toda a minha admiração por todo o esforço e dedicação ao Sporting, mas já não chegam para um sporting que quer lutar por determinados objetivos.

Garantimos até agora 2 reforços:
Gonçalo Vieira: 21 anos. Proveniente do Águas Santas, é um jovem valor que joga sobretudo a lateral esquerdo. Um jogador para o imediato, e que pode ser um caso sério no futuro.
Mladenovic: 25 anos. Segundo palavras de Thierry Anti no seu Twitter, este jogador chega sobretudo para ajudar na defesa. O sérvio atuou na temporada transata no Dobrogea Sud Constanta, onde jogou frente ao Porto na fase de grupos da EHF.

Neste momento ainda residem algumas dúvidas na constituição do plantel. Fábio Chiuffa ao que se diz estará de saída e o seu substituto poderá ser Francisco Tavares, jogador da formação do Sporting que na época transata esteve emprestado ao Boa-Hora. Na mesma posição, o próprio Valentin Ghionea que foi quase sempre a primeira opção, ainda não é totalmente certo que continue de Leão Rampante.

Para a posição de lateral-direito vai ter que chegar um novo jogador. Na minha opinião, o acerto na contração do mesmo será preponderante para o nosso sucesso. Os entendidos dizem que neste desporto, os grandes jogadores acertam os seus contratos no máximo dos máximos até maio. Isto leva-me a concluir que: ou o Sporting tem um trunfo na manga e esse jogador já estará assegurado ou então iremos ter mais uma época com inúmeros problemas nesta posição.

Acrescentar ainda algo que considero importante. O Sporting para a posição de lateral esquerdo tem 4 jogadores de grande qualidade: Frankis Carol, Edimilson Araújo, Pedro Valdés, Gonçalo Vieira e ainda um jovem da formação a quem eu auguro um enormíssimo futuro, o Salvador Salvador. Por outro lado, a lateral direito o Sporting não tem sequer um jogador de raiz. É provável que um dos acima referidos vá derivar para a lateral direita, mas mesmo assim continuo sem entender esta assimetria.

Caros tasqueiros, a prosa já vai longa, mas deixei o melhor para o fim. Thierry Anti é, até ao momento, A CONTRATAÇÃO. Proveniente do Nantes, é reconhecido por todos como um dos grandes técnicos do andebol mundial e tal como o próprio referiu “É para dar espetáculo!”. E que assim seja Monsieur!

Andebol

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Ventus109
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]