Com o teste mais complicado, veio o melhor jogo da época. Em terras de Tio Sam, frente a um Liverpool quase sempre superior e com um ritmo bem mais forte tendo em conta que ambas as equipas entram em competição sensivelmente ao mesmo tempo, o Sporting fez pela vida.

Keizer mexeu no 4-3-3, transformando-o num 4-4-2 onde Vietto teve oportunidade de surgir mais junto ao ponta de lança, Luiz Phellype e Bruno Fernandes desenhou quase todos os seus movimentos a partir da esquerda. E foi daí, numa diagonal, que logo aos 5 minutos saiu uma bomba para frango de Mignolet.

O Liverpool não tardou a reagir e acabaria por chegar ao intervalo a vencer por 1-2, com o segundo golo a nascer de mais um erro de Ilori, cada vez mais um caso de estudo no porquê de fazer parte do plantel. Pelo meio, o mesmo Ilori podia ter marcado, Wendel atirou uma bola ao poste e Vietto, jogando na posição que é a sua, mostrou diversos pormenores de classe, embora falhando o empate mesmo à beira do intervalo.

No segundo tempo a toada manteve-se, com o Sporting a parecer confortável no seu papel expectante, de linhas mais juntas e compactas, no fundo a receita que lhe valeu conquistar duas taças na época passada. E chegou ao empate quando passavam dez minutos do recomeço, numa bela jogada que terminou em assistência de Bruno Fernandes para Wendel.

Van Dijk acertou na trave, Raphinha permitiu que Mignolet se redimisse com bela defesa e numa partida com ritmo acelerado e correrias de um lado e de outro, os Sportinguistas viram Wendel agarrar o jogo pelo fundilhos, Doumbia serenar e encontrar o seu espaço na posição seis, Thierry Correia gritar “presente!” à esquerda e à direita da defesa, Jovane voltar a entrar e a agitar, Plata chegar sem vergonha e pregar uma cueca ao trauliteiro Milner e Eduardo Quaresma ocupar o lugar ao lado de Coates e deixar sinais muito prometedores.

O Sporting 2019/20 continua sem vencer, mas fez claramente a sua melhor partida. Resta um teste, frente ao Valência, antes de defrontar o benfica, na Supertaça, mas, mesmo com mais um empate, existiram sinais que permitem ver o céu com menos nuvens.